ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Números racionais
Hoje vamos aprender sobre um assunto superinteressante: números racionais e o sistema de numeração decimal. Isso vai nos ajudar a entender melhor como os números funcionam e como podemos compará-los e colocá-los em ordem.
O Sistema de Numeração Decimal: Primeiro, precisamos saber que temos 10 números especiais: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Usamos esses números para escrever todos os outros números. É como um quebra-cabeça, onde juntamos esses números para formar outros maiores.
Números Racionais: Números racionais são como pedaços de um inteiro. Eles podem ser escritos de duas maneiras: como frações (como 1/2, 3/4) ou como decimais (como 0,25; 0,75). Hoje, vamos falar sobre os decimais.
Relação entre Frações e Decimais: Vamos entender uma coisa legal: 1/10 é igual a 0,1. E 1/100 é igual a 0,01. Isso significa que essas frações representam a mesma parte de um inteiro que esses números decimais. Em outras palavras, se dividirmos um inteiro em 10 pedaços iguais, cada pedaço é 0,1. E se dividirmos em 100 pedaços iguais, cada pedaço é 0,01.
1/10 ou 0,1
1/100 ou 0,01
Compreendendo Inteiros: Agora, aqui está algo legal! Se tivermos um inteiro (isso é um número sem vírgula, como 1, 2, 3…), ele pode ser dividido em 10 partes iguais, que chamamos de décimos. E também pode ser dividido em 100 partes iguais, chamadas centésimos. Isso significa que em um inteiro, temos 10 décimos ou 100 centésimos.
Comparando Números Decimais: Para comparar números decimais, não olhamos para quantos números estão à esquerda da vírgula, mas sim para o valor dos dígitos. Começamos olhando o primeiro número à esquerda e continuamos comparando dígito a dígito.
Ordenando Números Decimais: Para colocar números decimais em ordem, começamos pelo menor valor, ou seja, pelo número com o menor dígito à esquerda. Depois, vamos avançando para os maiores.
Agora vocês sabem como o sistema decimal funciona, como frações e decimais estão conectados, como entender pedaços de um inteiro e como comparar e colocar em ordem números decimais. Isso vai nos ajudar muito em matemática!
QUESTÃO 1
Qual dos seguintes números racionais é o maior?
a) 0,35
b) 0,5
c) 0,18
d) 0,2
QUESTÃO 2
Observe os seguintes números: 0,75; 0,5; 0,62; 0,3. Qual sequência está escrita corretamente na forma crescente?
a) 0,75; 0,62; 0,5; 0,3
b) 0,3; 0,5; 0,75; 0,62
c) 0,3; 0,5; 0,62; 0,75
d) 0,3; 0,62; 0,75; 0,5
QUESTÃO 3
Imagine que você tem dois pedaços de bolo: um é 1/3 do bolo e o outro é 1/8 do bolo. Qual dos pedaços é maior? Como você sabe?
QUESTÃO 4
Se você dividir um inteiro em 10 partes iguais, o que cada parte representa em fração e em decimal?
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF04MA10-B) Examinar as regras do sistema de numeração decimal para leitura e representação dos números racionais na forma decimal, compreendendo que 1/10 e 0,1 representam a mesma parte de um inteiro, o mesmo valendo para 1/100 e 0,01, associando, assim, que em 1 inteiro há 10 décimos ou 100 centésimos. (EF04MA10-C) Comparar e ordenar números racionais de uso frequente na representação decimal. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 3º Bimestre 2023- 4º Ano/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. |