OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 22/11/2021 (SEGUNDA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.
A TEMÁTICA DA AULA DE HOJE SERÁ SOBRE GRANDEZAS E MEDIDAS, QUE CONTRIBUEM PARA A CONSOLIDAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA NOÇÃO DE NÚMERO, A APLICAÇÃO DE NOÇÕES GEOMÉTRICAS E A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO. VAMOS EMBARCAR NESSA AVENTURA DE CONHECIMENTOS COMIGO?
OLÁ, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊ E SUA FAMÍLIA! HOJE SERÁ BEM DIVERTIDO, POIS VOCÊ APRENDERÁ SOBRE GRANDEZAS E MEDIDAS. A TODO MOMENTO ESTAMOS BUSCANDO FORMAS DE MENSURAR COISAS, QUANTIDADES DE ALIMENTOS QUE COMPRAMOS, DISTÂNCIAS ENTRE LUGARES… TUDO ISSO É IMPORTANTE PARA TERMOS REFERÊNCIAS NO COTIDIANO E NESTAS SITUAÇÕES ESTAMOS LIDANDO COM GRANDEZAS E MEDIDAS
VAMOS ENTENDER MELHOR SOBRE ESSE ASSUNTO? ASSISTA A VÍDEOAULA QUE ESTÁ MUITO DIVERTIDA E INTERESSANTE. ENTÃO, ESTÃO PREPARADOS? PEGUE SEU MATERIAL E VAMOS AS ATIVIDADES!
ATIVIDADE 1
PEÇA AJUDA DE UM ADULTO … VEJA ALGUNS OBJETOS USADOS PARA MEDIR:
FITA MÉTRICA BALANÇA RÉGUA TRENA
COMPLETE AS FRASES USANDO OS NOMES DOS INSTRUMENTOS ACIMA.
A) A COSTUREIRA USA A _______________________ PARA TIRAR AS MEDIDAS DA FREGUESA.
B) O ALUNO USA A ____________________ NA ATIVIDADE.
C) O VENDEDOR USA O ______________ PARA MEDIR O TECIDO.
D) A________________É O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA MEDIR A MASSA.
IMAGENS FREEPIK
ATIVIDADE 2
A MEDIDA NO DIA-A-DIA! É COMUM ENFRENTARMOS SITUAÇÕES EM QUE PRECISAMOS MEDIR ALGUMA COISA.
ESCREVA ABAIXO O QUE VOCÊ PODE MEDIR USANDO:
A-) FITA MÉTRICA:_______________________________________________
B-) A BALANÇA:__________________________________________________
C-) QUANTIDADE EM LITROS:______________________________________
ATIVIDADE 3
A RÉGUA SERVE PARA QUÊ? VOCÊ SABE, ESCREVA. R:_____________________________________________________________
RELEMBRANDO! O QUE APRENDEMOS HOJE?
- CONCEITO DE MEDIDAS E GRANDEZAS;
- MEDIDAS DE COMPRIMENTO;
- MEDIDAS DE MASSA;
- MEDIDAS DE CAPACIDADE;
- RELEMBRAMOS MEDIDAS DE TEMPO;
- VÍDEO;
- ATIVIDADES DE FIXAÇÃO.
DISPONÍVEL EM HTTPS://PIXABAY.COM/PT/ILLUSTRATIONS/CRIAN%C3%A7A-ESTUDO-MENINO-PROVA-1529218/ ACESSO DIA 23 DE OUTUBRO DE 2021.
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
HABILIDADES ESTRUTURANTES | (EF01MA15 – A). IDENTIFICAR O QUE PODE SER MEDIDO, COMPRIMENTO, CAPACIDADE, MASSA, ASSOCIADOS E ADEQUADOS A CADA COMPARAÇÃO: MAIS LEVE, MAIS PESADO, MAIS CURTO, MAIS COMPRIDO, MAIS LARGO, MAIS ESTREITO, MAIS CHEIO, MAIS VAZIO. (EF01MA15-B). COMPARAR COMPRIMENTOS, CAPACIDADES OU MASSAS, UTILIZANDO TERMOS COMO MAIS ALTO, MAIS BAIXO, MAIS COMPRIDO, MAIS CURTO, MAIS GROSSO, MAIS FINO, MAIS LARGO, MAIS PESADO, MAIS LEVE, CABE MAIS, CABE MENOS, ENTRE OUTROS, PARA ORDENAR OBJETOS DE USO COTIDIANO, APLICANDO EM SITUAÇÕES DIVERSAS. |
REFERÊNCIAS: | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. RIBEIRO, JACKSON; PESSOA, KARINA. NOVO PITANGUÁ: MATEMÁTICA: MANUAL DO PROFESSOR. 1.ED. – SÃO PAULO: MODERNA, 2017.FONTE: CANAL MATEMÁTICATUBE COM PROF. SAMUEL MESSIAS. POESIA NA MEDIDA CERTA – GRANDEZAS E MEDIDAS. DISPONÍVEL EM HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=KJSS4N8BPNA ACESSO EM 23 DE OUTUBRO DE 2021.IMAGENS RETIRADAS DOS SITES:HTTPS://BR.FREEPIK.COM/HTTPS://PIXABAY.COM/PT/ |