Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Partes iguais (metade, terça, quarta, quinta e décima)
Você já percebeu que muitas vezes precisamos dividir coisas de forma justa? Para isso, usamos ideias como metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte. Essas palavras ajudam a explicar como algo inteiro pode ser dividido em partes iguais.
Quando dividimos algo em duas partes iguais, cada parte é chamada de metade. Por exemplo: imagine um tempo de aula dividido em duas partes iguais. Cada parte representa metade do tempo total.
Se dividirmos algo em três partes iguais, temos a terça parte. Pense em um trajeto que você faz para ir à escola, dividido em três partes do mesmo tamanho. Cada trecho corresponde a uma terça parte do caminho.
Quando algo é dividido em quatro partes iguais, cada parte é uma quarta parte. Um exemplo comum é um dia, que pode ser organizado em quatro períodos iguais. Cada período é uma quarta parte do dia.
Agora, se dividirmos em cinco partes iguais, temos a quinta parte. Imagine um jogo com cinco fases iguais. Cada fase representa uma quinta parte do jogo completo.
Quando dividimos um inteiro em dez partes iguais, cada uma é chamada de décima parte. Isso acontece, por exemplo, quando dividimos uma tarefa em dez etapas iguais. Cada etapa é uma décima parte da tarefa.
Essas divisões aparecem em muitos momentos: no tempo, nos jogos, nas tarefas, nos caminhos e nas atividades da escola. Entender as partes iguais ajuda a organizar melhor o que fazemos e a compartilhar de forma justa.
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Um tempo total foi dividido em 4 partes iguais. Cada parte é a
(A) metade.
(B) terça parte.
(C) quarta parte.
(D) quinta parte.
QUESTÃO 2
Um caminho foi dividido em 2 partes iguais. Cada parte representa
(A) uma terça parte.
(B) uma metade.
(C) uma quinta parte.
(D) uma décima parte.
QUESTÃO 3
Desenhe um retângulo e pinte apenas uma metade dele.
QUESTÃO 4
Um relógio foi dividido em 4 partes iguais para organizar o tempo de uma atividade. Cada parte corresponde a:
( ) Uma metade
( ) Uma terça parte
( ) Uma quarta parte
( ) Uma quinta parte
QUESTÃO 5
Desenhe um retângulo grande no seu caderno e divida-o em 10 partes iguais.
Pinte apenas 1 parte de vermelho.
Essa parte pintada representa uma décima parte do retângulo.
Agora responda:
Quantas partes iguais formam o retângulo inteiro? _________________________
Quantas partes representam uma décima parte? ___________________________
Se você pintar 5 partes, que parte do retângulo estará colorida? _______________
QUESTÃO 6
Desenhe uma pizza em forma de círculo no seu caderno.
Agora, divida a pizza em 5 partes iguais, traçando linhas do centro até a borda.
Pinte apenas 1 fatia de amarelo.
Essa fatia pintada representa uma quinta parte da pizza.
Agora responda:
Quantas partes iguais formam a pizza inteira? ___________________________
Quantas partes representam uma quinta parte? ____________________________
Se você pintar 2 fatias, que parte da pizza estará pintada? ___________________
Quantas fatias faltam para completar a pizza inteira? _______________________
Pinte as outras 4 partes com cores diferentes e observe: todas juntas formam o todo.
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Significados de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte, oitava parte, décima parte, dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo. |
| Descritor(es) SAEB: | — |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA09-B) Utilizar os significados de metade, terça, quarta, quinta e décima partes em situações diversas. |
| Referências: | CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 15, dez. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 15, dez. 2025. OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 15, dez. 2025. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |
