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Fonte: Acervo NEC - produzido em canva.com

MATEMÁTICA – Números Inteiros: o conjunto Z

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Os Números Inteiros

Os números fazem parte do nosso cotidiano e têm várias finalidades: registrar quantidades, marcar o tempo, indicar medidas, definir a ordem ou posição de algo em uma sequência. O estudo dos números é organizado em conjuntos numéricos. O primeiro que estudamos é o conjunto dos números naturais que abrange todos os números inteiros e positivos, além do zero. 

Durante muito tempo da nossa história, os números positivos foram suficientes para as necessidades cotidianas das sociedades da época. Porém, com o desenvolvimento do comércio, surgiu a necessidade de registrar os prejuízos, dívidas. Então, como registrar quantidades menores que zero? 

Como resposta para essa questão, surgiram os números negativos e, portanto, um novo conjunto de numérico: o conjunto dos números inteiros  que é indicado pela letra Z (do alemão Zahlen, que significa “números”). Mas, o que são os números inteiros?

Os números inteiros são aqueles que representam quantidades completas, ou seja, sem valores decimais. No conjunto dos números inteiros estão todos os números naturais e também, os números inteiros e negativos. 

Os inteiros na reta numérica

O conjunto dos números inteiros pode ser representado na reta numérica. Isto facilita compreender como estão organizados e ordenados. No centro da reta está o zero, que é considerado a origem da contagem dos números. A reta numérica é infinita nos dois sentidos: para a direita, onde estão os inteiros positivos; para a esquerda, onde estão os inteiros negativos. 

Cada número possui um antecessor e um sucessor. Além disso, para cada número positivo existe um simétrico negativo, que está à mesma distância do zero, mas no lado oposto da reta.

  • -3 é antecessor de -2, logo -3 < -2 (menor que);
  • -1 é sucessor de -2, logo – 1 > -2 (maior que);
  • 4 é antecessor de 5, logo 4 < 5 (menor que);
  • 7 é sucessor de 6, logo 7 > 6 (maior que). 
  • -3 e 3 são simétricos. 

Operações com números inteiros

Os números inteiros são usados nas quatro operações fundamentais da Matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão. Para cada uma das operações há regras específicas, principalmente quando envolvem sinais diferentes.

1. Adição:

Se os números tiverem o mesmo sinal, somamos os valores e mantemos o sinal. Veja os exemplos:

  • 7 + 5 = 12
  • (-4) + (-3) = -7

Se os números tiverem sinais diferentes, subtrai os valores e mantém o sinal do número de maior valor absoluto. Exemplos

  • (-8) + 5 = -3
  • 4 + (-2) = 2

Subtração:

Subtrair é o mesmo que somar o oposto do número.

  • 4 – 7 = 4 + (-7) = -3
  • (-5) – 2 = (-5) + (-2) = -7

Multiplicação e divisão: efetua a operação normalmente (multiplicação / divisão), mas atente-se para os sinais dos números envolvidos.

  • Se os sinais são iguais, o resultado é positivo.
    • (-4) × (-3) = 12
    • (-8) ÷ (-2) = 4
  • Se os sinais são diferentes, o resultado é negativo.
    • (-6) ÷ 2 = -3
    • 12 ÷ (-3) = -4

Para compreender melhor o conceito de número inteiro, assista à videoaula do canal Estúdio Conexão Escola, Conjunto dos Números Inteiros, da professora Cristiane Souza, apresentada a seguir.

Fonte: Conjunto dos Números Inteiros – professora Cristiane Souza – Canal Estúdio Conexão Escola.

Agora, utilize os conceitos estudados para resolver a lista de atividades a seguir.

QUESTÃO 1

Observe a reta numérica representada a seguir. As letras do alfabeto foram colocadas no lugar de alguns números inteiros.

Seguindo a ordem alfabética (A, B, C, D, E), descubra qual número inteiro cada letra representa.

QUESTÃO 2

O número que está entre -7 e -5 é

(A) -3.

(B) -4.

(C) -6.

(D) -8.

QUESTÃO 3

Mariana está planejando sua viagem de férias. Para se preparar, ela consultou a previsão do tempo para a região que pretende visitar e encontrou os seguintes dados

Fonte: Acervo NEC, produzido no canva.com

Com base nessas informações, responda

A) Em que dia da semana está prevista a menor temperatura?

B) Em que dia da semana está prevista a maior temperatura?

C) Qual é a variação da temperatura na quarta?

Obs.: variação da temperatura é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima do dia.

QUESTÃO 4

Na conta bancária, os valores de débito são subtraídos do saldo disponível. Se o débito for maior que o saldo, o resultado será um número negativo.

Carmen tinha R$236,85 em sua conta no banco. Hoje vence a fatura do cartão de crédito, no valor de R$303,00, que será debitada automaticamente.

Calcule o novo saldo da conta de Carmen após o pagamento dessa fatura?

QUESTÃO 5

Observe a operação (-7) x (___) = 42. 

O número que completa corretamente esta operação é

(A) -6.

(B) -5.

(C) 5.

(D) 6.

QUESTÃO 6

Nos jogos internos da escola, a cada vitória, a equipe ganha 5 pontos e, a cada derrota, perde 3 pontos. 

Durante as competições, a equipe do 7º ano ganhou 2 jogos e sofreu 3 derrotas. Calcule o saldo de pontos da equipe do 7º ano ao final da competição?

QUESTÃO 7

A divisão (144) : (-3) tem como resposta

(A) um número positivo.

(B) um número negativo.

(C) um número decimal.

(D) zero. 

QUESTÃO 8

Resolva a expressão (-2)² + {[4 x (-9)] : (-6)}.


AutoriaCristiane Soares de Souza
FormaçãoMatemática – Licenciatura
Componente CurricularMatemática
Habilidade(s)(EF07MA03 – C) Ler, escrever, comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico e associá-los a pontos da reta numérica. 
(EF07MA04 – A) Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam operações com números inteiros.
Objeto(s) de aprendizagemOs números inteiros: o conjunto Z, comparação e ordenação de números inteiros, representação na reta numérica, operações com inteiros (adição, subtração, multiplicação e divisão).
DescritorD18 – Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
Referência(s)FREITAS, Ana Júlia. FRANÇA, Jocelmo de Morais. Desafios e descobertas no ensino de números inteiros: uma reflexão a partir da residência pedagógica no 7º ano. Revista Humanidades & Tecnologia, vol 53, out a dez 2024, Faculdade Noroeste de Minas. URL file:///C:/Users/m448850/Downloads/5240-17372-1-PB.pdf, acessado em 28/06/2025.

GAY, Mara Regina Garcia. SILVA, Willian Raphael. Araribá mais: Matemática, 7º ano, 1ª edição. São Paulo, Editora Moderna, 2018.