ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC-GO AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO
COMPOSIÇÃO É O PROCESSO DE JUNTAR DUAS OU MAIS PARTES PARA FORMAR UMA ÚNICA PARTE MAIOR. POR EXEMPLO, SE TIVERMOS DUAS BARRAS DE CHOCOLATE, PODEMOS COMPÔ-LAS, OU JUNTÁ-LAS, PARA FORMAR UMA ÚNICA BARRA MAIOR.
JÁ A DECOMPOSIÇÃO É O PROCESSO OPOSTO, OU SEJA, É O PROCESSO DE QUEBRAR UMA PARTE EM PARTES MENORES. POR EXEMPLO, SE TIVERMOS UMA BARRA DE CHOCOLATE GRANDE, PODEMOS DECOMPOR EM PARTES MENORES, COMO PEDAÇOS DE 1CM, PARA FACILITAR A DISTRIBUIÇÃO.
TAIS CONCEITOS PODEM SER APLICADOS EM DIFERENTES SITUAÇÕES DA MATEMÁTICA, COMO NA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS. POR EXEMPLO, SE TIVERMOS O NÚMERO 24, PODEMOS DECOMPOR EM:
OU
PARA FACILITAR A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO:
QUESTÃO 1
COMPONHA OS NÚMEROS ABAIXO E ENCONTRE NO CAÇA-NÚMEROS O VALOR CORRESPONDENTE.
2 UNIDADES DE MILHAR + 8 CENTENAS: _______________
1 UNIDADE DE MILHAR + 5 DEZENAS: ______________
1 UNIDADE DE MILHAR + 7 CENTENAS + 5 DEZENAS: _____________
4 UNIDADES DE MILHAR + 2 DEZENAS + 8 UNIDADES: ______________
3 UNIDADES DE MILHAR + 4 CENTENAS + 2 DEZENAS + 1 UNIDADE: ___________
QUESTÃO 2
DECOMPONHA OS SEGUINTES NÚMEROS USANDO A TABELA:
QUESTÃO 3
QUE NÚMERO VOCÊ PODE FORMAR COM OS ALGARISMOS 1, 3 E 0, SEGUINDO AS PISTAS ABAIXO?
* TEM TRÊS ALGARISMOS DIFERENTES
* TEM MAIS DE 20 DEZENAS
* O ALGARISMO DAS UNIDADES NÃO É ZERO
A) 130
B) 310
C) 103
D) 301
QUESTÃO 4
NA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA FÁBRICA DE FÓSFOROS HÁ UMA MÁQUINA QUE EMPACOTA 100 UNIDADES DE FÓSFOROS POR CAIXA. OBSERVE ESSAS CAIXAS JÁ EMPACOTADAS:
QUANTAS CENTENAS DE FÓSFOROS HÁ NESSAS CAIXAS?
A) 5 CENTENAS
B) 7 CENTENAS
C) 700 CENTENAS
D) 70 CENTENAS
Autoria | Lucyana Oliveira Borba |
Formação | Pedagogia |
Componente Curricular | Matemática |
Habilidades | (EF03MA01-D) Ler, escrever e comparar números naturais até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna por extenso. (EF03MA02-A) Compor e decompor números naturais até quatro ordens por meio de trocas, a cada dez unidades, uma dezena, a cada dez dezenas, uma centena. (EF03MA02-B) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens, em situações diversas. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE- 1º Bimestre 2022- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22. JMK, E. S. acesso em 19, fev. 22). vídeo (3 seg.). Efeito Sonoro – Apito de locomotiva a vapor 3 vezes. Fonte: Publicado pelo canal: E.S. JMK: https://www.youtube.com/watch?v=usMMw7KlFdk |