You are currently viewing Matemática – Fração: quem quer pizza?

Matemática – Fração: quem quer pizza?

Olá, estudante! Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 25/11/2021.
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade. 

Olá criança, tudo bem com você? 

As frações estão presentes em vários momentos do nosso cotidiano. Quando dividimos uma barra de chocolate ao meio ou quando vamos a uma pizzaria e pedimos uma pizza grande que é dividida em oito pedaços, estamos lidando com as frações.

Veremos que as frações são repartições iguais de um objeto inteiro em partes iguais. 

Vamos para a nossa aula?

ATIVIDADE 1

Bianca, Luciana e Pedro foram a uma pizzaria e pediram uma pizza grande que é servida com oito fatias ou pedaços iguais. 

Bianca, que está de dieta, comeu apenas um pedaço, enquanto Luciana comeu 3 pedaços e Pedro consumiu 4 fatias.

Represente em desenho e em numeral a fração correspondente ao que cada um dos amigos comeu.

  1. Luciana:
  1. Bianca:
  1. Pedro: 

ATIVIDADE 2

Você gosta de pizza? Veja os ingredientes de uma saborosa receita de massa de pizza:

MASSA DE PIZZA

2  ½ xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento para pão

¾ de xícara de leite morno

¼ de xícara de óleo

1 pitada de sal

  1. Na receita apresentada aparece algum ingrediente cuja quantidade é representada em número misto? Qual?
  2. Circule quais os numerais presentes na receita representam frações próprias.
  3. Qual ingrediente é colocado em maior quantidade na receita: o leite morno ou o óleo?

ATIVIDADE 3 

Observe a barra de chocolate que os irmãos Lucas e Paulo compraram:

Chocolate, Sobremesa, Comida, Doce, Delicioso, Cacau
Disponível em https://pixabay.com/pt/illustrations/chocolate-sobremesa-comida-doce-6002596/. Acesso em: 25/10/2021

1 – Quantos pedaços a barra de chocolate inteira está dividida?

2 – Caso Lucas e Paulo queiram dividir a barra pela metade ou ½ com quantos pedaços cada um ficaria?

3 – Se Lucas e Paulo quiserem presentear sua mãe e dividir a barra em três partes iguais, de modo que cada um (Lucas, Paulo e sua mãe) fique com 1/3, quantos pedaços cada um deles receberá?

Ciclo da infância e adolescência:
Habilidade estruturante 
(EF04MA09-C) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando material manipulável, concreto, bem como a reta numérica como recursos. 

(EF04MA09-D) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas com números racionais, utilizando as várias representações da fração, como esquema, desenho, numérica e escrita, e os nomes específicos dos termos da fração, numerador e denominador, em situações diversas.