ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OLÁ CRIANÇA! HOJE VAMOS DESCOBRIR COMO OS NÚMEROS ESTÃO EM TODA PARTE AO NOSSO REDOR. VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE OS NÚMEROS NOS AJUDAM A ENTENDER O MUNDO?
VAMOS COMEÇAR FALANDO SOBRE DOCUMENTOS PESSOAIS, COMO NOSSAS CERTIDÕES DE NASCIMENTO E NOSSOS RGS., TÍTULO DE ELEITOR, CARTEIRA DE HABILITAÇÃO…
NELES, ENCONTRAMOS NÚMEROS ÚNICOS QUE NOS IDENTIFICAM, COMO O NOSSO NÚMERO DE REGISTRO.
ESSE NÚMERO É COMO UM CÓDIGO ESPECIAL QUE DIZ QUEM SOMOS E NOS AJUDA EM MUITAS SITUAÇÕES IMPORTANTES.
SUGESTÃO DE LEITURA
NESTA ADAPTAÇÃO DE UMA ANTIGA PARLENDA, UMA CONTAGEM REGRESSIVA FAZ OS SACIS SUMIREM CADA UM DE UM JEITO.
A CADA PÁGINA, O NÚMERO DE SACIS É REPRESENTADO COM A MESMA QUANTIDADE DE UM ANIMAL ESCOLHIDO. POR EXEMPLO, QUANDO SOBRAM SETE SACIS, HÁ TAMBÉM SETE JOANINHAS. A CUCA APARECE EM TODAS AS CENAS, DEIXANDO O LEITOR EM DÚVIDA SOBRE A SUA PARTICIPAÇÃO NO SUMIÇO DOS SACIS.
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES
QUESTÃO 1
VAMOS COMPLETAR A SEQUÊNCIA NUMÉRICA COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO?
0 | 3 | |||
11 | 14 | |||
17 | ||||
20 |
QUESTÃO 2
VAMOS CONTAR?
QUESTÃO 3
VAMOS ESCREVER A SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 10 A 0.
10 | 0 |
QUESTÃO 4
OBSERVE A PLACA ABAIXO. QUAIS OS NÚMEROS QUE APARECEM NELA?
(A) D – O – K – A
(B) 2 – A – 2 – 0
(C) 2 – 2 – 0
(D) K – 2 – A
QUESTÃO 5
VOCÊ SABE ME DIZER QUAL É O ÚLTIMO NÚMERO QUE APARECE NO CÓDIGO DE BARRAS ABAIXO?
Fonte: Acervo pessoal
(A) 5
(B) 1
(C) 8
(D) 2
QUESTÃO 6
ESCREVA OS LUGARES DO SEU DIA A DIA QUE VOCÊ ENCONTRA OS NUMERAIS:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: | MATEMÁTICA |
HABILIDADE | (EF01MA01-B) RECONHECER SITUAÇÕES QUE OS NÚMEROS SÃO UTILIZADOS COMO CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO EM DOCUMENTOS PESSOAIS, CÓDIGOS PRESENTES EM CONTAS DE ÁGUA OU LUZ, CÓDIGO DE BARRAS PRESENTES EM EMBALAGENS, NÚMEROS QUE INDIQUEM LOCALIZAÇÃO, ENDEREÇOS. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE:CANVA.COMBELINKY, Tatiana. Dez sacizinhos. São Paulo: Paulus, 1998. |