ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC/GO – AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
AS MEDIDAS DE TEMPO SURGIRAM PARA ATENDER A DIVERSAS NECESSIDADES DOS SERES HUMANOS.
O HOMEM PRECISAVA OBSERVAR O TEMPO PARA REALIZAR SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS COMO: CAÇAR, PLANTAR, COLHER, PESCAR (COMPREENDENDO O PERÍODO DE TEMPO ENTRE CULTIVO E A COLHEITA).
EXISTEM VÁRIAS UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO, COMO A HORA, MINUTO, SEGUNDO, SEMANA, DIA, ANO, DÉCADA, SÉCULO, ENTRE OUTRAS.
INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA MEDIÇÃO DE TEMPO.
VAMOS VER A VIDEOAULA?
HORA DA ATIVIDADE
QUESTÃO 1
VAMOS ENUMERAR OS DIAS DA SEMANA SEGUINDO A SEQUÊNCIA:
QUESTÃO 2
MARQUE O MÊS QUE NÓS ESTAMOS:
QUESTÃO 3
VAMOS FAZER A CRUZADINHA? SIGA AS PISTAS E COMPLETE OS NOMES DOS MESES DO ANO.
QUESTÃO 4
VAMOS RECORTAR E COLAR NA ORDEM?
Para acessar o material desta atividade clique no link: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1o-ano/
Componente Curricular | Matemática |
Habilidade | (EF01MA17-B) Reconhecer que um dia tem 24 horas, uma semana tem 7 dias, um mês tem 28, 29, 30 ou 31 dias, um ano tem 12 meses, utilizando situações cotidianas. (EF01MA17-C) Nomear os dias da semana e os meses do ano. (EF01MA17-E) Identificar datas significativas em calendários: aniversário, feriados, início e término do ano letivo, férias escolares. |
REFERÊNCIAS | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1o. Bimestre; Goiânia, 2022. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. WOOD, Audrey; WOOD Don. A bruxa Salomé. 9 ed. São Paulo: Ática, 2019. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA |