Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
Montando Sólidos Geométricos
Os sólidos geométricos estão presentes em muitos objetos do nosso cotidiano e se diferenciam por suas formas, tamanhos e características. Para compreendê-los melhor, é importante observar, identificar e representar cada um deles de diferentes maneiras.
Neste estudo, vamos explorar os seguintes sólidos: cubo, bloco retangular (ou paralelepípedo), pirâmide, cone, cilindro e esfera.
Uma das formas de representação desses sólidos é por meio das malhas geométricas – desenhos feitos com linhas que permitem montar os sólidos com papel. Outra maneira é através das planificações, que mostram todas as faces do sólido “desdobradas”, como se ele estivesse desmontado. Ao recortar e dobrar essas planificações, podemos visualizar como as faces se encaixam para formar o sólido.
Também é possível fazer esboços em perspectiva simples, que são desenhos com noção de profundidade. Mesmo feitos em uma folha plana, eles ajudam a entender como os sólidos se parecem no espaço.
Conheça alguns sólidos geométricos:
- CUBO
Também chamado de hexaedro regular, possui 6 faces quadradas iguais, 12 arestas e 8 vértices. Todas as faces são congruentes e perpendiculares entre si.
- BLOCO RETANGULAR (ou Paralelepípedo Retângulo)
Tem 6 faces retangulares (algumas podem ser iguais), 12 arestas e 8 vértices, assim como o cubo. A diferença está nas faces: aqui, elas são retângulos, e não quadrados.
- PIRÂMIDE
Sólido com uma base poligonal (triangular, quadrada etc.) e faces laterais triangulares que se encontram em um vértice comum. A quantidade de arestas e vértices depende da forma da base.
- CONE
Corpo redondo com uma base circular e uma superfície lateral curva que se afunila até um vértice. Não possui arestas no sentido tradicional dos poliedros.
- CILINDRO
Corpo redondo formado por duas bases circulares paralelas e uma superfície lateral curva. Não tem vértices nem arestas.
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RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
O sólido geométrico que tem duas bases circulares paralelas e uma superfície lateral curva, sem vértices nem arestas é o/a
(A) cone.
(B) pirâmide.
(C) cilindro.
(D) esfera.
QUESTÃO 2
O cubo possui
(A) 6 faces retangulares, 12 arestas e 8 vértices, com faces diferentes entre si.
(B) 6 faces quadradas iguais, 12 arestas e 8 vértices, todas formando ângulos retos.
(C) uma base circular e uma superfície curva que termina em um ponto, sem vértices.
(D) curvas, sem faces planas, arestas ou vértices, com todos os pontos da superfície iguais.
QUESTÃO 3
Imagine uma bola e faça um desenho dela. Em seguida, escreva no espaço abaixo o nome do sólido geométrico que ela representa.
QUESTÃO 4
Ligue cada sólido geométrico à sua planificação correspondente:

QUESTÃO 5
Qual das alternativas abaixo representa corretamente a planificação do cilindro?
( ) Dois círculos iguais e um retângulo que envolve os círculos ao longo da lateral.
( ) Seis quadrados iguais dispostos em forma de cruz.
( ) Um quadrado e quatro triângulos dispostos ao redor.
( ) Um círculo e uma superfície curva que termina em um ponto.
QUESTÃO 6
Encontre no caça-palavras os nomes de doze objetos que lembram sólidos geométricos.

QUESTÃO 7
Recorte as partes e monte o sólido geométrico. Após, brinque com o seu colega de jogar dados e veja quem marca mais pontos.

Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Figuras geométricas espaciais e suas planificações; construção e representação de sólidos geométricos. |
Descritor(es) SAEB: | — |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA13-B) Construir representação dos sólidos geométricos, como cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera, utilizando recursos diversos: malhas, planificações, esboços que os representem em perspectivas simples. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 10, jun. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 10, jun. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |