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Matemática – Números Racionais

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Números Racionais

Você já percebeu como os números estão por toda parte? Alguns aparecem inteirinhos, como 1, 2, 3… Mas outros vêm em pedacinhos, como quando dividimos um bolo ou vemos o preço das coisas no mercado. Esses números “de pedaço” são chamados de números racionais!

Imagina um bolo de chocolate. Se você cortar em 4 partes iguais e comer 1, terá comido 1/4 do bolo. A fração 1/4 mostra a razão entre dois números: o número de partes que você comeu (1) e o total de partes iguais (4).

Isso também pode ser escrito de outra forma: 0,25, usando a forma decimal. Viu? Fração e decimal podem representar a mesma quantidade!

No mercado, quando vemos um preço como R$ 2,50, estamos usando números racionais em forma decimal. Se uma maçã custa dois reais e meio, podemos pensar que esses “meio real” é metade de 1 real, ou seja, 1/2. Assim, R$ 2,50 = 2 e 1/2 reais.

Outra situação acontece quando você divide uma barra de chocolate com um amigo. Se vocês repartirem em 10 quadradinhos e você pegar 7, terá 7/10 da barra. Em decimal, seria 0,7. Seja fração ou decimal, o importante é entender que estamos comparando partes de um todo.

Quando misturamos suco em pó com água, também usamos números racionais: pode ser 1 copo de suco para 3 copos de água (1/3). Quando sua mãe diz para colocar “meio litro de leite” na receita, também está usando números racionais!

Eles estão na receita, no dinheiro, na régua, no relógio, na divisão de pizza e até na altura das plantas que medimos. Os números racionais nos ajudam a compreender o mundo e tornam tudo mais justo quando precisamos dividir.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Números Racionais – 4º ano – Anos Iniciais – Canal Estúdio Conexão Escola e Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/uFYAYURGZ1s>. Acesso em: 07, nov. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Quando eu como 2 pedaços de uma pizza cortada em 8 partes iguais, comi

(A) 2/2

(B) 2/8

(C) 1/8

(D) 8/2

QUESTÃO 2

Fração é

A) um número que mostra partes de um todo.

B) apenas um número inteiro de 2 partes.

C) um número que sempre é maior que 1.

D) um número usado somente para contar objetos.

QUESTÃO 3

Se você pudesse escolher uma fração desta pizza para comer, qual seria?

QUESTÃO 4

Beatriz comprou uma pizza dividida em 8 fatias.

Ela comeu 3/8 da pizza e seu irmão comeu 2/8.

Qual fração da pizza foi comida ao todo?

(3/8 + 2/8 = ?)

QUESTÃO 5

No mercado, um pacote de suco custa R$ 1,50.

Se Pedro tem R$ 3,00, quantos pacotes de suco ele pode comprar?

QUESTÃO 6

O que é um décimo?

Quando pegamos algo inteiro — como um copo de suco, uma barra de chocolate ou uma régua — e dividimos em 10 partes iguais, cada uma dessas partes recebe o nome de décimo.

Ou seja:

1 décimo = 1 entre 10 partes iguais

Podemos escrever um décimo de duas formas:

fração: 1/10

decimal: 0,1

Então:

2/10 = 0,2 → dois décimos

4/10 = 0,4 → quatro décimos

7/10 = 0,7 → sete décimos

Sempre que o número decimal tiver um zero após a vírgula, como 0,1 – 0,2 – 0,3…, estamos falando de décimos!

Pergunta

Um copo foi dividido em 10 partes iguais.

Laura bebeu 0,4 do copo.

Quantas partes iguais ela bebeu?

(Lembre: 0,4 significa quatro décimos)


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Números racionais: frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) Números racionais: representação decimal para escrever valores do sistema monetário brasileiro.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF04MA09-A) Reconhecer a utilização de números racionais, razão entre dois números inteiros, na forma fracionária e/ou decimal, no contexto diário, de forma fácil para a compreensão das crianças.
Referências:BANCO CENTRAL DO BRASIL. Segunda Família de Cédulas e Moedas. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/ Acesso em: 04, nov. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 04, nov. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 04, nov. 2025.  

OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 04, nov. 2025.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.