Olá, estudante! Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 25/11/2021.
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Olá criança, tudo bem com você?
As frações estão presentes em vários momentos do nosso cotidiano. Quando dividimos uma barra de chocolate ao meio ou quando vamos a uma pizzaria e pedimos uma pizza grande que é dividida em oito pedaços, estamos lidando com as frações.
Veremos que as frações são repartições iguais de um objeto inteiro em partes iguais.
Vamos para a nossa aula?
ATIVIDADE 1
Bianca, Luciana e Pedro foram a uma pizzaria e pediram uma pizza grande que é servida com oito fatias ou pedaços iguais.
Bianca, que está de dieta, comeu apenas um pedaço, enquanto Luciana comeu 3 pedaços e Pedro consumiu 4 fatias.
Represente em desenho e em numeral a fração correspondente ao que cada um dos amigos comeu.
- Luciana:
- Bianca:
- Pedro:
ATIVIDADE 2
Você gosta de pizza? Veja os ingredientes de uma saborosa receita de massa de pizza:
MASSA DE PIZZA
2 ½ xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento para pão
¾ de xícara de leite morno
¼ de xícara de óleo
1 pitada de sal
- Na receita apresentada aparece algum ingrediente cuja quantidade é representada em número misto? Qual?
- Circule quais os numerais presentes na receita representam frações próprias.
- Qual ingrediente é colocado em maior quantidade na receita: o leite morno ou o óleo?
ATIVIDADE 3
Observe a barra de chocolate que os irmãos Lucas e Paulo compraram:
1 – Quantos pedaços a barra de chocolate inteira está dividida?
2 – Caso Lucas e Paulo queiram dividir a barra pela metade ou ½ com quantos pedaços cada um ficaria?
3 – Se Lucas e Paulo quiserem presentear sua mãe e dividir a barra em três partes iguais, de modo que cada um (Lucas, Paulo e sua mãe) fique com 1/3, quantos pedaços cada um deles receberá?
Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante | (EF04MA09-C) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando material manipulável, concreto, bem como a reta numérica como recursos. (EF04MA09-D) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas com números racionais, utilizando as várias representações da fração, como esquema, desenho, numérica e escrita, e os nomes específicos dos termos da fração, numerador e denominador, em situações diversas. |