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Matemática – Operações Inversas

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Operações Inversas

Na Matemática, algumas operações têm o poder de “desfazer” o que a outra fez. Chamamos isso de operações inversas.

Adição e Subtração são operações inversas.

Se juntamos dois números com a adição, podemos desfazer essa junção com a subtração.

Por exemplo:

Se 27+13=40, então:

40−13=27

40−27=13

Multiplicação e Divisão também são operações inversas.

Se multiplicamos dois números, podemos “separá-los” com a divisão.

Por exemplo:

Se 5×6=30, então:

30÷6=5

30÷5=6

Quando entendemos essas relações, conseguimos resolver contas de cabeça com mais facilidade, montar estratégias e até checar se o resultado está correto!

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Operações Inversas – 4º ano – Anos Iniciais – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia/GO – Disponível em: <https://youtu.be/FVrHF5eArIs>. Acesso em: 29, mai. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Se 12 + 8 = 20, então podemos concluir que

(A) 20 − 8 = 11.

(B) 20 − 12 = 8.

(C) 12 − 20 = 8.

(D) 8 − 20 = 12.

QUESTÃO 2

Se 6 × 4 = 24, então também é correto dizer que

(A) 24 ÷ 6 = 8.

(B) 24 ÷ 4 = 6.

(C) 4 ÷ 24 = 6.

(D) 6 ÷ 24 = 4.

QUESTÃO 3

Complete as frases com a respostas corretas:

a) Se 35 − 14 = 21, então: _____ + 14 = 35

    b) Se 50 − 15 = 35, então: _____ + 15 = 50

      c) Se 18 − 6 = 12, então: _____ + 6 = 18

      d) Se 150 − 50 = 100, então: _____ + 50 = 150

        QUESTÃO 4

        Lucas aprendeu que a multiplicação e a divisão são operações inversas. Na aula de matemática, ele resolveu a multiplicação:

        6 × 4 = 24

        Explique qual é a operação inversa dessa multiplicação e por que ela é considerada o oposto. Escreva a conta da operação inversa e explique com suas palavras.

        QUESTÃO 5

        Ana ganhou 36 lápis de cor. 

        Ela resolveu organizar os lápis em caixas, colocando 6 lápis em cada caixa. Ela descobriu quantas caixas usou fazendo uma divisão.

        Agora pense:

        Se Ana usou a divisão para descobrir quantas caixas precisava, qual operação ela poderia usar para conferir se o resultado está certo?

        Escreva a operação inversa da conta de Ana e explique com suas palavras por que essa conta comprova o resultado.

        QUESTÃO 6

        Observe os pares de contas abaixo. Para cada par, pinte de verde os que representam operações inversas (multiplicação e divisão que se relacionam corretamente).

        Se o par não for inverso, pinte de vermelho.

        Pares de contas:

        8 × 4 = 32   32 ÷ 4 = 8

        6 × 3 = 18   18 ÷ 6 = 4

        5 × 7 = 35   35 ÷ 7 = 5

        9 × 2 = 18   18 ÷ 3 = 6

        4 × 6 = 24   24 ÷ 4 = 6

        7 × 8 = 56   56 ÷ 8 = 7

        QUESTÃO 7

        João foi ao mercado com R$ 50,00. Ele comprou uma caixa de bombons por 

        R$ 18,00 e uma garrafa de suco por R$ 12,00.

        Ao chegar em casa, ele queria conferir quanto dinheiro ainda tinha na carteira.

        Ele poderia fazer a subtração para descobrir:

        50 − (18 + 12) = ?

        Mas João decidiu conferir o cálculo usando a operação inversa.

        Como ele poderia fazer isso com a adição? Escreva as contas que João pode usar.


        Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
        Formação:Graduanda em Nutrição.

        Graduada em Jornalismo e Pedagogia.

        Pós-graduada em:
        – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
        – Docência Universitária;
        – Psicopedagogia Institucional e Clínica;
        – Neuropedagogia Aplicada à Educação.
        Componente Curricular:Matemática
        Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais: Propriedades da adição; Propriedades da multiplicação; Características da subtração; Características da divisão, 0?
        Descritor(es) SAEB:
        Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:
        (EF04MA04-A) Reconhecer e registrar por escrito a relação da adição e da subtração como operações inversas. Exemplo: se a + b = c então, c – b = a e c – a = b.

        (EF04MA04-B) Reconhecer e registrar por escrito a relação da multiplicação e da divisão como operações inversas. Exemplo: se a x b = c, com a ≠ 0 e b ≠ 0, então, c ÷ a = b e c ÷ b = a. 

        (EF04MA04-C) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo e cálculo mental.
        Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 28, mai. 2025. 

        CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 28, mai. 2025.

        GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.

        GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.

        GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.
        PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022