You are currently viewing MATEMÁTICA – LEITURA DE HORAS EM RELÓGIO DIGITAL

MATEMÁTICA – LEITURA DE HORAS EM RELÓGIO DIGITAL

Maquete do assistente digital de tecnologia Psd grátis
FREEPIX/FREE

OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 23/11/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

NESTA ATIVIDADE EXPLORAMOS UM DOS INSTRUMENTOS DE MEDIDA DE TEMPO CONHECIDO PELOS ALUNOS, O RELÓGIO. AS ATIVIDADES VISAM ESSENCIALMENTE A LEITURA DE HORAS EM RELÓGIOS DIGITAIS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO A DETERMINAÇÃO DA DURAÇÃO DE UM INTERVALO DE TEMPO E, EM OUTRAS SITUAÇÕES, O HORÁRIO DE INÍCIO OU DE TÉRMINO DE DETERMINADO ACONTECIMENTO. VAMOS ASSISTIR À VIDEOAULA DE HOJE?

MATEMÁTICA /2 ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL

  • OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? HOJE VAMOS APRENDER SOBRE LEITURA DE HORAS EM RELÓGIO DIGITAL.
  • OS RELÓGIOS SÃO INSTRUMENTOS QUE SERVEM PARA MARCAR O TEMPO, PARA ORGANIZAR E CONTROLAR O TEMPO DE DIVERSAS ATIVIDADES DO DIA A DIA. 
  • EXISTEM OS RELÓGIOS ANALÓGICOS (DE PONTEIROS) E OS DIGITAIS. 

ATIVIDADE 1 

VAMOS CONSTRUIR UM RELÓGIO? PEÇA AJUDA DE UM ADULTO.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • CAIXA DE SAPATO VAZIA
  • CANETA
  • TESOURA
  • COLA
  • 4 TIRAS DE CARTOLINA NUMERADAS 

MODO DE FAZER:
ENCAPE A TAMPA DE UMA CAIXA DE SAPATO. EM SEGUIDA, FAÇA OITO CORTES COMO ILUSTRADO ABAIXO:

MARQUE DOIS PONTOS DE CANETA PARA SEPARAR OS ESPAÇOS DE INDICAÇÃO DAS HORAS E DOS MINUTOS. 

PRENDA AS PONTAS DE CADA TIRA COM DUREX, DE MODO QUE ELAS POSSAM DESLIZAR NOS CORTES FEITOS.


ATIVIDADE 2

VAMOS BRINCAR COM O RELÓGIO?

  • QUAL É A HORA DE ENTRADA NA ESCOLA?
  • A HORA DO INÍCIO DO RECREIO/INTERVALO?
  • A HORA DA SAÍDA DA ESCOLA?
Mulher olhando para tecnologia wearable smartwatch Foto gratuita
FREEPIX/FREE


VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • LER HORAS EM RELÓGIO DIGITAL. 
  • MEDIDAS DE TEMPO: INTERVALO DE TEMPO, USO DO CALENDÁRIO, LEITURA DE HORAS EM RELÓGIOS DIGITAIS E ORDENAÇÃO DE DATAS
  • RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO DURAÇÃO, HORÁRIO DE INÍCIO E DE TÉRMINO DE UM ACONTECIMENTO. 

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

HABILIDADES ESTRUTURANTES (EF02MA19) MEDIR A DURAÇÃO DE UM INTERVALO DE TEMPO POR MEIO DE RELÓGIO DIGITAL E REGISTRAR O HORÁRIO DO INÍCIO E DO FIM DO INTERVALO.

REFERÊNCIAS:GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
.IMAGENS RETIRADAS DOS SITES:HTTPS://BR.FREEPIK.COM/HTTPS://PIXABAY.COM/PT/