ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Organização de rotinas
Organizar uma rotina é como fazer um plano para o seu dia. É uma maneira de pensar nas coisas que você precisa fazer e encontrar um horário para cada uma delas.
Primeiro, pense nas atividades importantes que você precisa fazer todos os dias, como ir para a escola, fazer a lição de casa, comer, brincar e tomar banho. Faça uma lista dessas atividades.
Em seguida, pense em quanto tempo cada atividade leva. Por exemplo, a lição de casa pode levar cerca de 30 minutos, o banho pode levar 15 minutos, o tempo de brincadeira pode ser de uma hora, e assim por diante.
Agora, você pode criar um horário ou uma tabela para organizar suas atividades. Coloque os horários em que você normalmente acorda e vai para a cama no topo da tabela. Em seguida, preencha os espaços com as atividades do seu dia. Por exemplo, depois de acordar, você pode ter um horário para tomar café da manhã e se arrumar para a escola. Depois da escola, você pode ter um tempo para fazer a lição de casa, e assim por diante.
Lembre-se de incluir tempo para as coisas que você gosta de fazer, como brincar ou assistir TV. Ter tempo para se divertir é importante também!
Quando estiver seguindo sua rotina, tente cumprir os horários que você estabeleceu para cada atividade. Isso vai te ajudar a se manter organizado e a garantir que você tem tempo suficiente para fazer todas as coisas importantes.
É importante lembrar que a rotina pode ser ajustada e adaptada de acordo com as necessidades. Às vezes, coisas inesperadas acontecem e precisamos mudar nossos planos. Isso é normal! O importante é ter uma base organizada para te guiar ao longo do dia.
Então, organizar uma rotina é como fazer um plano para o seu dia, colocando cada atividade em seu lugar e garantindo que você tenha tempo suficiente para tudo. Isso te ajuda a se sentir mais organizado e a ter um dia mais tranquilo e divertido!
QUESTÃO 1
Como você pode criar uma rotina organizada?
a) Fazendo as coisas sem um planejamento.
b) Ignorando as atividades importantes.
c) Pensando nas tarefas que você precisa fazer e definindo horários para cada uma delas.
d) Deixando tudo para a última hora.
QUESTÃO 2
Qual é a principal diferença entre o sistema de 24 horas e o sistema de 12 horas?
QUESTÃO 3
Preencha a lacuna com a opção correta:
Uma rotina organizada ajuda a evitar _____________ e atrasos.
a) diversão
b) esquecimentos
c) mudanças
d) horários
QUESTÃO 4
Usando o sistema de 24 horas, escreva nos relógios digitais abaixo as horas que se pedem:
a) Uma hora da tarde.
b) Cinco horas da tarde.
c) Nove horas da noite.
d) Meia noite.
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF03MA22-B) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógio, analógico e digital, para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração. (EF03MA23-A) Confeccionar relógio analógico e marcar situações de sala de aula, organização de rotinas, início e final de uma atividade durante a aula, entre outros. (EF03MA23-B) Reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos: 1h = 60 min, 1min = 60s, um dia = 24h. Exemplo: confecção de relógio analógico. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 2º Bimestre 2023- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. |