You are currently viewing Matemática –  O desafio dos 20 passos

Matemática – O desafio dos 20 passos

Esta proposta de atividade de Matemática tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

O DESAFIO DOS 20 PASSOS

OLÁ ESTUDANTE!

VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE UM CAÇA AO TESOURO? 

AJUDE A BIANCA E O ROMEO NESTE DESAFIO!

BIANCA E ROMEO, PRECISAM APRENDER A CONTAR PARA FRENTE E PARA TRÁS.

VAMOS JUNTOS DESCOBRIR O TESOURO ESCONDIDO DOS NÚMEROS!

QUEM VEM ANTES E DEPOIS?

QUANDO ESTAMOS APRENDENDO SOBRE OS NÚMEROS, É IMPORTANTE SABER QUEM VEM ANTES E QUEM VEM DEPOIS DE UM NÚMERO.
ISSO NOS AJUDA A ORGANIZAR OS NÚMEROS EM ORDEM E A ENTENDER MELHOR A SEQUÊNCIA NUMÉRICA.

O QUE VEM ANTES É O NÚMERO QUE ESTÁ LOGO ANTES DO NÚMERO QUE FALAMOS. OU SEJA, UM NÚMERO A MENOS:

O NÚMERO QUE VEM DEPOIS É O NÚMERO LOGO DEPOIS, OU SEJA, UM NÚMERO A MAIS:

VOCÊ PODE USAR A RETA NUMÉRICA PARA VISUALIZAR MELHOR:

A RETA NUMÉRICA É UMA LINHA ONDE COLOCAMOS OS NÚMEROS EM ORDEM, UM AO LADO DO OUTRO.

ELA NOS AJUDA A VISUALIZAR OS NÚMEROS, COMPARAR QUEM ESTÁ ANTES OU DEPOIS E ATÉ CONTAR SALTANDO CASINHAS.

SE VOCÊ ESTÁ NO NÚMERO 5, O QUE VEM ANTES É O 4. E O QUE VEM DEPOIS É O 6.

ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE:

QUANDO COLOCAMOS OS NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE, ESTAMOS ORGANIZANDO DO MENOR PARA O MAIOR.

É COMO SUBIR UMA ESCADA: COMEÇAMOS EMBAIXO E VAMOS SUBINDO DEGRAU POR DEGRAU.

NA ORDEM DECRESCENTE, FAZEMOS O CONTRÁRIO: ORGANIZAMOS OS NÚMEROS DO MAIOR PARA O MENOR.

É COMO DESCER UMA ESCADA: COMEÇAMOS EM CIMA E VAMOS DESCENDO.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE: O DESAFIO DOS 20 PASSOS

Disponível em: Canal Estúdio Conexão Escola – Matemática – Onde estão os números? – 1º ANO

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 1

QUESTÃO 2

COMPLETE A RETA NUMÉRICA COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO:

QUESTÃO 3

QUESTÃO 4

DOS NÚMEROS ABAIXO, O NÚMERO QUE VEM ANTES DE 12 EM UMA CONTAGEM DECRESCENTE É

(A) 13

(B) 11

(C) 14

(D) 15


Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Comparar ou ordenar números naturais.
Habilidades:(EF02MA01): Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero.
Descritores:D075-M Identificar números naturais segundo critério de ordem.
Referências: 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br
Souza, Joamir Roberto de. Entrelaços : matemática: livro de práticas e acompanhamento da aprendizagem: 2º ano: ensino fundamental : anos iniciais / Joamir Roberto de Souza, Maria Angélica Reghin de Souza. – 1. ed. – São Paulo : FTD, 2021.