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MATEMÁTICA: NÚMEROS PRIMOS E A DECOMPOSIÇÃO EM FATORES PRIMOS

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.


Números Primos 

Os números naturais podem ser classificados de diferentes maneiras, e uma das mais importantes é a distinção entre números primos e números compostos. Vamos entender essa diferença e descobrir como todo número pode ser escrito como uma multiplicação de fatores primos!

O que são números primos?

Um número é chamado de número primo quando só pode ser dividido exatamente por 1 e por ele mesmo. Isso significa que ele tem apenas dois divisores. O número primo não pode ser decomposto, ou seja, não pode ser “quebrado” em partes que não seja 1 ou o próprio número. No quadro abaixo estão destacados os números primos naturais até 20.

Agora, veja um número como o 10 que pode ser dividido por 1, 2, 5 e 10. Como tem mais de dois divisores, ele não é primo, mas é um número composto.

O único número primo par

A maioria dos números primos são ímpares, como mostra o quadro acima. O número 2 é o único número primo par. Diferente de outros números pares, o número 2 só pode ser dividido por 1 e por ele próprio. 

Decomposição em fatores primos

Todo número composto pode ser escrito como o produto de números primos. Esse processo é chamado de decomposição em fatores primos ou fatoração que consiste em dividir o número composto pela sequência de números primos até obter quociente 1. 

Vamos fatorar o número 30.

A forma fatorada de 30 é 2 x 3 x 5. 

Vejamos como outro exemplo, o número 72.

A forma fatorada de 72 é 2 x 2 x 2 x 3 x 3. Usando potências para representar os números primos que se repetem, temos como forma fatorada 72 = 2³ x 3². 

Para que serve a fatoração?

A decomposição em fatores primos é muito útil em matemática. Podemos usá-la para:

  • Encontrar o Máximo Divisor Comum (MDC) entre dois números.
  • Determinar o Mínimo Múltiplo Comum (MMC).
  • Resolver expressões matemáticas de maneira mais simplificada.

Para saber se um número é primo, existem métodos simples como o Crivo de Eratóstenes e as divisões sucessivas. Assista a videoaula a seguir da professora Cristiane, É um número primo?, do Canal Estúdio Conexão Escola, do YouTube.

QUESTÃO 1

Entre os números a seguir, assinale a alternativa que contém um número primo. 

(A) 93.

(B) 63.

(C) 33.

(D) 23.

QUESTÃO 2

Na aula de Matemática, o professor planejou um jogo para os 45 estudantes da turma. Para isso, eles deveriam formar grupos seguindo estas regras:

  • Todos os estudantes devem participar, ninguém pode ficar de fora.
  • Todos os grupos devem ter o mesmo número de participantes.

Agora, responda:

A) De quantas formas diferentes os estudantes podem se organizar em grupos, seguindo essas regras? Quantos estudantes podem ter em cada grupo?

B) No dia da atividade, 2 estudantes faltaram, e o professor percebeu que não era mais possível formar os grupos da forma que planejou. Por que isso aconteceu? Explique.

QUESTÃO 3

Os números compostos podem ser escritos na forma de multiplicação de números primos. Isto se chama decomposição em fatores primos. Com base nisso, complete a tabela escrevendo a decomposição dos números apresentados.

QUESTÃO 4

Classifique cada um dos números a seguir em primo (P) ou composto (C).  

(   ) 73. 

(   ) 91.

(   ) 117.

(   ) 127.

QUESTÃO 5

O número 225 é um número composto.

A) Decomponha o número 225 em fatores primos. 

B) Escreva a forma fatorada do número 225. (Use potência para representar repetições de números primos na decomposição).

QUESTÃO 6

A decomposição de um número em fatores primos é igual a  2² x 3 x 5. O número decomposto foi

(A) 30.

(B) 60.

(C) 120.

(D) 240.


Autoria:Cristiane Soares de Souza
Formação:Matemática – Licenciatura
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF07MA01-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
Referências:BARBOSA, Gabriela dos Santos. Números primos e decomposição em fatores primos: um diagnóstico com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Educação Matemática em Revista, número 17, 2016, pp 34 a 47. RS. Disponível em https://funes.uniandes.edu.co/wp-content/uploads/tainacan-items/32454/1587573/1793529141306217_Barbosa2016Numeros.pdf, consultado em 05/03/25. 

FARIAS, Djalma Gomes de. Um estudo do ensino de números primos na educação básica. – Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Matemática. Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Matemática. 2016. Disponível na URL   https://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/2433/1/Um%20estudo%20do%20ensino%20de%20n%C3%BAmeros%20primos%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20b%C3%A1sica.pdf consultado em 05/03/25.