You are currently viewing MATEMÁTICA – GRANDEZAS E MEDIDAS: APRENDENDO O SISTEMA MONETÁRIO

MATEMÁTICA – GRANDEZAS E MEDIDAS: APRENDENDO O SISTEMA MONETÁRIO

OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 25/10/2021 (SEGUNDA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.


NESTA VÍDEOAULA, VOCÊ IRÁ APRENDER O QUE É O DINHEIRO E COMO UTILIZÁ-LO DE MANEIRA CONSCIENTE! VAMOS EMBARCAR NESSA AVENTURA DE CONHECIMENTOS COMIGO?

MATEMÁTICA/1 ANO/ ENSINO FUNDAMENTAL

OLÁ, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊ E SUA FAMÍLIA!

HOJE FOI BEM DIVERTIDO, POIS VOCÊ APRENDEU COMO SURGIU O DINHEIRO, E CONHECEU O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO, BEM COMO AS CÉDULAS E MOEDAS EXISTENTES ATUALMENTE

ENTÃO, ESTÃO PREPARADOS? PEGUE SEU MATERIAL E VAMOS AS ATIVIDADES!

ATIVIDADE 1 

VAMOS PENSAR UM POUQUINHO? OBSERVE AS SITUAÇÕES ABAIXO E RESPONDA O QUE SE PEDE, COMO NO EXEMPLO

JOSÉ COMPROU UMA BOLA. ELE DEU UMA NOTA DE R$ 10, 00.QUANTO ELE RECEBEU DE TROCO?

QUAL É O TROCO?

R$ 4,00

RESPOSTA: ELE RECEBEU R$ 6,00 DE TROCO.

DISPONÍVEL EM FREEPIK.


ATIVIDADE 2


ATIVIDADE 3

OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E RESPONDA AS PERGUNTAS:


RELEMBRANDO! O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • O SURGIMENTO DO DINHEIRO;
  • O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO;
  • AS DIVERSAS MOEDAS QUE JÁ EXISTIRAM NO BRASIL;
  • AS CÉDULAS EXISTENTES ATUALMENTE;
  • IDENTIFICANDO E APRENDENDO COM O DINHEIRO;
  • A IMPORTÂNCIA DO DINHEIRO NO DIA- A- DIA;
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL;
  • VÍDEO: DINHEIRO É ASSUNTO DE GENTE PEQUENA TAMBÉM
  • ATIVIDADES DE FIXAÇÃO.

HABILIDADES ESTRUTURANTES(EF01MA19-A). RECONHECER MOEDAS E CÉDULAS, NOMEÁ-LAS E IDENTIFICAR COMO FAZER TROCAS DE MOEDAS POR OUTRAS;(EF01MA19-B). IDENTIFICAR QUANTAS MOEDAS OU CÉDULAS DE MENOR VALOR SÃO NECESSÁRIAS PARA TROCAR POR OUTRA DE VALOR MAIOR;(EF01MA19-C). RELACIONAR VALORES DE MOEDAS E CÉDULAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO PARA RESOLVER SITUAÇÕES SIMPLES DO COTIDIANO DO ESTUDANTE.

REFERÊNCIAS:GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. CAMPOS, LUIS GUSTAVO ALVES; CAMPOS, KATIA ALVES. A EVOLUÇÃO DO SISTEMA MONETÁRIO NO BRASIL. II JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS – CAMPUS MACHADO. PIXABAY