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Matemática – Jeitos de Calcular

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Figura 1 – Elaborado por Danielle Fantini no Canva (2025)

Jeitos de Calcular

Olá, estudantes!

Hoje vamos conversar sobre algo que usamos todos os dias, mesmo sem perceber: a adição e a subtração! Elas são como superpoderes da matemática que nos ajudam a resolver muitas situações do nosso dia a dia. Vamos entender melhor?

  • Adição é quando juntamos elementos.
  • Subtração é quando tiramos ou separamos elementos.

No supermercado:

Figura 2 – Elaborado por Danielle Fantini no Canva (2025)

Você tem R$10,00 e quer comprar um chiclete de R$2,00 e uma barrinha de cereal de R$3,00.

Você pode fazer a adição:

R$2,00 + R$3,00 = R$5,00 — Isso mostra quanto você vai gastar.

Depois, faz a subtração:

R$10,00 – R$5,00 = R$5,00 — Isso mostra quanto vai sobrar.

No aniversário:

Figura 3 – Elaborado por Danielle Fantini no Canva (2025)

Se vieram 15 amiguinhos para sua festa e 3 foram embora, quantos ainda estão lá?

15 – 3 = 12 amiguinhos!

Dividindo doces:

Você tem uma sacolinha com 8 balas e ganha mais 4. Agora tem:

8 + 4 = 12 balas!

Brincando:

Figura 4 – Elaborado por Danielle Fantini no Canva (2025)

Você pedalou 6 voltas no parque de manhã e depois mais 5 voltas à tarde. Quantas voltas no total?

6 + 5 = 11 voltas!

Viu só? A gente usa adição e subtração o tempo todo! E é muito legal quando aprendemos a resolver essas continhas com a cabeça (cálculo mental), com lápis e papel (cálculo escrito) ou até brincando com jogos e materiais coloridos!

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Para saber quanto tenho no total ao juntar 7 figurinhas com mais 5 que ganhei de um amigo, eu devo

A) dividir os números.

B) subtrair os números.

C) somar os números.

D) multiplicar os números.

QUESTÃO 2

Se eu tenho 12 lápis e perco 4, para saber quantos ainda tenho, eu devo

A) somar os números.

B) multiplicar por 2.

C) fazer uma subtração.

D) dobrar o número.

QUESTÃO 3

João tem 10 carrinhos. Ele ganhou mais 6 de presente. Quantos carrinhos João tem agora?

QUESTÃO 4

No sábado, a professora Danielle resolveu comprar uma lousa, pagando o valor de R$ 35,00. Marque um X no item que representa tal valor.

QUESTÃO 5

Carlos fez uma trilha no parque. Ele andou 3 km até chegar a uma cachoeira e depois andou mais 4 km até o final da trilha. Quantos quilômetros ele andou no total?

QUESTÃO 6

Desafio – Na Fábrica de Cupcakes Malucos, cada máquina faz 5 cupcakes por hora. Hoje, 3 máquinas estavam funcionando ao mesmo tempo durante 2 horas.

Quantos cupcakes foram feitos no total? Para resolver, use a melhor estratégia, podendo ser: desenhos, contas no papel, imaginação, usando objetos…

(   ) 10 cupcakes

(   ) 15 cupcakes

(   ) 30 cupcakes

(   ) 60 cupcakes

QUESTÃO 7

Agora crie uma situação-problema envolvendo adição e peça para o colega responder.


ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Jeitos de Calcular – 3º ano – Ensino Fundamental – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/popKZpPYzlc>. Acesso em: 07, mai. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Procedimentos de cálculo (mental e escrito) com números naturais: adição e subtração.
Descritor(es) SAEB:D17 Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.  
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA05-A) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo, mental ou escrito, exato ou aproximado incluindo estratégias pessoais e convencionais, identificando as ideias e significados dessas operações e seus fatos básicos para a adição e subtração na resolução de problemas.  

(EF03MA05-B) Elaborar estratégias de cálculo para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais em situações com uso de materiais manipuláveis e/ou jogos matemáticos.  
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 06, mai. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 06, mai. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO).