ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Noções de compra e venda
Comprar e vender são atividades comerciais muito comuns na nossa vida. Comprar significa adquirir algo, como um produto ou um serviço, mediante o pagamento de um valor acordado. Vender, por sua vez, é o ato de oferecer algo para venda, em troca de dinheiro ou outra forma de pagamento.
· O comprador é a pessoa que deseja adquirir um produto ou serviço, e que tem dinheiro ou outra forma de pagamento para isso.
. O vendedor é a pessoa ou empresa que oferece o produto ou serviço para venda, e que espera receber dinheiro ou outra forma de pagamento em troca.
· O intermediário é a pessoa ou empresa que atua como intermediário entre comprador e vendedor, como uma loja ou um site de comércio eletrônico.
Diferentes tipos de produtos e serviços podem ser comprados e vendidos, como alimentos, roupas, brinquedos, livros, serviços de transporte, entre outros. Além disso, é importante saber identificar os preços dos produtos e serviços, como ler etiquetas de preços e calcular o valor total de uma compra.
Compreender a compra e venda pode ajudar a desenvolver habilidades importantes, como a capacidade de fazer escolhas conscientes de consumo, de controlar seus gastos e gerenciar suas finanças pessoais. Essas habilidades podem ser úteis ao longo de suas vidas e ajudar a tomar decisões financeiras mais conscientes e responsáveis.
QUESTÃO 1
Um celular é vendido pelo valor de R$ 1.499,00 à vista. A loja oferece a opção de fazer a compra parcelada em 10 vezes de R$ 159,00. Qual será o valor pago ao final das 10 parcelas?
a) R$ 1.499,00
b) R$ 1.599,00
c) R$ 1.590,00
d) R$ 1.390,00
QUESTÃO 2
Romeu deseja comprar um carro que custa R$ 35.000,00 à vista. Mas ele não possui essa quantia e precisa parcelar. A loja ofereceu um parcelamento em 12 vezes iguais. Ao final das parcelas o valor do carro somará R$ 42.000,00. Qual será o valor de cada parcela?
a) R$ 4.200,00
b) R$ 3.500,00
c) R$ 4.000,00
d) R$ 4.120,00
QUESTÃO 3
Júnior comprou uma camiseta que custa R$ 35,00 e pagou com uma nota de R$ 50,00. Quanto ele receberá de troco?
QUESTÃO 4
Você precisa vender uma bicicleta que custa R $250,00. Como você anunciaria esta venda? Qual valor da venda à vista? E se for parcelado, em quantas parcelas seria? Qual o valor de cada parcela?
POR LUCYANA OLIVEIRA BORBA
GRADUADA EM PEDAGOGIA
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF04MA25-A) Ler e interpretar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento. (EF04MA25-B) Compreender os significados dos termos: troco, parcela, prazo, acréscimo ou noção de juros, desconto, sem o uso de porcentagens. (EF04MA25-C) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 1º Bimestre 2023- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. |