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Matemática – Montando Sólidos Geométricos

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Montando Sólidos Geométricos

Os sólidos geométricos estão presentes em muitos objetos do nosso cotidiano e se diferenciam por suas formas, tamanhos e características. Para compreendê-los melhor, é importante observar, identificar e representar cada um deles de diferentes maneiras.

Neste estudo, vamos explorar os seguintes sólidos: cubo, bloco retangular (ou paralelepípedo), pirâmide, cone, cilindro e esfera.

Uma das formas de representação desses sólidos é por meio das malhas geométricas – desenhos feitos com linhas que permitem montar os sólidos com papel. Outra maneira é através das planificações, que mostram todas as faces do sólido “desdobradas”, como se ele estivesse desmontado. Ao recortar e dobrar essas planificações, podemos visualizar como as faces se encaixam para formar o sólido.

Também é possível fazer esboços em perspectiva simples, que são desenhos com noção de profundidade. Mesmo feitos em uma folha plana, eles ajudam a entender como os sólidos se parecem no espaço.

Conheça alguns sólidos geométricos:

  • CUBO

Também chamado de hexaedro regular, possui 6 faces quadradas iguais, 12 arestas e 8 vértices. Todas as faces são congruentes e perpendiculares entre si.

  • BLOCO RETANGULAR (ou Paralelepípedo Retângulo)

Tem 6 faces retangulares (algumas podem ser iguais), 12 arestas e 8 vértices, assim como o cubo. A diferença está nas faces: aqui, elas são retângulos, e não quadrados.

  • PIRÂMIDE

Sólido com uma base poligonal (triangular, quadrada etc.) e faces laterais triangulares que se encontram em um vértice comum. A quantidade de arestas e vértices depende da forma da base.

  • CONE

Corpo redondo com uma base circular e uma superfície lateral curva que se afunila até um vértice. Não possui arestas no sentido tradicional dos poliedros.

  • CILINDRO

Corpo redondo formado por duas bases circulares paralelas e uma superfície lateral curva. Não tem vértices nem arestas.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Montando Sólidos Geométricos – 3º ano – Anos Iniciais – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/sXEwPRty710>. Acesso em: 13, jun. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

O sólido geométrico que tem duas bases circulares paralelas e uma superfície lateral curva, sem vértices nem arestas é o/a

(A) cone.

(B) pirâmide.

(C) cilindro.

(D) esfera.

QUESTÃO 2

O cubo possui

(A) 6 faces retangulares, 12 arestas e 8 vértices, com faces diferentes entre si.

(B) 6 faces quadradas iguais, 12 arestas e 8 vértices, todas formando ângulos retos.

(C) uma base circular e uma superfície curva que termina em um ponto, sem vértices.

(D) curvas, sem faces planas, arestas ou vértices, com todos os pontos da superfície iguais.

QUESTÃO 3

Imagine uma bola e faça um desenho dela. Em seguida, escreva no espaço abaixo o nome do sólido geométrico que ela representa.

QUESTÃO 4

Ligue cada sólido geométrico à sua planificação correspondente:

QUESTÃO 5

Qual das alternativas abaixo representa corretamente a planificação do cilindro?

(    ) Dois círculos iguais e um retângulo que envolve os círculos ao longo da lateral.

(    ) Seis quadrados iguais dispostos em forma de cruz.

(    ) Um quadrado e quatro triângulos dispostos ao redor.

(    ) Um círculo e uma superfície curva que termina em um ponto.

QUESTÃO 6

Encontre no caça-palavras os nomes de doze objetos que lembram sólidos geométricos.

QUESTÃO 7

Recorte as partes e monte o sólido geométrico. Após, brinque com o seu colega de jogar dados e veja quem marca mais pontos.


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Figuras geométricas espaciais e suas planificações; construção e representação de sólidos geométricos.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA13-B) Construir representação dos sólidos geométricos, como cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera, utilizando recursos diversos: malhas, planificações, esboços que os representem em perspectivas simples.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 10, jun. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 10, jun. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.