You are currently viewing MATEMÁTICA – MEDIDA DE COMPRIMENTO: UNIDADES NÃO PADRONIZADAS (MEDINDO COM PALMOS E PASSOS)

MATEMÁTICA – MEDIDA DE COMPRIMENTO: UNIDADES NÃO PADRONIZADAS (MEDINDO COM PALMOS E PASSOS)

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS SOBRE MEDIDAS DE COMPRIMENTO – Saber Matemática

bancoimagenes.isftic.mepsyd.es

HOJE VAMOS EXPLORAR A MEDIÇÃO DE COMPRIMENTOS COM UNIDADES DE MEDIDA NÃO PADRONIZADAS. DE MANEIRA SIMPLES, RETOMAREMOS OS PROCESSOS HISTÓRICOS DE MEDIÇÃO DE COMPRIMENTOS VIVENCIADOS PELO SER HUMANO E, AO MESMO TEMPO, CONVIDAMOS VOCÊ A REFLETIR SOBRE A NECESSIDADE DAS UNIDADES PADRONIZADAS DE COMPRIMENTO.


OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? VOCÊ SABIA QUE PODEMOS MEDIR COMPRIMENTOS COM PARTES DO NOSSO CORPO? VAMOS ESTIMAR, MEDIR E COMPARAR COMPRIMENTOS USANDO UNIDADES DE MEDIDA NÃO PADRONIZADAS. VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA MEDIDAS PADRONIZADAS E MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS? AS UNIDADES DE MEDIDAS PADRONIZADAS SÃO: QUILÔMETRO (KM), HECTÔMETRO (HM), DECÂMETRO (DAM), METRO (M), DECÍMETRO (DM), CENTÍMETRO (CM) E MILÍMETRO (MM). E AS MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS MEDIMOS COM NOSSO CORPO (PÉS E MÃOS). VOCÊ JÁ TENTOU MEDIR COM PALMOS? VAMOS TENTAR? FIQUE ATENTO (A) À NOSSA VIDEOAULA DE HOJE

MATEMÁTICA TURMA B/2 ANO/ CICLO DA INFÂNCIA

VAMOS VER SE VOCÊ COMPREENDEU? QUE TAL MEDIR A ALTURA DE ALGUM FAMILIAR USANDO O PALMO COMO UNIDADE DE MEDIDA. ANOTE OS RESULTADOS OBTIDOS NO SEU CADERNO. PODE SER QUE A ALTURA DA PESSOA QUE VOCÊ MEDIR NÃO SEJA UMA QUANTIDADE EXATA DE UNIDADES DE MEDIDA, OU SEJA, PODE TER ALGUNS PALMOS E POUCO (A METADE DE UM PALMO).

ATIVIDADE 1 

LORENA E EDUARDA SÃO IRMÃS E ESTUDAM NA MESMA ESCOLA. COMO TAREFA DE CASA ELAS MEDIRAM O COMPRIMENTO DA MESA DE CASA USANDO O PALMO COMO UNIDADE DE MEDIDA. DEPOIS, PEDIRAM PARA OS SEUS PAIS E AVÓS TAMBÉM MEDIREM O COMPRIMENTO DA MESA, USANDO O PALMO. VEJA OS RESULTADOS: 

  • LORENA: 12 PALMOS. 
  • EDUARDA: 13 PALMOS 
  • PAI: 6 PALMOS 
  • MÃE: 8 PALMOS 
  • AVÓ: 8 PALMOS 
  • AVÔ: 7 PALMOS.

POR QUE HÁ RESULTADOS DIFERENTES NA MEDIDA DO COMPRIMENTO DA MESA? 

QUEM APRESENTOU O RESULTADO CORRETO? 

QUEM POSSUI O PALMO MAIOR? COMO É POSSÍVEL SABER? 

• E QUEM POSSUI O PALMO MENOR? 


ATIVIDADE 2

SE EU, PROFESSORA, UTILIZAR MEU PASSO PARA MEDIR A LARGURA DA SALA, IREI OBTER O MESMO NÚMERO DE PASSOS QUE ALGUM DE VOCÊS OBTERIA USANDO SEU PASSO? POR QUÊ?

É IMPORTANTE OBSERVAR O USO ADEQUADO DAS UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO EM RELAÇÃO AO COMPRIMENTO QUE SE DESEJA MEDIR, POR EXEMPLO: USAR O PASSO COMO UNIDADE PARA MEDIR O CONTORNO DA SALA DE AULA É MAIS ADEQUADO DO QUE MEDIR COM O PALMO. 

            APRESENTAMOS DUAS QUESTÕES PARA O FECHAMENTO DO NOSSO TRABALHO HOJE:

  1. QUAL UNIDADE DE MEDIDA DE COMPRIMENTO VOCÊ USARIA PARA MEDIR O CONTORNO DA SALA DE AULA: O PALMO OU O PASSO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA. 

2. SE VOCÊ E SEUS COLEGAS MEDIREM O CONTORNO DA SALA DE AULA USANDO O PASSO COMO UNIDADE DE MEDIDA, O RESULTADO DA MEDIÇÃO SERÁ IGUAL PARA TODOS? 

             EXPLIQUE SUA RESPOSTA.

3. REALIZE A MEDIDA DE UMA DAS DIMENSÕES DA SUA SALA, COMPRIMENTO OU LARGURA, UTILIZANDO PARA TANTO O SEU PASSO COMO UNIDADE DE MEDIDA. ANOTE O RESULTADO. 


VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • IDENTIFICAR MEDIDAS PADRONIZADAS E MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS. 
  • PODEMOS MEDIR COMPRIMENTOS COM PARTES DO NOSSO CORPO. 
  • MEDIR COM PALMOS E PASSOS.

HABILIDADES ESTRUTURANTES(EF02MA16) ESTIMAR, MEDIR E COMPARAR COMPRIMENTOS DE LADOS DE SALAS (INCLUINDO CONTORNO) E DE POLÍGONOS, UTILIZANDO UNIDADES DE MEDIDA NÃO PADRONIZADAS E PADRONIZADAS (METRO, CENTÍMETRO E MILÍMETRO) E INSTRUMENTOS ADEQUADOS. 

REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. DISPONÍVEL EM: < file:///C:/Users/NossaCasa/Downloads/Vol%20II%20-%20Anos%20Iniciais%20leila%20mandou.pdf >. ACESSO EM: 29 DE MAIO DE 2021.
IMAGENS RETIRADAS DOS SITES:http://bancoimagenes.isftic.mepsyd.es/https://www.smartkids.com.br/trabalho/medidas-e-grandezas