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Matemática – Múltiplos de um número natural

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Múltiplos de um número natural

Você já percebeu que alguns números seguem uma ordem certinha? Por exemplo: 5, 10, 15, 20, 25… Esses números são chamados de múltiplos de 5, porque são o resultado da multiplicação do número 5 por 1, 2, 3, 4…

Essa é uma sequência com regularidade. Isso quer dizer que ela segue um padrão — nesse caso, de 5 em 5.

Agora, vamos imaginar outra situação: estamos dividindo balas entre amigos. Quando você divide 10 balas por 4 amigos, cada um recebe 2 e sobram 2. Se dividir 22 por 4, também sobram 2. O mesmo acontece com 34! Esses números (10, 22, 34) formam um grupo com restos iguais ao dividir por 4.

Isso também é uma regularidade, mas dos restos das divisões.

Aprender a observar essas regularidades — nas sequências e nos restos — ajuda você a entender melhor os números e a resolver problemas com mais facilidade. Agora que você já sabe disso, vamos investigar e praticar juntos?

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Múltiplos de Números Naturais – 4º ano – Anos Iniciais – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia/GO – Disponível em: <https://youtu.be/ykVinkNKfNI>. Acesso em: 27, jun. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

A sequência 3, 6, 9, 12, 15 mostra uma regularidade porque

(A) os números são sempre pares.

(B) todos são múltiplos de 3.

(C) o último número é o maior.

(D) são todos menores que 20.

QUESTÃO 2

Quando números diferentes deixam o mesmo resto ao dividir por 5, podemos dizer que

(A) eles pertencem a grupos com restos iguais.

(B) eles não podem ser divididos por 5.

(C) são todos múltiplos de 5.

(D) são todos números ímpares.

QUESTÃO 3

Qual é o próximo número da sequência: 4, 8, 12, 16, ___?

A) 18  B) 20  C) 22  D) 24

QUESTÃO 4

Quais dos números abaixo são múltiplos de 6?

A) 5, 10, 15

B) 6, 12, 18

C) 3, 6, 9

D) 2, 4, 8

QUESTÃO 5

Os números 7, 10, 13, 16… seguem uma regularidade. De quanto em quanto essa sequência aumenta?

QUESTÃO 6

Divida os números abaixo por 5 e escreva o resto ao lado:

a) 11 ÷ 5 = ___ resto ___

b) 17 ÷ 5 = ___ resto ___

c) 23 ÷ 5 = ___ resto ___

QUESTÃO 7

Crie uma sequência com os múltiplos de 3 até o número 30.

Depois, escolha dois desses números e divida por 4. Eles deixam o mesmo resto? Escreva o que você descobriu.


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Sequência numérica recursiva formada por múltiplos de um número natural.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural.
(EF04MA12) Reconhecer, por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando regularidades.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 27, jun. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 27, jun. 2025.  

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.