bancoimagenes.isftic.mepsyd.es
HOJE VAMOS EXPLORAR A MEDIÇÃO DE COMPRIMENTOS COM UNIDADES DE MEDIDA NÃO PADRONIZADAS. DE MANEIRA SIMPLES, RETOMAREMOS OS PROCESSOS HISTÓRICOS DE MEDIÇÃO DE COMPRIMENTOS VIVENCIADOS PELO SER HUMANO E, AO MESMO TEMPO, CONVIDAMOS VOCÊ A REFLETIR SOBRE A NECESSIDADE DAS UNIDADES PADRONIZADAS DE COMPRIMENTO.
OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? VOCÊ SABIA QUE PODEMOS MEDIR COMPRIMENTOS COM PARTES DO NOSSO CORPO? VAMOS ESTIMAR, MEDIR E COMPARAR COMPRIMENTOS USANDO UNIDADES DE MEDIDA NÃO PADRONIZADAS. VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA MEDIDAS PADRONIZADAS E MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS? AS UNIDADES DE MEDIDAS PADRONIZADAS SÃO: QUILÔMETRO (KM), HECTÔMETRO (HM), DECÂMETRO (DAM), METRO (M), DECÍMETRO (DM), CENTÍMETRO (CM) E MILÍMETRO (MM). E AS MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS MEDIMOS COM NOSSO CORPO (PÉS E MÃOS). VOCÊ JÁ TENTOU MEDIR COM PALMOS? VAMOS TENTAR? FIQUE ATENTO (A) À NOSSA VIDEOAULA DE HOJE
VAMOS VER SE VOCÊ COMPREENDEU? QUE TAL MEDIR A ALTURA DE ALGUM FAMILIAR USANDO O PALMO COMO UNIDADE DE MEDIDA. ANOTE OS RESULTADOS OBTIDOS NO SEU CADERNO. PODE SER QUE A ALTURA DA PESSOA QUE VOCÊ MEDIR NÃO SEJA UMA QUANTIDADE EXATA DE UNIDADES DE MEDIDA, OU SEJA, PODE TER ALGUNS PALMOS E POUCO (A METADE DE UM PALMO).
ATIVIDADE 1
LORENA E EDUARDA SÃO IRMÃS E ESTUDAM NA MESMA ESCOLA. COMO TAREFA DE CASA ELAS MEDIRAM O COMPRIMENTO DA MESA DE CASA USANDO O PALMO COMO UNIDADE DE MEDIDA. DEPOIS, PEDIRAM PARA OS SEUS PAIS E AVÓS TAMBÉM MEDIREM O COMPRIMENTO DA MESA, USANDO O PALMO. VEJA OS RESULTADOS:
- LORENA: 12 PALMOS.
- EDUARDA: 13 PALMOS
- PAI: 6 PALMOS
- MÃE: 8 PALMOS
- AVÓ: 8 PALMOS
- AVÔ: 7 PALMOS.
POR QUE HÁ RESULTADOS DIFERENTES NA MEDIDA DO COMPRIMENTO DA MESA?
• QUEM APRESENTOU O RESULTADO CORRETO?
• QUEM POSSUI O PALMO MAIOR? COMO É POSSÍVEL SABER?
• E QUEM POSSUI O PALMO MENOR?
ATIVIDADE 2
SE EU, PROFESSORA, UTILIZAR MEU PASSO PARA MEDIR A LARGURA DA SALA, IREI OBTER O MESMO NÚMERO DE PASSOS QUE ALGUM DE VOCÊS OBTERIA USANDO SEU PASSO? POR QUÊ?
É IMPORTANTE OBSERVAR O USO ADEQUADO DAS UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO EM RELAÇÃO AO COMPRIMENTO QUE SE DESEJA MEDIR, POR EXEMPLO: USAR O PASSO COMO UNIDADE PARA MEDIR O CONTORNO DA SALA DE AULA É MAIS ADEQUADO DO QUE MEDIR COM O PALMO.
APRESENTAMOS DUAS QUESTÕES PARA O FECHAMENTO DO NOSSO TRABALHO HOJE:
- QUAL UNIDADE DE MEDIDA DE COMPRIMENTO VOCÊ USARIA PARA MEDIR O CONTORNO DA SALA DE AULA: O PALMO OU O PASSO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
2. SE VOCÊ E SEUS COLEGAS MEDIREM O CONTORNO DA SALA DE AULA USANDO O PASSO COMO UNIDADE DE MEDIDA, O RESULTADO DA MEDIÇÃO SERÁ IGUAL PARA TODOS?
EXPLIQUE SUA RESPOSTA.
3. REALIZE A MEDIDA DE UMA DAS DIMENSÕES DA SUA SALA, COMPRIMENTO OU LARGURA, UTILIZANDO PARA TANTO O SEU PASSO COMO UNIDADE DE MEDIDA. ANOTE O RESULTADO.
VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?
- IDENTIFICAR MEDIDAS PADRONIZADAS E MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS.
- PODEMOS MEDIR COMPRIMENTOS COM PARTES DO NOSSO CORPO.
- MEDIR COM PALMOS E PASSOS.
HABILIDADES ESTRUTURANTES | (EF02MA16) ESTIMAR, MEDIR E COMPARAR COMPRIMENTOS DE LADOS DE SALAS (INCLUINDO CONTORNO) E DE POLÍGONOS, UTILIZANDO UNIDADES DE MEDIDA NÃO PADRONIZADAS E PADRONIZADAS (METRO, CENTÍMETRO E MILÍMETRO) E INSTRUMENTOS ADEQUADOS. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. DISPONÍVEL EM: < file:///C:/Users/NossaCasa/Downloads/Vol%20II%20-%20Anos%20Iniciais%20leila%20mandou.pdf >. ACESSO EM: 29 DE MAIO DE 2021. IMAGENS RETIRADAS DOS SITES:http://bancoimagenes.isftic.mepsyd.es/https://www.smartkids.com.br/trabalho/medidas-e-grandezas |