Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Disponível em: <Financeiro Planejamento Relatório – Foto gratuita no Pixabay – Pixabay> último acesso em 20 de junho de 2023.
A média aritmética ponderada é uma técnica estatística poderosa que combina os conceitos da média aritmética com a ideia de pesos atribuídos a cada valor individual. Ela é frequentemente utilizada em diversas áreas, como finanças, estatísticas, ciências sociais, engenharia e até mesmo em nosso cotidiano.
A média aritmética simples é a soma de um conjunto de valores dividida pelo número de elementos nesse conjunto. No entanto, nem sempre todos os valores têm a mesma relevância em uma análise. É aí que a média aritmética ponderada entra em cena. Nela, cada valor é multiplicado por um peso que reflete sua importância relativa e, em seguida, a soma desses produtos é dividida pela soma dos pesos.
Por exemplo, suponha que estamos calculando a média de notas de um aluno em um semestre. As notas das provas, trabalhos e participações em sala de aula podem ter pesos diferentes. A média aritmética ponderada leva em consideração esses pesos para calcular uma média mais precisa, dando maior peso às notas de maior relevância.
Devemos ressaltar que os pesos devem ser valores não negativos e a soma deles deve ser diferente de zero. Caso contrário, o cálculo não faria sentido, pois algum valor estaria sendo considerado com peso negativo ou não haveria contribuição real para o resultado.
Para calcular a média aritmética ponderada, siga os seguintes passos:
- Multiplique cada valor pelo seu respectivo peso.
- Some todos os produtos obtidos no passo anterior.
- Some todos os pesos.
- Divida a soma dos produtos pelo somatório dos pesos.
É importante notar que a média aritmética ponderada pode ser utilizada tanto para dados quantitativos (como notas, valores financeiros) quanto para dados qualitativos (como avaliações, classificações).
Em conclusão, a média aritmética ponderada permite obter resultados mais precisos, ao atribuir pesos adequados a cada valor em um conjunto de dados. Sua versatilidade e aplicabilidade em diversas áreas tornam-na uma técnica fundamental para análises estatísticas mais sofisticadas e decisões informadas em diferentes contextos.
Agora que você estudou sobre média aritmética ponderada, que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?
QUESTÃO 1
Em uma competição de música, os jurados atribuem notas de 1 a 10 para cada apresentação. As notas são multiplicadas pelos pesos 1, 2, 3 e 4, respectivamente. Se os jurados deram notas 8, 7, 9 e 6 para uma apresentação, a média aritmética ponderada da apresentação é
(A) 7,4
(B) 6,8
(C) 8,2
(D) 6,0
QUESTÃO 2
Em uma pesquisa de satisfação de um restaurante, a média aritmética ponderada das avaliações dos clientes para os aspectos “qualidade da comida” (peso 3), “atendimento” (peso 2) e “ambiente” (peso 1) foram: 4,8, 3,5 e 4,2, respectivamente. A média aritmética ponderada geral da satisfação dos clientes nesse restaurante é
(A) 3,5
(B) 4,2
(C) 4,3
(D) 4,5
QUESTÃO 3
Em uma competição de ginástica, a nota final de cada atleta é a média aritmética ponderada das notas dadas por cinco juízes. Os pesos atribuídos a cada juiz são 2, 1, 1, 1 e 3, respectivamente. Se as notas dadas pelos juízes foram 8,0, 9,0, 8,5, 9,5 e 8,8, qual é a nota final do atleta?
QUESTÃO 4
Um aluno tem três notas em um curso: 7,5 em uma prova (peso 3), 8,0 em um trabalho (peso 2) e 9,0 em uma apresentação (peso 1). Calcule a média aritmética ponderada das notas do aluno.
Autoria: | Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF07MA35-B) Apresentar a diferença do uso da média estatística aritmética em relação ao uso da média estatística ponderada como indicador da tendência de uma pesquisa. |
Referências | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 1° Bimestre; Goiânia, 2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. |