ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OLÁ, CRIANÇA! VAMOS FAZER UM PASSEIO? O PASSEIO NA RETA NUMÉRICA
UM DIA ENSOLARADO, ENQUANTO CAMINHAVA NO PARQUE, JOÃO ENCONTROU UMA LONGA RETA NUMÉRICA PINTADA NO CHÃO, DE 0 A 20. ELE FICOU MUITO CURIOSO E DECIDIU SEGUIR ESSA RETA PARA EXPLORAR O PARQUE.
PRIMEIRO, JOÃO ENCONTROU O NÚMERO 0, QUE ERA O MENOR DE TODOS. DEPOIS, VIU O NÚMERO 1, UM POUCO MAIOR QUE O ZERO. ELE CONTINUOU SEGUINDO A RETA E ENCONTROU O NÚMERO 2, E ASSIM POR DIANTE, ATÉ CHEGAR AO NÚMERO 20.
NO CAMINHO, JOÃO PERCEBEU QUE OS NÚMEROS IAM FICANDO MAIORES À MEDIDA QUE ELE AVANÇAVA. ELE TAMBÉM DESCOBRIU QUE PODIA CONTAR OS NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE, DE 0 ATÉ 20, E, TAMBÉM, EM ORDEM DECRESCENTE, DE 20 ATÉ 0.
JOÃO ACHOU TUDO MUITO INTERESSANTE E DECIDIU QUE IRIA CONTAR OS NÚMEROS TODOS OS DIAS EM SEUS PASSEIOS PELO PARQUE.
SUGESTÃO DE LEITURA
ESTA É UMA BRINCADEIRA MATEMÁTICA SOBRE O VALOR POSICIONAL DOS ALGARISMOS. CONTA A DIVERTIDA HISTÓRIA DE QUANDO OS NÚMEROS RESOLVEM FAZER O QUE BEM ENTENDIAM E ATRAPALHARAM A VIDA PEQUENA JÚLIA, CRIANDO A MAIOR CONFUSÃO. INDICADO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º ANO E 2º ANO, COM O SEGUINTE TRABALHO INTERDISCIPLINAR: MATEMÁTICA.
MOTT, Odette de Barros. A revolta dos números. São Paulo: Paulinas, 2010.
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
VAMOS COMPLETAR A ORDEM CRESCENTE DE 0 A 20 COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO?
QUESTÃO 2
VAMOS COMPLETAR A ORDEM DECRESCENTE DE 20 A 0 COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO?
QUESTÃO 3
VAMOS DESENHAR A QUANTIDADE QUE SE PEDE?
QUESTÃO 4
OBSERVE E MARQUE QUAL SEQUÊNCIA NUMÉRICA ESTÁ EM ORDEM CRESCENTE:
(A) 12 – 13 – 14 – 15
(B) 2 – 6 – 7 – 8 – 9
(C) 10 – 11 – 15 – 16
(D) 7 – 8 – 10 – 9
QUESTÃO 5
AGORA, MARQUE OS NÚMEROS QUE ESTÃO NA ORDEM DECRESCENTE:
(A) 20 – 19 – 18 – 10
(B) 12 – 11- 10 – 9
(C) 17 – 12 – 16 – 15
(D) 17 – 18 – 0 – 19
QUESTÃO 6
QUANTAS BORBOLETAS ESTÃO VOANDO NO ESPAÇO ABAIXO?
(A) 8
(B) 2
(C) 9
(D) 10
COMPONENTE CURRICULAR: | MATEMÁTICA |
HABILIDADE | (GO-EF01MA23) COMPARAR NÚMEROS NATURAIS ATÉ 20 UNIDADES EM SITUAÇÕES COTIDIANAS, COM E SEM SUPORTE DA RETA NUMÉRICA, ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE:CANVA. COMMOTT, Odette de Barros. A revolta dos números. São Paulo: Paulinas, 2010. |