ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PAR E ÍMPAR
UM NÚMERO É PAR QUANDO PODE SER DIVIDIDO EM DUAS PARTES IGUAIS, SEM DEIXAR RESTO.
TODO NÚMERO PAR TERMINA COM UM DOS SEGUINTES NÚMEROS:
UM NÚMERO É ÍMPAR QUANDO, AO SER DIVIDIDO EM DUAS PARTE, DEIXA RESTO IGUAL A UM.
TODO NÚMERO ÍMPAR TERMINA COM UM DOS SEGUINTES NÚMEROS:
QUANDO JUNTAMOS O CONJUNTO DOS NÚMEROS ÍMPARES COM O CONJUNTO DOS NÚMEROS PARES, FORMAMOS O CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS:
QUESTÃO 1
SEPARE OS ELEMENTOS EM DOIS CONJUNTOS. DEPOIS ESCREVA A QUANTIDADE DE ELEMENTOS E PINTE PARA IDENTIFICAR O NÚMERO EM PAR OU ÍMPAR.
QUESTÃO 2
FAÇA AS ADIÇÕES MENTALMENTE E MARQUE SE O RESULTADO QUE VOCÊ ENCONTROU É PAR OU ÍMPAR:
QUESTÃO 3
OBSERVE A IMAGEM:
NO ROSTO, É CORRETO DIZER QUE OS SEGUINTES ‘ELEMENTOS’ FORMAM PARES:
A) CABELO E SOBRANCELHAS
B) BOCA E NARIZ
C) ORELHAS, OLHOS E SOBRANCELHAS
D) NENHUM DELES
QUESTÃO 4
OBSERVE AS SEGUINTES FORMAS GEOMÉTRICAS:
PENSANDO NA QUANTIDADE DE LADOS DE CADA UMA DAS FORMAS COMO PAR OU ÍMPAR, PODEMOS DIZER QUE A SEQUÊNCIA CERTA É
A) ÍMPAR, PAR, PAR, ÍMPAR
B) ÍMPAR, ÍMPAR, PAR, PAR
C) PAR, PAR, ÍMPAR, ÍMPAR
D) PAR, ÍMPAR, PAR, ÍMPAR
SAIBA MAIS
OS NÚMEROS TEM UMA HISTÓRIA BASTANTE ANTIGA E INTERESSANTE. VOCÊ SABIA QUE INICIALMENTE ERAM REPRESENTADOS POR SÍMBOLOS SIMPLES, COMO TRAÇOS OU PEDRAS? QUE TAL ASSISTIR NOSSO VÍDEO PARA AMPLIAR AINDA MAIS OS SEUS CONHECIMENTOS ?
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (GO-EF02MA24) Reconhecer números pares e ímpares em sequências numéricas diversas.(EF01MA03-B) Estabelecer correspondência um a um entre quantidades (pares ou ímpares) e objetos (em torno de 20 elementos), pareando um elemento de um conjunto com o elemento de outro conjunto), relacionando com a história do surgimento dos números naturais. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 1º Bimestre 2023- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. |