You are currently viewing MATEMÁTICA – OS NÚMEROS ESTÃO EM TODA PARTE
Matemática Pagar Dígitos - Imagens grátis no Pixabay

MATEMÁTICA – OS NÚMEROS ESTÃO EM TODA PARTE

ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC/GO – AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

JÁ VIMOS QUE A PRINCIPAL FUNÇÃO DOS NÚMEROS É A DE QUANTIFICAR AS COISAS. OU SEJA, CONTAR O QUE FOR NECESSÁRIO À MEDIDA QUE AS ATIVIDADES QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS EXIGEM ISSO.

POR MEIO DOS NÚMEROS, VOCÊ PODERÁ SABER QUANTAS MANGAS HÁ DENTRO DO CESTO OU QUANTAS PESSOAS MORAM EM UMA CASA, VALOR DE ALGO QUE VAMOS COMPRAR, A PLACA DE UM CARRO, O HORÁRIO DE UMA FESTA, O DIA DO MÊS, O ANO QUE ESTAMOS E TANTAS OUTRAS COISAS…


VAMOS ASSISTIR A VIDEOAULA E APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE A PRESENÇA DOS NÚMEROS NO NOSSO DIA A DIA.

Canal Portal Conexão Escola “1º ano – Matemática – Aprender Sempre – 1ºBi – Videoaula 3”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bUOd3yWO6uI>. Acesso em 31 mar 2022.

VAMOS FAZER AS ATIVIDADES PROPOSTAS?

QUESTÃO 1

QUE LEGAL! VAMOS RELER A PARLENDA NUMÉRICA ABAIXO E, DEPOIS, ESCREVA A QUANTIDADE DE OVOS NA ORDEM DECRESCENTE. 

A GALINHA DO VIZINHO, 

BOTA OVO AMARELINHO, 

BOTA 1, 

BOTA 2, 

BOTA 3, 

BOTA 4, 

BOTA 5, 

BOTA 6,

BOTA 7, 

BOTA 8, 

BOTA 9 

E BOTA 10

107
4

QUESTÃO 2

QUE TAL ESCREVER OS NUMERAIS EM ORDEM CRESCENTE AGORA?

REMA, REMA, REMADOR,

QUANTAS VEZES JÁ REMOU?

REMA 1, 

REMA 2, 

REMA 3,

REMA 4, 

REMA 5, 

REMA 6,

REMA 7, 

REMA 8, 

REMA 9,

REMA 10.

1
7

Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1o-ano/


Componente CurricularMatemática
Habilidade(EF01MA01-A) Reconhecer a utilização de números no seu contexto diário, representado por imagens ou não, como indicador de quantidade, em problemas de contagem de objetos do cotidiano, quantos tem ou onde há mais, ordem do 1° ao 10°, em brincadeiras de tradição e situações cotidianas, como tabelas de campeonatos esportivos e código, como números utilizados em contas, RG, CPF, título de leitor, código de barras, utilizando a expressão oral.
(EF01MA03-A) Estimar e comparar quantidades identificando a que tem mais e a que tem menos, em torno de 20 elementos, em situações problematizadoras, como pontos marcados por jogadores em campeonato, usando termos a mais, a menos, igual, diferente.
Referências GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1o. Bimestre; Goiânia, 2022.
GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
STEVENS, Janet. Em cima, embaixo. São Paulo: Ática, 2005.  
IMAGENS RETIRADAS DO SITE:
HTTPS://BR.FREEPIK.COM/
HTTPS://PIXABAY.COM/PT/
CANVA