ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Noção de equivalência
A noção de equivalência na matemática é como encontrar diferentes maneiras de representar a mesma ideia ou quantidade. Isso significa que, mesmo que as expressões pareçam diferentes, elas têm o mesmo valor. Por exemplo, se tivermos a expressão:
2 + 3
também podemos escrevê-la como:
5
Embora as expressões pareçam diferentes, elas representam a mesma quantidade, que é 5.
A equivalência também é importante ao resolver equações. Quando temos uma equação, estamos procurando o valor que torna as duas partes da equação iguais. Por exemplo, se tivermos a equação:
? + 4 = 9
podemos descobrir o valor de “?”. Para fazer isso, podemos subtrair 4 de ambos os lados da equação, e teremos:
? + 4 – 4 = 9 – 4
? = 5
Agora sabemos que “?” tem o valor de 5 e isso faz a equação ser verdadeira.
A noção de equivalência nos ajuda a simplificar expressões complexas, resolver problemas matemáticos e encontrar diferentes formas de representar as mesmas quantidades. É uma habilidade importante na matemática, pois nos permite ter diferentes abordagens para resolver problemas e compreender melhor os números e as relações matemáticas.
Praticar exercícios de equivalência matemática pode nos ajudar a desenvolver essa habilidade e a ter uma compreensão mais profunda da matemática. Ao explorar diferentes maneiras de representar os números e resolver problemas, podemos descobrir novas formas de pensar e ampliar nosso conhecimento matemático.
QUESTÃO 1
Determine o número que completa cada equação para que ambas as partes sejam equivalentes:
a) 8 + ____ = 15
b) ____ × 6 = 36
c) 25 – ____ = 17
d) 3 × ____ = 21
QUESTÃO 2
Responda a cada questão indicando se as expressões são equivalentes ou não, e explique por quê.
a) 8 + 3 – 2 e 8 – 2 + 3:
b) 5 × 2 + 3 e 2 x 5 + 3:
c) 4 + 2 x 3 e (4 + 2) x 3:
QUESTÃO 3
Qual das seguintes expressões é equivalente à expressão “7 + 5 – 3”?
a) 3 + 7 + 5
b) 7 – 5 + 3
c) 7 + 3 – 5
d) 3 + 5 + 7
QUESTÃO 4
Qual das seguintes expressões é equivalente a “6 + 3 × 2”?
a) 9 × 2 – 3
b) 6 – 3 × 2
c) 6 + 2 × 3
d) 3 + 6 × 2
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades | (EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 2º Bimestre 2023- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. |