DISPONÍVEL EM: https://br.freepik.com/vetores-gratis/sala-de-aula-para-aprender-matematica-na-escola_7741584.htm#page=1&query=matematica%20geometria&position=49 ACESSO EM 04 DE JUN. DE 2021.
OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 02/08/2021 (SEGUNDA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.
NESTA VÍDEOAULA, VOCÊ IRÁ APRENDER SOBRE AS FORMAS EM GEOMETRIA, APRENDERÁ A DIFERENCIÁ-LAS E A IDENTIFICÁ-LAS POR MEIO DE OBJETOS QUE NOS RODEIAM NO DIA A DIA. VEM COMIGO!
OLÁ CRIANÇAS! TUDO BEM POR AÍ? QUE BOM ESTAR AQUI COM VOCÊS!
HOJE, IREMOS ESTUDAR E COMPREENDER AS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS E ESPACIAIS. VOCÊ JÁ OBSERVOU QUE NOSSA VIDA É RODEADA DE OBJETOS COM FORMAS, TAMANHOS E CORES? NESTA AULA VAMOS APRENDER A INDENTIFICÁ-LOS. APRENDA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO ASSISTINDO A VIDEOAULA QUE ESTÁ MUITO DIVERTIDA E INTERESSANTE. ENTÃO, ESTÃO PREPARADOS?
AGORA CHEGOU A SUA VEZ DE PENSAR…
VAMOS LÁ CRIANÇAS PEÇA AJUDA DE UM ADULTO!!!
ATIVIDADE 1
FAÇA UM DESENHO EM SEU CADERNO UTILIZANDO APENAS QUADRADOS, RETÂNGULOS, TRIÂNGULOS E CÍRCULOS. DEPOIS COMPLETE A TABELA COM O NÚMERO QUE REPRESENTA A QUANTIDADE DE CADA FIGURA QUE VOCÊ UTILIZOU.
FIGURA | QUADRADO | RETÂNGULO | TRIÂNGULO | CÍRCULO |
QUANTIDADES UTILIZADAS |
ATIVIDADE 2
AGORA VOCÊ VAI OBSERVAR AS FIGURAS ABAIXO E RESPONDER ÀS QUESTÕES NO SEU CADERNO:
- QUAIS OBJETOS ACIMA LEMBRAM FIGURAS NÃO PLANAS?
- QUE OBJETOS LEMBRAM FIGURAS PLANAS?
- VOCÊ CONHECE OUTROS OBJETOS QUE LEMBRAM FIGURAS NÃO PLANAS? QUAIS?
ATIVIDADE 3
AGORA CONVERSE COM ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA E JUNTOS COMPAREM OS OBJETOS E MÓVEIS QUE ESTÃO ESPALHADAS PELA SUA CASA E PODEM SER RELACIONADOS COM AS FIGURAS GEOMÉTRICAS. EM SEGUIDA, PEGUE SEU CADERNO E ESCREVA OS NOMES DOS OBJETOS E DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS QUE VOCÊ DESCOBRIU. ESCREVA EM FORMA DE LISTA, UM ABAIXO DO OUTRO.
VEJA O EXEMPLO:
PORTA – RETÂNGULO
RELEMBRANDO!
- APRENDEMOS O QUE SÃO FORMAS;
- DIFERENCIAMOS AS FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS;
- RIMAS COM FORMAS GEOMÉTRICAS;
- RECONHECENDO FIGURAS GEOMÉTRICAS NO NOSSO DIA A DIA;
- ATIVIDADES.
HABILIDADES ESTRUTURANTES | (EF01MA13-A) IDENTIFICAR DIFERENCAS E SEMELHANCAS ENTRE OBJETOS FAMILIARES DO MUNDO FÍSICO RELACIONADOS AS FORMAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS, COMO EM FIGURAS TRIDIMENSIONAIS EM CONSTRUÇÕES, NA NATUREZA E NA ARTE; (EF01MA13-B) COMPARAR E ORGANIZAR OBJETOS QUE DIFERENCIEM QUANTO A FORMA, CONSISTÊNCIA, PESO, COR, SEGUINDO DETERMINADO CRITÉRIO: O CUBO, O CILINDRO, A ESFERA E O BLOCO RETANGULAR; (EF01MA13-C) OBSERVAR, ANALISAR E NOMEAR OS OBJETOS DA SALA DE AULA, QUANTO À FORMA, COR, PESO, CONSISTÊNCIA, USANDO LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL, EM EXPRESSÕES COMO: O CUBO TEM PONTAS E A ESFERA NÃO; A ESFERA PARECE UMA BOLA E O CUBO, UM DADO; O BLOCO RETANGULAR TEM FACES E VÉRTICES E AS FACES NÃO SÃO REDONDAS; (EF01MA14-A) RECONHECER FIGURAS PLANAS, RETÂNGULO, QUADRADO, TRIÂNGULO E CIRCULO, PRESENTES EM DESENHOS APRESENTADOS EM DIFERENTES DISPOSIÇÕES OU EM CONTORNOS DE FACES DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM OBJETOS DO MUNDO FÍSICO, CASA, CAIXA, BOLA, E MATERIAIS MANIPULÁVEIS, BLOCOS LÓGICOS; (EF01MA14-B) RECONHECER AS FIGURAS PLANAS COMO PARTE DAS FIGURAS NÃO PLANAS E DESCREVÊ-LAS VERBALMENTE USANDO PROPRIEDADES SIMPLES: QUANTIDADE DE FACES E VÉRTICES DOS SÓLIDOS NÃO REDONDOS E QUANTIDADE DE LADOS E VÉRTICES DAS FIGURAS PLANAS NÃO REDONDAS. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. DISPONÍVEL EM: < file:///C:/Users/NossaCasa/Downloads/Vol%20II%20-%20Anos%20Iniciais%20leila%20mandou.pdf >. ACESSO EM: 27 DE MAIO DE 2021.IMAGENS RETIRADAS DOS SITES:https://br.freepik.com/https://pixabay.com/pt/ |