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Matemática – Partes iguais (metade, terça, quarta, quinta e décima)

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Partes iguais (metade, terça, quarta, quinta e décima)

Você já percebeu que muitas vezes precisamos dividir coisas de forma justa? Para isso, usamos ideias como metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte. Essas palavras ajudam a explicar como algo inteiro pode ser dividido em partes iguais.

Quando dividimos algo em duas partes iguais, cada parte é chamada de metade. Por exemplo: imagine um tempo de aula dividido em duas partes iguais. Cada parte representa metade do tempo total.

Se dividirmos algo em três partes iguais, temos a terça parte. Pense em um trajeto que você faz para ir à escola, dividido em três partes do mesmo tamanho. Cada trecho corresponde a uma terça parte do caminho.

Quando algo é dividido em quatro partes iguais, cada parte é uma quarta parte. Um exemplo comum é um dia, que pode ser organizado em quatro períodos iguais. Cada período é uma quarta parte do dia.

Agora, se dividirmos em cinco partes iguais, temos a quinta parte. Imagine um jogo com cinco fases iguais. Cada fase representa uma quinta parte do jogo completo.

Quando dividimos um inteiro em dez partes iguais, cada uma é chamada de décima parte. Isso acontece, por exemplo, quando dividimos uma tarefa em dez etapas iguais. Cada etapa é uma décima parte da tarefa.

Essas divisões aparecem em muitos momentos: no tempo, nos jogos, nas tarefas, nos caminhos e nas atividades da escola. Entender as partes iguais ajuda a organizar melhor o que fazemos e a compartilhar de forma justa.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Partes iguais (metade, terça, quarta, quinta e décima) – 3º ano – Anos Iniciais – Canal Estúdio Conexão Escola e Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/_AJdMxCiiGk>. Acesso em: 16, dez. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Um tempo total foi dividido em 4 partes iguais. Cada parte é a

(A) metade.

(B) terça parte.

(C) quarta parte.

(D) quinta parte.

QUESTÃO 2

Um caminho foi dividido em 2 partes iguais. Cada parte representa

(A) uma terça parte.

(B) uma metade.

(C) uma quinta parte.

(D) uma décima parte.

QUESTÃO 3

Desenhe um retângulo e pinte apenas uma metade dele.

QUESTÃO 4

Um relógio foi dividido em 4 partes iguais para organizar o tempo de uma atividade. Cada parte corresponde a:

(    ) Uma metade

(    ) Uma terça parte

(    ) Uma quarta parte

(    ) Uma quinta parte

QUESTÃO 5

Desenhe um retângulo grande no seu caderno e divida-o em 10 partes iguais.

Pinte apenas 1 parte de vermelho.

Essa parte pintada representa uma décima parte do retângulo.


Agora responda:

Quantas partes iguais formam o retângulo inteiro? _________________________

Quantas partes representam uma décima parte? ___________________________

Se você pintar 5 partes, que parte do retângulo estará colorida? _______________

QUESTÃO 6

Desenhe uma pizza em forma de círculo no seu caderno.

Agora, divida a pizza em 5 partes iguais, traçando linhas do centro até a borda.

Pinte apenas 1 fatia de amarelo.

Essa fatia pintada representa uma quinta parte da pizza.


Agora responda:

Quantas partes iguais formam a pizza inteira? ___________________________

Quantas partes representam uma quinta parte? ____________________________

Se você pintar 2 fatias, que parte da pizza estará pintada? ___________________

Quantas fatias faltam para completar a pizza inteira? _______________________

Pinte as outras 4 partes com cores diferentes e observe: todas juntas formam o todo.


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Significados de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte, oitava parte, décima parte, dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA09-B) Utilizar os significados de metade, terça, quarta, quinta e décima partes em situações diversas.
Referências:CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 15, dez. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 15, dez. 2025.  

OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 15, dez. 2025.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.