Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Leitura de horas em relógio digital e analógico
Você já parou para pensar em como usamos o tempo todos os dias? Quando acordamos, olhamos o relógio para saber se está na hora de ir para a escola. À tarde, temos hora para fazer a lição de casa, brincar, tomar banho e dormir. Saber ler e registrar as horas, os minutos e até os segundos é muito importante para organizar nossas atividades e não perder nenhum compromisso!
O tempo pode ser medido de várias formas. No relógio, vemos os horários em horas (h), minutos (min) e, em alguns casos, segundos (s). Um relógio completo tem 12 horas marcadas. Cada hora tem 60 minutos e cada minuto tem 60 segundos.
Existem dois tipos de relógio que usamos bastante: o relógio com ponteiros, que é o analógico, e o relógio que mostra os números, que é o digital. No relógio com ponteiros, temos dois ponteiros principais: o ponteiro pequeno mostra as horas e o ponteiro grande mostra os minutos. Por exemplo: se o ponteiro pequeno está no número 4 e o grande está no número 12, o relógio está marcando 4 horas em ponto. Cada número do relógio vale 5 minutos.
Figura 2 – Elaborada no Canva (2025).
Já no relógio digital, o horário aparece com dois números separados por dois pontinhos, assim: 06:30. O número antes dos dois pontos é a hora, e o número depois é o minuto. Então, 06:30 quer dizer seis horas e trinta minutos. Com atenção e prática, logo você vai ler qualquer relógio rapidinho!
Se for às 06:30 (AM) ou às 18:30 (PM) o relógio aparecerá assim:
Figura 3 – Elaborada no Canva (2025).
AM e PM são siglas usadas para indicar se o horário está antes ou depois do meio-dia, principalmente em relógios com o formato de 12 horas (como os digitais). Veja como funciona:
O que é AM?
AM vem do latim “Ante Meridiem“, que significa antes do meio-dia.
Ou seja, todos os horários que vão da meia-noite (00:00) até 11:59 da manhã são chamados de AM.
Exemplos:
06:00 AM = 6 horas da manhã
09:30 AM = 9 horas e 30 minutos da manhã
O que é PM?
PM vem do latim “Post Meridiem“, que significa depois do meio-dia.
Os horários que vão de 12:00 (meio-dia) até 11:59 da noite são chamados de PM.
Exemplos:
01:00 PM = 1 hora da tarde
08:45 PM = 8 horas e 45 minutos da noite
Dica para não esquecer:
AM = Antes do Meio-dia
PM = Passou do Meio-dia
Veja alguns exemplos do dia a dia:
Se sua aula começa às 7h30 e termina às 11h, ela dura 3 horas e 30 minutos.
Se você inicia um jogo às 15h20 e termina às 16h, jogou por 40 minutos.
Imagine que você começou a assistir a um desenho às 18h45 e ele terminou às 19h10. Para saber quanto tempo ele durou, você pode subtrair os horários:
19h10 – 18h45 = 25 minutos
Agora, imagine que a aula começou às 8h15 e terminou às 9h05.
De 8h15 até 9h00 = 45 minutos
De 9h00 até 9h05 = 5 minutos
Somando: 45 + 5 = 50 minutos
Esses tipos de cálculo ajudam muito em tarefas do dia a dia. Assim, você consegue se organizar melhor, saber quanto tempo está gastando com cada coisa e até planejar momentos de descanso!
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
AM é a sigla usada para indicar os horários que ocorrem
(A) depois do meio-dia.
(B) antes do meio-dia.
(C) à noite, depois das 20h.
(D) entre 12h e 18h.
QUESTÃO 2
Em um relógio analógico, o ponteiro pequeno mostra
(A) os segundos.
(B) os minutos.
(C) as horas.
(D) o tempo total do dia.
QUESTÃO 3
João começou a fazer sua lição de casa às 14h20. Ele terminou às 15h05. Quanto tempo João ficou fazendo a lição?
QUESTÃO 4
Laura olhou para o relógio digital e viu que eram 07:45. Ela sabia que precisava sair de casa às 08:15 para não se atrasar. Quanto tempo ela ainda tem antes de sair de casa?
QUESTÃO 5
Pedro acorda às 06:30 AM, vai para a escola às 07:15 e chega lá às 07:45. Depois, ele tem aula até às 11:30. Quanto tempo ele fica na escola, contando do momento em que chega até a hora de ir embora?
QUESTÃO 6
Quando olhamos o relógio digital e vemos 06:30, isso quer dizer:
( ) seis horas da noite e trinta segundos.
( ) seis horas e meia da manhã.
( ) trinta minutos da noite.
( ) seis horas da tarde e trinta minutos
QUESTÃO 7
Represente as horas citadas no relógio analógico. Utilize a régua para traçar os ponteiros. Capriche.

Professor(a), clique nos botões localizados na parte superior da página para baixar a atividade, os slides e o texto. Sinta-se à vontade para adaptar o conteúdo conforme a necessidade da sua turma.
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Medidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e relações entre unidades de medida de tempo. |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento – DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO): | (EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração |
Descritor(es) – SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB): | — |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 15, mai. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 15, mai. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |