You are currently viewing Matemática – Operação –

Matemática – Operação –

Esta proposta de atividade de Matemática tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

OPERAÇÃO

OLÁ ESTUDANTE!

BEM-VINDO A OPERAÇÃO -!

VOCÊ PARTICIPARÁ DE UM DESAFIO! PREPARE-SE PARA PENSAR, CALCULAR E SE DIVERTIR! VOCÊ FOI SELECIONADO PARA A OPERAÇÃO – (MENOS)! SUA MISSÃO: DESCOBRIR QUANTO FALTA, QUANTO FOI EMBORA E QUANTO RESTOU.

ESTÁ PRONTO PARA O DESAFIO?

Disponível em:  <https://chatgpt.com/>.  Acesso em: 07 de abril de 2025.

TENTE DESCOBRIR O RESULTADO :

MISSÃO 1:

EU TINHA 8 BALAS, COMI 3. QUANTAS SOBRARAM?

                                  

      

TIREI 3 DE 8, SOBRARAM 5!

MISSÃO 2:

HAVIA 7 ESPIÕES NA BASE, 2 SAÍRAM PARA UMA MISSÃO. QUANTOS FICARAM?

TIREI 2 DE 7, SOBRARAM 5!

MAS AFINAL… O QUE É SUBTRAÇÃO?

SUBTRAÇÃO É QUANDO TIRAMOS ALGUMA COISA DE UM GRUPO.

SEMPRE QUE VOCÊ TIRA, PERDE, DÁ OU DIMINUI, ESTÁ FAZENDO UMA SUBTRAÇÃO!

A SUBTRAÇÃO SERVE PARA:

  • VER A DIFERENÇA ENTRE DOIS GRUPOS.
  • DESCOBRIR QUANTO SOBROU;
  • SABER QUANTO FOI EMBORA.

ESSE SINAL QUER DIZER QUE ESTAMOS DIMINUINDO OS NÚMEROS.

EXEMPLO:

                                           5 – 2 = 3

LÊ-SE: CINCO MENOS DOIS É IGUAL A TRÊS.

TRAZ A IDEIA DE:

TIRAR ALGO DE UM GRUPO

PERDER, DAR OU DIMINUIR

DESCOBRIR QUANTO SOBROU

VER A DIFERENÇA ENTRE QUANTIDADES

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE: OPERAÇÃO

Disponível em: Canal Estúdio Conexão Escola – Matemática – Operção + – 1° ano

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 1

AJUDE A ESTHER NOS CÁLCULOS:

QUESTÃO 2

EM CADA ITEM, FAÇA RISCOS NAS BOLINHAS PARA CALCULAR AS SUBTRAÇÕES.

QUESTÃO 3

SE GUSTAVO RETIRAR 4 OVOS DA BANDEJA FICARÁ COM

(A) 5 OVOS.

(B) 4 OVOS.

(C) 3 OVOS.

(D) 2 OVOS.

    QUESTÃO 4

    SE GUSTAVO RETIRAR 6 OVOS DA BANDEJA FICARÁ COM

    (A) NENHUM.

    (B) 1 OVO.

    (C) 2 OVOS.

    (D) 3 OVOS.

    As imagens estão disponíveis em:  <https://www.canva.com/>.  Acesso em: 07 de maio de 2025.


    Autoria:Gabriele Leandro Dias
    Formação: Pedagogia
    Componente Curricular:Matemática
    Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Identificar e ler números usados no contexto
    diário.
    Habilidades:(EF01MA01-A) Reconhecer a utilização de números no seu contexto diário, representado por imagens ou não, como indicador de quantidade, em problemas de contagem de objetos do cotidiano, quantos tem ou onde há mais, ordem do 1o ao 10o, em brincadeiras de tradição e situações cotidianas, como tabelas de campeonatos esportivos e código, como números utilizados em contas, RG, CPF, título de leitor, código de barras, utilizando a expressão oral.
    Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br

    Souza, Joamir Roberto de. Entrelaços : matemática: livro de práticas e acompanhamento da aprendizagem: 1º ano: ensino fundamental : anos iniciais / Joamir Roberto de Souza, Maria Angélica Reghin de Souza. – 1. ed. – São Paulo : FTD, 2021.