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Matemática – Noção de Equivalência

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


Imagem criada no Canva

Noção de equivalência

A noção de equivalência na matemática é como encontrar diferentes maneiras de representar a mesma ideia ou quantidade. Isso significa que, mesmo que as expressões pareçam diferentes, elas têm o mesmo valor. Por exemplo, se tivermos a expressão:

 2 + 3

também podemos escrevê-la como:

 5 

Embora as expressões pareçam diferentes, elas representam a mesma quantidade, que é 5.

A equivalência também é importante ao resolver equações. Quando temos uma equação, estamos procurando o valor que torna as duas partes da equação iguais. Por exemplo, se tivermos a equação:

 ? + 4 = 9

podemos descobrir o valor de “?”. Para fazer isso, podemos subtrair 4 de ambos os lados da equação, e teremos:

? + 4 – 4 = 9 – 4

? = 5

Agora sabemos que “?” tem o valor de 5 e isso faz a equação ser verdadeira.

A noção de equivalência nos ajuda a simplificar expressões complexas, resolver problemas matemáticos e encontrar diferentes formas de representar as mesmas quantidades. É uma habilidade importante na matemática, pois nos permite ter diferentes abordagens para resolver problemas e compreender melhor os números e as relações matemáticas.

Praticar exercícios de equivalência matemática pode nos ajudar a desenvolver essa habilidade e a ter uma compreensão mais profunda da matemática. Ao explorar diferentes maneiras de representar os números e resolver problemas, podemos descobrir novas formas de pensar e ampliar nosso conhecimento matemático.


QUESTÃO 1

Determine o número que completa cada equação para que ambas as partes sejam equivalentes:

a) 8 + ____ = 15

b) ____ × 6 = 36

c) 25 – ____ = 17

d) 3 × ____ = 21

QUESTÃO 2

Responda a cada questão indicando se as expressões são equivalentes ou não, e explique por quê.

a) 8 + 3 – 2 e 8 – 2 + 3:

b) 5 × 2 + 3 e 2 x 5 + 3:

c) 4 + 2 x 3 e (4 + 2) x 3:

QUESTÃO 3

Qual das seguintes expressões é equivalente à expressão “7 + 5 – 3”?

a) 3 + 7 + 5 

b) 7 – 5 + 3

c) 7 + 3 – 5

d) 3 + 5 + 7

QUESTÃO 4

Qual das seguintes expressões é equivalente a “6 + 3 × 2”?

a) 9 × 2 – 3

b) 6 – 3 × 2

c) 6 + 2 × 3

d) 3 + 6 × 2


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 2º Bimestre 2023- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.