Esta proposta de atividade de Matemática tem como base o DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

GRANDEZAS EM AÇÃO
OLÁ ESTUDANTE!
O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER EM DIAS FRIOS? E EM DIAS QUENTES?

NOS DIAS QUENTES, USAMOS ROUPAS LEVES, BRINCAMOS BASTANTE AO AR LIVRE E ATÉ SENTIMOS VONTADE DE TOMAR SUCO GELADO.
JÁ NOS DIAS FRIOS, COLOCAMOS CASACOS, MEIAS E ATÉ TOMAMOS UM CHOCOLATE QUENTE.
MAS… COMO SABEMOS SE O DIA ESTÁ QUENTE OU FRIO?
MEDIDA DE TEMPERATURA
O TERMÔMETRO É O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA MEDIR A TEMPERATURA.
QUANTO MAIS QUENTE (SE A TEMPERATURA ESTÁ ALTA), DIZEMOS QUE ESTÁ CALOR.
QUANTO MAIS FRIO (SE A TEMPERATURA ESTÁ BAIXA), DIZEMOS QUE ESTÁ FRIO.

MEDIDA DE TEMPO
ALÉM DA TEMPERATURA, EXISTE OUTRA MEDIDA QUE USAMOS TODOS OS DIAS: O TEMPO.

O TEMPO NOS AJUDA A ORGANIZAR A NOSSA VIDA. SABEMOS A HORA DE ACORDAR, A HORA DE IR PARA A ESCOLA, A HORA DO RECREIO, E A HORA DE DORMIR.
O TEMPO PODE SER MEDIDO EM HORAS, MINUTOS E SEGUNDOS. TAMBÉM CONTAMOS OS DIAS, AS SEMANAS, OS MESES E OS ANOS.

RESPONDE AÍ:
QUANTAS HORAS VOCÊ PASSA NA ESCOLA?
QUE DIA DA SEMANA VOCÊ MAIS GOSTA?
QUEM AQUI SABE EM QUE MÊS NASCEU?
VIRAM SÓ? TANTO A TEMPERATURA QUANTO O TEMPO SÃO MEDIDAS QUE FAZEM PARTE DA NOSSA VIDA TODOS OS DIAS!

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE: GRANDEZAS EM AÇÃO
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
OBSERVE AS CENAS QUE MOSTRAM A BIBI EM SUA CASA, EM MOMENTOS DIFERENTES:

A) QUAL CENA REPRESENTA UM DIA QUENTE?
B) QUAL CENA REPRESENTA UM DIA FRIO?
C) PELA IMAGEM, QUAL O MOMENTO QUE BIBI PARECE ESTAR MAIS ANIMADA?
QUESTÃO 2
EM CADA ITEM, PINTE A RESPOSTA ADEQUADA:
A) PARA O GELO FICAR PRONTO, É PRECISO _________________ A TEMPERATURA DA ÁGUA.

B) PARA PREPARAR UM CHÁ, PRECISA _________________ A TEMPERATURA DA ÁGUA.

C) O PEIXE IRÁ DESCONGELAR QUANDO SUA TEMPERATURA _____________.

D) A FEBRE PASSARÁ QUANDO A TEMPERATURA DO CORPO _____________.

QUESTÃO 3

A MEDIDA QUE NOS AJUDA A SABER A HORA DE ACORDAR, IR À ESCOLA, BRINCAR E DORMIR É A MEDIDA DE
(A) TEMPERATURA.
(B) PESO.
(C) TEMPO.
(D) TAMANHO.
QUESTÃO 4
SEGUNDO O CALENDÁRIO SEGUINTE, O DIA 12 SERÁ NA(O)

(A) SÁBADO.
(B) TERÇA-FEIRA.
(C) QUINTA – FEIRA.
(D) DOMINGO.
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Comprimento: estimativa, comparação e medição (não padronizadas e padronizadas) Capacidade e massa: estimativa, comparação e medição (não padronizadas e padronizadas) Medidas de tempo: dia, semana, mês e ano (uso do calendário) Medidas de tempo: leitura e registro em relógios digitais |
Habilidades: | EF02MA16 – Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (inclusive contornos) e de polígonos, utilizando tanto unidades de medida não padronizadas quanto padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados. EF02MA17 – Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, centímetro cúbico, grama e quilograma). |
Descritores: | D084-MIdentificar instrumentos utilizados para medir as grandezas tempo, comprimento, massa e temperatura. D020-MEstimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br Souza, Joamir Roberto de. Entrelaços : matemática: livro de práticas e acompanhamento da aprendizagem: 2º ano: ensino fundamental : anos iniciais / Joamir Roberto de Souza, Maria Angélica Reghin de Souza. – 1. ed. – São Paulo : FTD, 2021. |