Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Operações Inversas
Na Matemática, algumas operações têm o poder de “desfazer” o que a outra fez. Chamamos isso de operações inversas.
Adição e Subtração são operações inversas.
Se juntamos dois números com a adição, podemos desfazer essa junção com a subtração.
Por exemplo:
Se 27+13=40, então:
40−13=27
40−27=13
Multiplicação e Divisão também são operações inversas.
Se multiplicamos dois números, podemos “separá-los” com a divisão.
Por exemplo:
Se 5×6=30, então:
30÷6=5
30÷5=6
Quando entendemos essas relações, conseguimos resolver contas de cabeça com mais facilidade, montar estratégias e até checar se o resultado está correto!
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RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Se 12 + 8 = 20, então podemos concluir que
(A) 20 − 8 = 11.
(B) 20 − 12 = 8.
(C) 12 − 20 = 8.
(D) 8 − 20 = 12.
QUESTÃO 2
Se 6 × 4 = 24, então também é correto dizer que
(A) 24 ÷ 6 = 8.
(B) 24 ÷ 4 = 6.
(C) 4 ÷ 24 = 6.
(D) 6 ÷ 24 = 4.
QUESTÃO 3
Complete as frases com a respostas corretas:
a) Se 35 − 14 = 21, então: _____ + 14 = 35
b) Se 50 − 15 = 35, então: _____ + 15 = 50
c) Se 18 − 6 = 12, então: _____ + 6 = 18
d) Se 150 − 50 = 100, então: _____ + 50 = 150
QUESTÃO 4
Lucas aprendeu que a multiplicação e a divisão são operações inversas. Na aula de matemática, ele resolveu a multiplicação:
6 × 4 = 24
Explique qual é a operação inversa dessa multiplicação e por que ela é considerada o oposto. Escreva a conta da operação inversa e explique com suas palavras.
QUESTÃO 5
Ana ganhou 36 lápis de cor.
Ela resolveu organizar os lápis em caixas, colocando 6 lápis em cada caixa. Ela descobriu quantas caixas usou fazendo uma divisão.
Agora pense:
Se Ana usou a divisão para descobrir quantas caixas precisava, qual operação ela poderia usar para conferir se o resultado está certo?
Escreva a operação inversa da conta de Ana e explique com suas palavras por que essa conta comprova o resultado.

QUESTÃO 6
Observe os pares de contas abaixo. Para cada par, pinte de verde os que representam operações inversas (multiplicação e divisão que se relacionam corretamente).
Se o par não for inverso, pinte de vermelho.
Pares de contas:
8 × 4 = 32 32 ÷ 4 = 8
6 × 3 = 18 18 ÷ 6 = 4
5 × 7 = 35 35 ÷ 7 = 5
9 × 2 = 18 18 ÷ 3 = 6
4 × 6 = 24 24 ÷ 4 = 6
7 × 8 = 56 56 ÷ 8 = 7
QUESTÃO 7
João foi ao mercado com R$ 50,00. Ele comprou uma caixa de bombons por
R$ 18,00 e uma garrafa de suco por R$ 12,00.
Ao chegar em casa, ele queria conferir quanto dinheiro ainda tinha na carteira.
Ele poderia fazer a subtração para descobrir:
50 − (18 + 12) = ?
Mas João decidiu conferir o cálculo usando a operação inversa.
Como ele poderia fazer isso com a adição? Escreva as contas que João pode usar.
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais: Propriedades da adição; Propriedades da multiplicação; Características da subtração; Características da divisão, 0? |
Descritor(es) SAEB: | — |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF04MA04-A) Reconhecer e registrar por escrito a relação da adição e da subtração como operações inversas. Exemplo: se a + b = c então, c – b = a e c – a = b. (EF04MA04-B) Reconhecer e registrar por escrito a relação da multiplicação e da divisão como operações inversas. Exemplo: se a x b = c, com a ≠ 0 e b ≠ 0, então, c ÷ a = b e c ÷ b = a. (EF04MA04-C) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo e cálculo mental. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 28, mai. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 28, mai. 2025. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022 |