Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Medidas de tempo
Quanto tempo você gasta para ir de casa para a escola? Quanto tempo você falta para as férias? Essas perguntas são fáceis de serem respondidas. E elas mostram a necessidade que temos de contar ou de registrar o tempo.
Ao longo do tempo, o homem desenvolveu algumas formas e instrumentos para contar e registrar o tempo. Uma delas foi o relógio que marca o tempo usando como unidades de medida: a hora, o minuto e o segundo.
Para compreender melhor essa noção de tempo, vamos usar os ponteiros de um relógio analógico (ou de ponteiros).

- O segundo é contado pelo ponteiro mais fino que gira mais rápido. O tempo gasto por esse ponteiro para mudar de lugar é o equivalente a 1 segundo. Para dar uma volta completa no relógio, este ponteiro gasta 60 segundos.
- O ponteiro maior conta os minutos. E 1 minuto corresponde ao tempo que esse ponteiro gasta para mudar de lugar. Isto acontece a cada 60 segundos.
- O ponteiro menor marca as horas. Esse ponteiro se movimenta mais lentamente. A hora é o tempo que esse ponteiro leva para sair de um número e chegar a outro. Isto acontece quando o ponteiro dos minutos completa uma volta no relógio, ou seja, a cada 60 minutos.
Conversão de medidas
Para mudar de uma unidade para outra, usamos a relação

- De hora para minutos: multiplicar por 60.
Exemplo: Quantos minutos temos em 4 horas?
4 x 60 = 240 minutos.
- De hora para segundos: multiplicar por 3.600.
Exemplo: Quantos segundos tem em 2 horas?
2 x 3.600 = 7.200 segundos.
- De minutos para hora: dividir por 60.
Exemplo: Quantas horas tem em 190 minutos?

Cálculo com medidas de tempo:
A operação com medidas de tempo devem ser feitas considerando a mesma unidade (hora com hora, minuto com minuto, segundo com segundo), fazendo as conversões entre as unidades sempre que necessárias.
Exemplo 1: Juliana vai ao cinema, na sessão das 14:20h. O filme tem duração de 103 minutos. Que horas terminará esta sessão?

Exemplo 2: André é um atleta de judô. Ele está treinando para o próximo campeonato. Hoje, o treino começou às 8:30h e terminou às 13:05h. Quanto tempo André treinou?

Para reforçar esses conteúdos, assista à videoaula “Medidas de tempo e suas conversões: hora, minuto e segundo”, da professora Cristiane Souza, do Canal Estúdio Conexão Escola.
Agora, aplique o que aprendeu resolvendo as atividades a seguir.
QUESTÃO 1
Para medir o tempo de um banho, a unidade de medida de tempo mais indicada é
(A) dia.
(B) hora.
(C) minuto.
(D) segundo.
QUESTÃO 2
Em meia hora há
(A) meio minuto.
(B) 3 minutos.
(C) 20 minutos.
(D) 30 minutos.
QUESTÃO 3
Laís encontrou uma receita de pão na internet. Na imagem, estão indicados o tempo de preparo da massa e o tempo de cozimento no forno.

Fonte: Receita de pão caseiro – Acervo NEC – produzida no canva.com.
A) Qual é o tempo total da receita?
B) Se Laís começar a receita às 14 horas, a que horas ela terminará a preparação da massa?
C) Se o pão for colocado no forno para assar às 14h35min, a que horas ele ficará pronto?
QUESTÃO 4
Um ônibus partiu da cidade de Goiânia às 8h10min e chegou à cidade de Brasília às 10h55min, sem fazer paradas durante o trajeto.
Qual foi o tempo total de viagem desse ônibus?
QUESTÃO 5
O dentista recomenda escovar os dentes por 3 minutos para mantê-los limpos e saudáveis.
Marcos resolveu medir quanto tempo ele realmente gasta. Usou o cronômetro do celular e descobriu que gastou 2 minutos e 10 segundos.
Responda:
 A) Quanto tempo a mais Marcos precisa escovar para chegar aos 3 minutos?
B) Por que é importante escovar os dentes pelo tempo recomendado?
C) Quanto tempo você leva para escovar os seus dentes? 
QUESTÃO 6
Relacione o tempo da coluna A ao seu equivalente na coluna B.
(A) 1h30min. ( ) 12h.
(B) 2 minutos. ( ) 90min.
(C) ¾ de hora. ( ) 120 segundos.
(D) meio-dia. ( ) 45min.
| Autoria | Cristiane Soares de Souza | 
| Formação | Matemática – Licenciatura | 
| Componente curricular | Matemática | 
| Habilidades | (EF05MA19 – D) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de tempo, recorrendo a transformações entre as unidades de medidas mais usuais em contextos socioculturais. (EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seus cotidiano, como informar horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração. | 
| Objetos de conhecimento / conteúdos | Medidas de tempo: hora, minuto e segundo; relações entre as medidas; frações do tempo; conversão entre as medidas; cálculo com intervalos de tempo. | 
| Descritor(es) | D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo. D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e de término e/ou intervalo de duração de um evento ou acontecimento. 5M2.5 – Determinar o horário de início, o horário de término ou a duração de um acontecimento. | 
| Referências | DANTE, Luiz Roberto. VIANA, Fernando. Ápis mais: Matemática. 1ª edição / São Paulo. Editora Ática, 2021. Moya, Paula Tamyris. et al. A organização do ensino da grandeza tempo nos anos iniciais de escolarização. Educación Matemática, vol. 31, núm. 3, diciembre de 2019. Disponível em https://www.revista-educacion-matematica.org.mx/descargas/vol31/3/06_REM31-3.pdf. Acessado em 22/10/25. | 
