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Matemática – Fração geratriz: a chave para entender as dízimas periódicas

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.


Os números decimais fazem parte do nosso dia a dia, seja em medidas, valores monetários ou resultados de cálculos. Para entendê-los melhor, é essencial a maneira como podem ser convertidos em frações. Neste texto abordaremos os conceitos de decimal exata e decimal periódica, além de aprender sobre a fração geratriz. Ao final, veremos dois diferentes métodos para calcular a fração geratriz de uma dízima periódica, com exemplos práticos que ilustram o processo de conversão.

Imagem: canva.com/fração_careta 

Um número decimal é chamado de decimal exata quando ele possui uma quantidade finita de casas decimais

Por exemplo:

  • O número 0,75 é uma decimal exata porque possui duas casas após a vírgula.
  • O número 5,4 é uma decimal exata porque possui uma casa após a vírgula.

Um número decimal que possui uma sequência de dígitos, após a vírgula, que se repete indefinidamente é chamado de decimal periódico ou dízima periódica. Essa repetição é chamada de período.

Por exemplo: 

  • O número 0,666…, é uma dízima periódica de período 6.
  • O número 1,24444… é uma dízima periódica de período 4.
  • O número 2,235353535… é uma dízima periódica de período 35.

Existem dois tipos principais de dízimas periódicas:

  • Simples: quando não há nenhum algarismo entre a vírgula e o início do período.
    • Exemplo: 0,333… (período 3).
  • Composta: Quando há um ou mais algarismos entre a vírgula e o início do período. Essa parte é chamada de antiperíodo.
    • Exemplo: 1,23454545… (antiperíodo 23 e período 45).

A fração geratriz é a fração que gera um número decimal periódico. É uma forma de representar números decimais como frações. 

Existem diferentes formas de calcular a fração geratriz de uma dízima periódica. Aqui estão dois deles.

Para calcular a fração geratriz de uma dízima periódica simples como 0,444…, fazemos o seguinte:

Chame o número de x = 0,4444… 

Multiplique ambos os termos da equação por 10 para deslocar a parte decimal para a esquerda da vírgula: 10x=4,444…

Subtraia a equação original da nova:
10x−x=4,444…−0,444… 

Resolvendo a equação iremos obter:

9x = 4

x = 4/9 que é a fração geratriz da dízima 0,444…

Para dízima composta como 0,16666…, o procedimento é parecido:

Chame o número de x=0,16666… (1)

Multiplique ambos os termos da equação por 10 para que a parte não repetitiva esteja à esquerda da vírgula:
10x=1,6666… (2)

Multiplicamos novamente por 10:

100x = 16,666… (3)

Subtraia as equações (3) e (2):
100x−10x=16,6666…− 1,6666…

90x = 15

x = 15/90 = 3/18 = 1/6 que é a fração geratriz da dízima periódica 0,16666….

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

QUESTÃO 1

Uma receita de bolo pede 0,25 kg de açúcar. Se você tiver um pacote de açúcar de 1,555… kg, então você poderá fazer

(A) 5 bolos.

(B) 6 bolos.

(C) 7 bolos.

(D) 8 bolos.

QUESTÃO 2

Um pedreiro está construindo um muro. Cada tijolo tem 0,222… metros de comprimento. Se ele utilizar 150 tijolos em uma fileira, então o comprimento total dessa fileira é de será de 

(A) 33,3 m.

(B) 33 m.

(C) 30 m.

(D) 22,2 m.

QUESTÃO 3

Um pedreiro está cortando azulejos para revestir uma parede. Cada azulejo mede 0,333… metros de lado. Se ele precisa de 10 azulejos para completar uma fileira, qual o comprimento total dessa fileira, em metros, expresso em fração?

QUESTÃO 4

Qual o valor da expressão 0,1666… + 0,25?


SAIBA MAIS

Aprenda um pouco mais neste vídeo do canal do Prof. Hélio.

Autoria:Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF08MA05-A) Reconhecer e utilizar procedimentos para obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica simples.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2024.