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Matemática – Interpretando Tabelas e Gráficos

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Figura 1 – Canva (2025).

Interpretando Tabelas e Gráficos

Você já ouviu falar em gráfico de pizza? Esse tipo de gráfico é uma forma visual de representar dados que vieram de uma tabela. Ele é chamado assim porque parece uma pizza cortada em fatias. Cada fatia representa uma parte de um todo, ou seja, mostra como os dados se dividem entre as opções.

Imagine que fizemos uma pesquisa com os alunos da turma perguntando qual é a cor de roupa preferida: azul, vermelho, verde e roxo. Anotamos as respostas em uma tabela simples, que mostra quantos votos cada cor recebeu. Depois, para facilitar a visualização e comparação, transformamos esses dados em um gráfico de pizza. A tabela com os dados ficou assim:

Figura 2 – Elaborada por Danielle Fantini (2025)

No gráfico de pizza, cada cor aparece como uma fatia. Quanto maior a quantidade de votos, maior o tamanho da fatia. Isso ajuda a perceber, de forma rápida, qual foi a cor mais escolhida e qual foi a menos votada.

Fonte: Elaborada por Danielle Fantini (2025).

Para interpretar esse tipo de gráfico, é importante observar:

  • O título, que explica sobre o que o gráfico está falando (Votos);
  • As legendas ou cores, que mostram qual fatia representa qual cor (azul, vermelho, verde e roxo);
  • Os números ou porcentagens, que indicam a quantidade de votos – ou a parte proporcional do total (10, 8, 5 e 7);
  • A fonte, para saber de onde os dados foram retirados.

Além de interpretar, você também pode produzir textos com base nos dados. Por exemplo: “A cor azul foi a preferida da turma, recebendo 10 votos, o que representa a maior parte do gráfico.”

Os gráficos facilitam a leitura de dados em pesquisas, jornais, revistas e até nas redes sociais. Quando você aprende a ler gráficos e tabelas, fica mais preparado para entender o mundo à sua volta com atenção e pensamento crítico.

Agora que você entendeu como a tabela se transforma em gráfico de pizza, vamos conhecer mais sobre esse conteúdo assistindo ao vídeo “Tabela e Gráficos” produzido pela professora Danielle Fantini (https://youtu.be/2-DIO2c9J_Y)!

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Tabelas e Gráficos – 4º ano – Ensino Fundamental – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/2-DIO2c9J_Y>. Acesso em: 09, mai. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

No gráfico de pizza, observamos que a maior fatia representa

(A) cor que teve mais votos na pesquisa.

(B) cor menos rejeitada entre os alunos.

(C) quantidade de alunos que faltaram.

(D) sequência em que as cores foram lidas.

QUESTÃO 2

A relação entre a tabela e o gráfico de pizza é que o/a

(A) gráfico representa os dados da tabela de forma visual.

(B) gráfico mostra valores que não aparecem na tabela.

(C) tabela apresenta imagens que formam o gráfico.

(D) gráfico e a tabela não têm nenhuma ligação.

QUESTÃO 3

Para interpretar um gráfico de pizza, podemos observar o(s)/a(s)

(A) título, a legenda e os números das fatias.

(B) quantidade de palavras escritas no gráfico.

(C) desenhos feitos ao redor da pizza.

(D) número de páginas do caderno do aluno.

QUESTÃO 4

Leia atentamente as informações desta tabela.

Agora responda às perguntas:

a) Qual foi a fruta mais escolhida pelos alunos da turma?

b) Quantos alunos preferem uva?

c) Qual fruta teve a menor quantidade de votos?

d) Quantos alunos no total participaram da pesquisa? Faça o cálculo.

e) Qual é a diferença entre a fruta mais votada e a menos votada? Faça o cálculo.

QUESTÃO 5

Crie um gráfico de pizza com título, dados, fonte. Após peça ao colega para interpretar as informações.


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e colunas e gráficos pictóricos;
Produção de textos a partir da análise de dados estatísticos.
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:
(EF04MA27-A) Ler, interpretar, analisar e resolver problemas com dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada, em gráficos de colunas, barras, simples ou múltiplas, linhas e pictóricos e identificar alguns dos elementos constitutivos, como título, legendas e fontes, utilizando informações do cotidiano e/ou contidas em textos jornalísticos e/ou científicos.

(EF04MA27-B) Produzir textos a partir da análise de dados apresentados por meio de tabelas (simples e de dupla entrada) e gráficos de colunas, barras, simples ou múltiplas, e pictóricos.
Descritor(es):D27 Ler informações e dados apresentados em tabelas.

D28 Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 07, mai. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 07, mai. 2025.  

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais.

Goiânia: Seduc, 2019.   GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Principais Tipos de Gráficos para a Educação Básica. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html>. Acesso em: 07, mai. 2025.

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.