You are currently viewing Matemática – Números em nosso cotidiano e retas numéricas

Matemática – Números em nosso cotidiano e retas numéricas

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Seria bem difícil um mundo sem números, não acham? 

Os números estão em tudo o que fazemos! Nas brincadeiras, nos desenhos, nos alimentos que comemos e até mesmo nos jogos que jogamos.

Os números nos ajudam a contar quantos brinquedos temos, a medir o tempo, a organizar filas e até a identificar nossa residência. Imagine como seria confuso um mundo sem números! 

Para nos ajudar a compreendê-los melhor, existe a reta numérica, que pode ser vista como uma estrada onde os números habitam, organizados do menor ao maior.

Essa estrada não apenas facilita a localização de cada número, mas também é essencial para realizar cálculos de forma simples e divertida. Por exemplo, se quisermos descobrir qual número vem após o 5, basta olhar na reta numérica. 

Além disso, os múltiplos de 10 e 100 atuam como placas de sinalização, tornando ainda mais fácil a navegação por esse universo numérico. Com essa combinação de diversidade de aplicações e a organização proporcionada pela reta numérica, conseguimos entender melhor o que nos rodeia e realizar várias tarefas cotidianas.

Por que a reta numérica é importante?

  • Comparar números, se um número é maior ou menor que outro.
  • Identificar a posição dos números, onde cada número se encaixa na sequência.
  • Realizar operações, para fazer contas de adição e subtração.
  • Resolver problemas, nos ajuda a visualizar e entender problemas matemáticos.

Mas o que são múltiplos de 10 e 100?

  • Múltiplos de 10: São os números que podemos obter multiplicando 10 por qualquer outro número inteiro. Por exemplo: 10, 20, 30, 40…
  • Múltiplos de 100: São os números que podemos obter multiplicando 100 por qualquer outro número inteiro. Por exemplo: 100, 200, 300, 400…

A reta numérica é uma ferramenta útil para entender melhor os números e suas relações. Ao aprender sobre os múltiplos de 10 e 100, você estará dando um grande passo no seu aprendizado sobre matemática!

Questão 01

Os números fazem parte de nosso cotidiano, escreva uma lista com mais de 5 situações em que usamos os números.

Os números fazem parte de nosso cotidiano, escreva uma lista com mais de 5 situações em que usamos os números.

______________________________________________________________________________________

Questão 02

Quantos brinquedos de cada tipo há na estante? Escreva as quantidades de brinquedos em ordem crescente.
________________________________________________________________________________________

Questão 3

Em uma fábrica de dinossauros, cada caixa contém 10 bichinhos. 

Observe as caixas empilhadas e represente em uma reta numérica a quantidade de dinossauros encaixotados.

Questão 4

São exemplo de uma reta numérica com múltiplos de 10 

(A) 3, 6, 9, 12 e 15.

(B) 5, 10, 15, 20, e 25.

(C) 10, 20, 30, 40 e 50.

(D) 100, 200, 300 e 400.

Questão 05

São exemplo de uma reta numérica com múltiplos de 100 

(A) 10, 20, 30, 40 e 50.

(B) 5, 10, 15, 20, e 25.

(C) 50, 150, 200, 250 e 300. 

(D) 100, 200, 300, 400 e 500.


AutoriaAriadiny Cândido Morais
FormaçãoMestre em Educação e Pedagoga
Componente CurricularMatemática
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de quatro ordens
Leitura, escrita, comparação e ordenação de números ordinais
 
Composição e decomposição de números naturais:
 Representação de números naturais na reta numérica
 Sequência numérica escrita e falada
 Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até quatro ordens
Habilidade:
(EF03MA01-A) Identificar a representação dos números em reta numérica em escalas de múltiplos de 10 e 100.
(EF03MA01-B) Reconhecer uma sequência numérica escrita e falada.
(GO-EF03MA29) Reconhecer, ler, escrever e ordenar números ordinais em uma situação cotidiana, representada por imagem ou não, utilizando simbologia adequada.
Referencial Portal Conexão Escola, Matemática – Ensino Fundamental. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/. Acesso em: 10/02/2025
UOL. Mundo Educação. OLIVEIRA, Naysa Crystine Nogueira. Reta numérica dos números inteiros. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/reta-numerica-dos-numeros-inteiros.htm#:~:text=Os%20n%C3%BAmeros%20na%20reta%20num%C3%A9rica,termo%20num%C3%A9rico%20para%20o%20maior. Acesso em: 11/02/2025.
Gemini. 2025. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 12/02/2025.
Imagens construídas e retiradas no Canva Pró – www.canva.com