Esta atividade tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN 10) – Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).
Gráficos de colunas
O que são gráficos?
São uma maneira de representar dados e informações de uma forma visual e fácil de compreender. Vamos descobrir juntos como eles funcionam!
O que são Gráficos de Colunas?
São uma maneira de representar informações usando barras verticais. Cada barra representa uma categoria ou conjunto de dados e a altura da barra mostra a quantidade ou o valor associado a ela. Eles são muito úteis quando queremos comparar diferentes conjuntos de dados ou observar tendências ao longo do tempo.
Elementos de um Gráfico de Colunas:
Eixo Horizontal: Representa as categorias ou os dados que estamos comparando. Por exemplo, se estivermos falando sobre tipos de frutas, as maçãs, bananas e laranjas poderiam ser colocadas ao longo do eixo horizontal.
Eixo Vertical: Indica os valores associados a cada categoria. Por exemplo, se estivermos medindo a quantidade de frutas, o eixo vertical indica os números correspondentes.
Colunas: São as barras verticais que representam os dados. A altura da coluna mostra o valor associado à categoria.
Como ler um Gráfico de Colunas:
Identifique as categorias: No eixo horizontal, encontre as diferentes categorias ou conjuntos de dados que estão sendo comparados.
Observe as alturas das colunas: A altura de cada coluna representa a quantidade ou valor associado à categoria correspondente.
Interprete a legenda (se houver): Algumas vezes, os gráficos vêm com uma legenda que explica o que cada cor representa.
Exemplo Prático:
Vamos imaginar um gráfico que mostra a quantidade de livros lidos por quatro alunos em um mês:
Ana: 7 livros
João: 5 livros
Pedro: 8 livros
Sofia: 6 livros
Quando desenhamos as barras correspondentes para representar esses números podemos ver claramente quem leu mais livros!
Os gráficos de colunas são uma ferramenta incrível para visualizar e entender informações de forma rápida e eficaz. Eles nos ajudam a fazer comparações e identificar tendências de maneira muito mais simples.
Assista a videoaula a seguir:
Questão 1
Considere o gráfico de colunas abaixo, que representa o número de alunos em uma escola.
Assinale a alternativa correta sobre a quantidade de alunos do 4º Ano:
a) Maior que 60
b) Igual a 60
c) Menor que 60
d) Igual a 50
Questão 2
Observe o gráfico de colunas que mostra a quantidade de brinquedos que quatro crianças têm.
Marque a alternativa que contém o nome da criança que possui a menor quantidade de brinquedos:
a) Mateus
b) Eloá
c) Ariane
d) Miguel
Questão 3
Imagine que você está organizando um evento na escola e quer escolher o dia da semana mais conveniente para a maioria dos alunos. Para isso, você decide fazer uma pesquisa e representar os resultados em um gráfico de colunas.
Explique como você organizaria a pesquisa, quais informações coletaria e como usaria o gráfico de colunas para tomar a decisão sobre o melhor dia para o evento. Dê um exemplo hipotético de como esse gráfico poderia parecer.
Questão 4
Suponha que você é o representante da turma e precisa decidir qual atividade os alunos preferem para a próxima festa da escola: um piquenique no parque ou uma tarde de jogos na escola.
- Descreva como você organizaria uma pesquisa para coletar as preferências dos alunos.
- Após coletar os dados, como você representaria as escolhas dos alunos em um gráfico de colunas? Dê um exemplo de como esse gráfico seria estruturado.
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Descritor | D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas). |
Habilidades | (EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e em uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados. (EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 3º Bimestre 2023- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. |