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Matemática – Medidas de Capacidade e Massa

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Imagem produzida em: www.canva.com

Você já parou para pensar como sabemos a quantidade de um remédio que devemos tomar? Ou como sabemos quanto pesa um pacote de arroz ou quantos litros tem uma garrafa de suco? Para isso, usamos medidas de capacidade e de massa!

As medidas de capacidade servem para saber quanto cabe dentro de um recipiente, como água, suco ou leite. Já as medidas de massa nos ajudam a descobrir quanto algo pesa, como um pacote de feijão, um pedaço de queijo ou uma mochila cheia.

No nosso dia a dia, usamos várias unidades de medida. Algumas são não padronizadas, como um copo, uma colher ou uma garrafinha. Outras são padronizadas, que são usadas no mundo todo, como:

Litro (L) e mililitro (mL) para medir líquidos.

Quilograma (kg), grama (g) e miligrama (mg) para medir o peso das coisas.

Você pode ver essas medidas em embalagens de alimentos, rótulos de produtos, caixas de leite, garrafinhas de água e até nas bulas de remédio. Por exemplo: uma bula pode dizer “Tomar 5 mL a cada 6 horas”. Isso quer dizer que precisamos usar uma colher ou uma seringa com 5 mL para tomar a quantidade certa do remédio.

Aprender sobre essas medidas é muito importante! Assim, você vai saber comparar e estimar se um pacote está mais leve ou mais pesado, ou se um copo cabe mais ou menos que uma garrafinha. Também vai ajudar a fazer escolhas melhores na hora de comer ou tomar um remédio.

Vamos fazer juntos atividades para medir, comparar e descobrir essas quantidades? Com copos, garrafas, colheres, balanças e até embalagens usadas, você vai aprender brincando e entendendo melhor o mundo ao seu redor.

Preparado para medir, pesar e se divertir?

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Medidas de Capacidade e Massa – 3º ano – Anos Iniciais – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/yhcUMYDA3RM>. Acesso em: 31, jul. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

A mãe de Lucas preparou um suco natural e colocou em uma garrafa de 1 litro. Lucas bebeu 250 mililitros do suco. Ainda restou na garrafa

(A) 750 mililitros.

(B) 500 mililitros.

(C) 1000 mililitros.

(D) 250 mililitros.

QUESTÃO 2

Observe a frase abaixo escrita em uma bula de remédio:

“Tomar 5 mL a cada 8 horas.”

A unidade usada para medir a quantidade do remédio é

(A) quilograma (kg).

(B) litro (L).

(C) mililitro (mL).

(D) grama (g).

QUESTÃO 3

Vamos brincar de feira! Imagine que você comprou:

– 1 kg de batatas

– 2 kg de laranjas

– 500 g de cenouras

Qual é o peso total da sua compra?

QUESTÃO 4

Na festa de aniversário de Sofia, a mãe dela preparou 3 garrafas de suco, cada uma com 1,5 litro. Durante a festa, os convidados beberam 3 litros de suco.

Quantos litros de suco ainda sobraram depois da festa?

QUESTÃO 5

O veterinário receitou um remédio para o cachorro de Lívia: 15 mL por dia, divididos em 3 vezes ao dia.

Pergunta:

Quantos mililitros Lívia deve dar ao cachorro em cada dose?

QUESTÃO 6

Lucas foi à feira com sua avó e compraram:

– 2 kg de maçãs,

– 1,5 kg de bananas,

– 500 g de uvas.

Qual foi o peso total das frutas que eles compraram?


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Medidas de comprimento, capacidade e massa (unidades não convencionais e convencionais): registro, instrumentos de medida, estimativas e comparações – Comparação de áreas por superposição.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:   (EF03MA20-A) Estimar e medir medidas de capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama, presentes em textos cotidianos, tais como: embalagens, bulas de remédios, entre outros.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 31, jul. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 31, juL. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.