Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Jeitos de Calcular
Olá, estudantes!
Hoje vamos conversar sobre algo que usamos todos os dias, mesmo sem perceber: a adição e a subtração! Elas são como superpoderes da matemática que nos ajudam a resolver muitas situações do nosso dia a dia. Vamos entender melhor?
- Adição é quando juntamos elementos.
- Subtração é quando tiramos ou separamos elementos.
No supermercado:

Você tem R$10,00 e quer comprar um chiclete de R$2,00 e uma barrinha de cereal de R$3,00.
Você pode fazer a adição:
R$2,00 + R$3,00 = R$5,00 — Isso mostra quanto você vai gastar.
Depois, faz a subtração:
R$10,00 – R$5,00 = R$5,00 — Isso mostra quanto vai sobrar.
No aniversário:

Se vieram 15 amiguinhos para sua festa e 3 foram embora, quantos ainda estão lá?
15 – 3 = 12 amiguinhos!
Dividindo doces:
Você tem uma sacolinha com 8 balas e ganha mais 4. Agora tem:
8 + 4 = 12 balas!
Brincando:

Você pedalou 6 voltas no parque de manhã e depois mais 5 voltas à tarde. Quantas voltas no total?
6 + 5 = 11 voltas!
Viu só? A gente usa adição e subtração o tempo todo! E é muito legal quando aprendemos a resolver essas continhas com a cabeça (cálculo mental), com lápis e papel (cálculo escrito) ou até brincando com jogos e materiais coloridos!
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Para saber quanto tenho no total ao juntar 7 figurinhas com mais 5 que ganhei de um amigo, eu devo
A) dividir os números.
B) subtrair os números.
C) somar os números.
D) multiplicar os números.
QUESTÃO 2
Se eu tenho 12 lápis e perco 4, para saber quantos ainda tenho, eu devo
A) somar os números.
B) multiplicar por 2.
C) fazer uma subtração.
D) dobrar o número.
QUESTÃO 3
João tem 10 carrinhos. Ele ganhou mais 6 de presente. Quantos carrinhos João tem agora?
QUESTÃO 4
No sábado, a professora Danielle resolveu comprar uma lousa, pagando o valor de R$ 35,00. Marque um X no item que representa tal valor.

QUESTÃO 5
Carlos fez uma trilha no parque. Ele andou 3 km até chegar a uma cachoeira e depois andou mais 4 km até o final da trilha. Quantos quilômetros ele andou no total?
QUESTÃO 6
Desafio – Na Fábrica de Cupcakes Malucos, cada máquina faz 5 cupcakes por hora. Hoje, 3 máquinas estavam funcionando ao mesmo tempo durante 2 horas.
Quantos cupcakes foram feitos no total? Para resolver, use a melhor estratégia, podendo ser: desenhos, contas no papel, imaginação, usando objetos…
( ) 10 cupcakes
( ) 15 cupcakes
( ) 30 cupcakes
( ) 60 cupcakes
QUESTÃO 7
Agora crie uma situação-problema envolvendo adição e peça para o colega responder.
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Procedimentos de cálculo (mental e escrito) com números naturais: adição e subtração. |
Descritor(es) SAEB: | D17 Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais. |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA05-A) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo, mental ou escrito, exato ou aproximado incluindo estratégias pessoais e convencionais, identificando as ideias e significados dessas operações e seus fatos básicos para a adição e subtração na resolução de problemas. (EF03MA05-B) Elaborar estratégias de cálculo para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais em situações com uso de materiais manipuláveis e/ou jogos matemáticos. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 06, mai. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 06, mai. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO). |