Esta atividade tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN 10) – Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
D 9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e /ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
Horários e intervalos de tempo
Hoje vamos falar sobre algo muito importante: como entender e relacionar o tempo de início e término de um evento, assim como o intervalo de duração desse acontecimento. Essas são habilidades essenciais para organizarmos nossas atividades diárias de forma eficiente.
O tempo é uma parte fundamental das nossas vidas. Ele nos ajuda a saber quando começar e terminar nossas tarefas, como chegar à escola no horário certo e até mesmo a marcar encontros com os amigos para brincar.
O “início” é quando algo começa, e o “término” é quando algo acaba. Por exemplo, quando a aula começa, é o início, e quando ela termina, é o término.
O “intervalo de duração” é o tempo que passa entre o início e o término de um evento. É como se fosse o “espaço” de tempo que aquela atividade ocupa.
Agora, vamos praticar um pouco! Vamos pensar em diferentes atividades do nosso dia-a-dia:
Tomar café da manhã:
Início: Às 7:00 da manhã
Término: Às 7:30 da manhã
Intervalo de duração: 30 minutos
Ir à escola:
Início: Às 8:00 da manhã
Término: Às 2:00 da tarde
Intervalo de duração: 6 horas
Jogar Futebol com os Amigos:
Início: Às 4:00 da tarde
Término: Às 5:30 da tarde
Intervalo de duração: 1 hora e 30 minutos
Agora que entendemos como relacionar o horário de início e término, bem como o intervalo de duração de um evento, podemos organizar nossas atividades de forma mais eficaz. Isso nos ajuda a ser mais pontuais e aproveitar ao máximo o nosso tempo.
Assista a videoaula a seguir:
Questão 1
Luciana está indo para a festa de aniversário de sua amiga. A festa está marcada para começar às 17 horas e 30 minutos e vai durar 2 horas e 45 minutos.
A festa de aniversário de sua amiga vai terminar
(A) Às 19 horas e 15 minutos.
(B) Às 20 horas e 15 minutos.
(C) Às 20 horas e 30 minutos.
(D) Às 20 horas e 45 minutos.
Questão 2
Ana começou a ler um livro no dia 12 de julho e terminou no dia 28 de julho do mesmo ano. Para ler o livro, Ana levou
(A) 14 dias.
(B) 15 dias.
(C) 16 dias.
(D) 17 dias.
Questão 3
Marta é uma estudante muito dedicada. Ela vai para a escola todos os dias de segunda a sexta-feira. A escola começa às 7 horas da manhã e termina às 12 horas. Quantas horas Marta passa na escola todos os dias?
Questão 4
Pedro está aprendendo sobre unidades de tempo na escola. Ele sabe que um ano tem 12 meses. Com base nisso, Pedro gostaria de saber: Quantos trimestres há em um ano e como você chegou a essa conclusão?
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Descritores | D 9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e /ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento. |
Habilidades | (EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração. (EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 3º Bimestre 2023- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. |