Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
Leitura de Tabelas e Gráficos

Figura 1 – Elaborada por Danielle Fantini no Canva (2025).
Tabelas e gráficos estão presentes em nosso dia a dia de diversas formas e são ferramentas essenciais para organizar, visualizar e compreender informações com mais facilidade. Eles aparecem em jornais, redes sociais, embalagens de produtos, boletins escolares, pesquisas de opinião, resultados esportivos, entre outros. A tabela permite registrar dados de forma clara e objetiva, enquanto os gráficos transformam esses dados em imagens que facilitam comparações e interpretações rápidas. Aprender a ler e interpretar tabelas e gráficos ajuda a tomar decisões mais conscientes e a entender melhor o mundo ao nosso redor.
Na aula de matemática, a turma do 3º ano B fez uma pesquisa para descobrir qual o esporte preferido entre os colegas.
Já o gráfico de pizza mostra os dados como partes de um círculo, como se fosse uma pizza cortada em fatias. Cada fatia representa a porcentagem de alunos que escolheu aquele esporte. A fatia do futebol, por exemplo, é a maior, pois representa 40% das escolhas (12 em 30).

Esse gráfico é útil para perceber as proporções entre as preferências da turma.
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
O esporte mais preferido pelos alunos do 3º ano B é o…

(A) futebol, com 12 votos.
(B) vôlei, com 8 votos.
(C) basquete, com 5 votos.
(D) natação, com 3 votos.
QUESTÃO 2
O gráfico de pizza é útil porque

A) mostra as partes em relação ao total de votos.
B) mostra o número exato de alunos de cada esporte.
C) mostra as colunas que comparam as quantidades.
D) mostra apenas os esportes com menos de 5 votos.
QUESTÃO 3
Qual é o total de alunos que preferem futebol, voleibol e ginástica?

Resposta:
QUESTÃO 4
Qual coluna do gráfico de colunas representa o menor valor?
( ) A coluna com a quantidade mediana.
( ) A coluna com a menor quantidade.
( ) A coluna com a maior quantidade.
QUESTÃO 5
Observando os dados representados na tabela e nos gráficos das questões anteriores, quantos alunos participaram da pesquisa sobre esportes?
Resposta:
QUESTÃO 6
Entrevista entre colegas – Converse com 10 colegas e pergunte qual é a fruta favorita de cada um (sugestões: maçã, banana, uva, melancia, morango).
Anote as respostas e depois organize os dados em uma tabela simples, com duas colunas: Fruta / Quantidade de alunos que escolheram
Em duplas ou individualmente, monte a tabela.
Colorindo os dados:
Use lápis de cor para destacar cada fruta com uma cor diferente.

Interpretação:
Ao final, com base na tabela, responda às perguntas:
Qual foi a fruta mais escolhida?
Qual fruta teve menos votos?
Quantas crianças preferem banana?
Quantas frutas diferentes aparecem na tabela?
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras: Tabelas de dupla entrada; Gráficos de barras ou colunas simples; Coleta, leitura, comparação e interpretação de dados. |
Descritor(es) – SAEB: | D27 Ler informações e dados apresentados em tabelas. D28 Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas). |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento – DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:: | (EF03MA26-A) Resolver problemas com dados apresentados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras ou colunas simples em situações significativas das realidades sociocultural e econômica. (EF03MA26-B) Estabelecer relações entre dados, fazer estimativas e previsões de dados associadas à coleta, leitura, comparação e interpretação de dados, com apoio de recursos multissemióticos, incluindo gráficos de barras ou coluna simples e tabelas de dupla entrada. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 15, mai. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 15, mai. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |