You are currently viewing Matemática – Perímetro – D12

Matemática – Perímetro – D12

Esta proposta de atividade de Matemática tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN 10) – Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas


Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAFs6QD4wQ8/oL4vj2Z-VPDLdoNxhPNb2g/edit?utm_content=DAFs6QD4wQ8&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> último acesso em 03 de outubro de 2023.

O cálculo do perímetro é uma habilidade importante em muitas áreas, desde a construção de edifícios até a criação de espaços funcionais e esteticamente agradáveis. Os antigos egípcios usaram esses conceitos para medir terras, e hoje, nós os aplicamos em nossa vida cotidiana.

O termo “perímetro” refere-se à medida do contorno de uma figura geométrica plana, ou seja, a soma dos comprimentos de todos os lados que compõem essa figura. Neste texto, vamos explorar o significado do perímetro, suas aplicações e como calcular o perímetro de várias formas geométricas comuns. 

O cálculo do perímetro é utilizado para determinar o tamanho da cerca necessária para cercar uma área, o comprimento total dos contornos de uma figura ou até mesmo a distância percorrida ao redor de um objeto.

Contexto histórico:

Para entender completamente o conceito de perímetro, é interessante olharmos para suas raízes históricas. Os antigos egípcios, por exemplo, já usavam o cálculo do perímetro há milhares de anos. Em um ambiente onde não havia dispositivos de medição modernos, eles precisavam medir campos agrícolas e demarcar terras com precisão para fins de impostos e propriedade. Usavam métodos engenhosos, como esticar cordas ao redor dos terrenos e contar os passos, para determinar os perímetros. Além disso, ao construir as famosas pirâmides, os egípcios também aplicaram o cálculo de perímetro para garantir que as bases das pirâmides fossem perfeitamente simétricas.

Cálculo do perímetro:

Para calcular o perímetro, devemos somar os comprimentos de todos os lados que cercam uma figura geométrica. Esta medida é expressa em unidades de comprimento, centímetros e metros, por exemplo.

Perímetro do quadrado:

O quadrado é uma figura com quatro lados de igual comprimento. Portanto, para calcular seu perímetro, podemos multiplicar o comprimento do lado por 4. Se o lado de um quadrado mede “L”, então seu perímetro é dado por: P = 4L.

Perímetro do Retângulo: 

O retângulo possui quatro lados, sendo dois pares de lados opostos de igual comprimento. Para calcular o perímetro, podemos multiplicar o valor do comprimento por dois e o valor da largura também por dois, e então somar os resultados.  Ou seja, podemos fazer P = 2x + 2y, onde “x” é o comprimento e “y” é a largura.

Exemplo:

Um paisagista está projetando um jardim retangular para um cliente. O cliente quer cercar o jardim com uma cerca decorativa. As dimensões do jardim são as seguintes: comprimento = 8 metros e largura = 5 metros. Quanto de cerca será necessário para cercar todo o jardim?

Resolução:

Para calcular o perímetro do jardim, podemos multiplicar as dimensões do jardim por 2 e depois somar os resultados:

Perímetro = 2 . 8 + 2 . 5

Perímetro = 16 + 10

Perímetro = 26 metros

Resposta: Será necessário 26 metros de cerca.

Podemos concluir que o cálculo do perímetro, é muito simples de realizar,  basta realizar a soma dos comprimentos de todos os lados que compõem uma figura geométrica plana. 

Porém, apesar de simples, pode ser usado em diversas situações cotidianas, como calcular a medida da cerca que está ao redor de um jardim, é o comprimento total de uma pista de corrida, é o contorno de um terreno irregular e até mesmo a quantidade de rodapé necessária para cobrir as paredes de uma sala. 

Portanto, ao entender o que é o perímetro e como usá-lo, também aprendemos como lidar com o espaço à nossa volta.


Assista à videoaula da professora Priscilla Nascimento com essa temática:

Portal Conexão Escola – Videoaula 1 – Matemática – D12 – Perímetro – 9º Ano – Disponível em: <https://youtu.be/4JYIXk1_gOk> Acesso em: 29, set. 2023

Responda às questões a seguir:

QUESTÃO 1

Um agrimensor estava encarregado de medir o perímetro de um terreno irregular. Ele dividiu o terreno em quatro lados, medindo os comprimentos obteve os seguintes resultados: 40 metros, 25 metros, 35 metros e 30 metros. Qual é o perímetro total desse terreno?

QUESTÃO 2

Uma empresa está organizando uma corrida em uma pista retangular. A pista tem 100 metros de comprimento e 50 metros de largura. Qual é o perímetro total da pista de corrida?

QUESTÃO 3

Alice vai instalar um novo piso na sua sala que tem formato retangular. A sala tem 6 metros de comprimento e 4 metros de largura. Quanto de rodapé ela precisará para cobrir todo o perímetro da sala?

(A) 10 metros

(B) 20 metros

(C) 18 metros

(D) 28 metros

QUESTÃO 4

Júlio vai cercar um espaço quadrado do seu quintal para fazer uma horta. Ele pretende colocar 5 voltas de arame ao redor de toda a horta. Cada lado do jardim mede 3 metros. Quantos metros de arame  ele precisará?

(A) 12 metros

(B) 9 metros

(C) 45 metros

(D) 60 metros

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Descritor:D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas
Habilidades:(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes. 
(EF06MA29) Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2023. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2023.