Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Disponível em: <Calculadora Cálculo Garantia – Foto gratuita no Pixabay – Pixabay> último acesso em 29 de junho de 2023.
A média aritmética simples é um conceito fundamental da matemática e estatística que é amplamente utilizado em várias áreas do conhecimento. É uma medida de tendência central que representa o valor médio de um conjunto de números. A média aritmética é calculada somando todos os valores e dividindo o resultado pelo número total de elementos.
Para calcular a média aritmética simples, você precisa seguir alguns passos simples. Primeiro, some todos os valores do conjunto de números. Em seguida, divida o resultado pelo número total de elementos no conjunto. A fórmula geral para calcular a média aritmética é a seguinte:
Média = (soma dos valores) / (número de elementos)
Por exemplo, vamos calcular a média aritmética simples de um conjunto de números: 5, 10, 15, 20 e 25.
Primeiro, some todos os valores:
5 + 10 + 15 + 20 + 25 = 75.
Em seguida, divida a soma pelo número total de elementos, que é 5:
75 / 5 = 15.
Portanto, a média aritmética simples deste conjunto é igual a 15.
A média aritmética é uma medida útil para resumir um conjunto de dados. Ela fornece um valor representativo que está próximo do centro dos dados. Além disso, a média aritmética pode ser usada para comparar diferentes conjuntos de números e determinar se eles têm valores semelhantes ou diferentes.
Vamos supor que você esteja interessado em calcular a média das notas de um aluno em um semestre de aulas. Para isso, você possui as seguintes notas parciais: 8, 7, 9, 6 e 10.
Para calcular a média aritmética simples dessas notas, você precisa somar todos os valores e dividir pelo número total de notas. Vamos fazer os cálculos:
Soma das notas: 8 + 7 + 9 + 6 + 10 = 40 Número total de notas: 5
Média aritmética = (soma das notas) / (número de notas) = 40 / 5 = 8
Portanto, a média aritmética das notas desse aluno é igual a 8. Essa informação representa o desempenho médio do aluno ao longo do semestre.
A média aritmética é uma medida útil para avaliar o rendimento geral de um aluno em um determinado período de tempo. No exemplo acima, a média de 8 indica que o aluno teve um desempenho razoável, mas é importante lembrar que a média não fornece informações detalhadas sobre as notas individuais e seu contexto. Portanto, é sempre importante analisar os dados de forma mais completa, levando em consideração outros fatores relevantes.
Devemos então considerar que a média aritmética não fornece informações completas sobre a distribuição dos dados. Por isso, é importante considerar outros aspectos, como a variabilidade e a dispersão dos dados, ao interpretar e comparar conjuntos diferentes.
Vamos considerar um exemplo. Suponha que você esteja analisando as vendas diárias de dois restaurantes, Restaurante A e Restaurante B, ao longo de um mês. Ambos os restaurantes têm a mesma média aritmética de vendas diárias, que é de R$ 1000.
Ao observar apenas a média, poderíamos concluir que os dois restaurantes estão performando igualmente bem em termos de vendas. No entanto, se analisarmos a variabilidade dos dados, podemos encontrar conclusões diferentes.
Ao examinar os dados do Restaurante A, percebemos que as vendas diárias variam de R$ 500 a R$ 1500. Isso indica uma grande dispersão nos números, sugerindo que o restaurante tem dias muito bons e outros menos favoráveis em termos de vendas.
Por outro lado, ao analisar os dados do Restaurante B, descobrimos que as vendas diárias variam de R$ 900 a R$ 1100. Aqui, a dispersão é menor, o que sugere que o restaurante mantém vendas mais estáveis ao longo do mês.
Embora ambos os restaurantes tenham a mesma média de R$ 1000, suas características são distintas. O Restaurante A tem uma performance mais volátil, com dias de vendas muito altas e outros com vendas mais baixas. Já o Restaurante B apresenta vendas mais consistentes, sem grandes flutuações.
Nesse exemplo, a análise da variabilidade dos dados nos permite obter uma conclusão qualitativa diferente, apesar da média aritmética ser igual. Dependendo do contexto, essa informação pode ser relevante para compreender melhor a performance dos restaurantes e tomar decisões adequadas, como identificar oportunidades de melhoria ou planejar a capacidade de atendimento.
Agora que você estudou sobre média aritmética, que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?
QUESTÃO 1
Um estudante está calculando a média de suas notas em uma disciplina ao longo de um semestre. As notas parciais são: 7, 8, 9, 6 e 7. A média aritmética das notas do estudante nessa disciplina é
(A) a média aritmética das notas do estudante é 7,4.
(B) a média aritmética das notas do estudante é 7,2.
(C) a média aritmética das notas do estudante é 7,6.
(D) a média aritmética das notas do estudante é 7,8.
Questão 2
Uma empresa possui cinco funcionários e está calculando a média salarial da equipe. Os salários mensais são os seguintes: R$ 2.000, R$ 2.500, R$ 3.000, R$ 2.200 e R$ 2.800. A média salarial dos funcionários dessa empresa é
(A) a média salarial dos funcionários dessa empresa é R$ 2.500.
(B) a média salarial dos funcionários dessa empresa é R$ 2.400.
(C) a média salarial dos funcionários dessa empresa é R$ 2.700.
(D) a média salarial dos funcionários dessa empresa é R$ 2.600.
QUESTÃO 3
Considere dois supermercados, A e B, que estão calculando a média de preços de um determinado produto ao longo de um mês. No supermercado A, os preços diários variam entre R$ 5 e R$ 15, enquanto no supermercado B, os preços diários variam entre R$ 8 e R$ 12. Apesar de ambos os supermercados terem a mesma média aritmética para o produto, qual deles possui uma faixa de variação de preços mais significativa e por quê?
QUESTÃO 4
Em uma competição de saltos ornamentais, dois atletas, Maria e João, receberam notas dos juízes. Maria obteve as seguintes notas: 8, 7, 9, 6 e 8. João, por sua vez, recebeu as seguintes notas: 7, 8, 9, 6 e 8. Apesar de ambos terem a mesma média aritmética de 7.6, qual dos atletas teve um desempenho mais consistente ao longo da competição e por quê?
Autoria: | Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF07MA35-A) Analisar situações cotidianas diversas em que dois conjuntos de dados diferentes com mesma média aritmética apresentam conclusões qualitativas distintas. |
Referências | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. |