You are currently viewing Matemática – Fração e seus significados

Matemática – Fração e seus significados

Esta atividade de Matemática, tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <Bolo De Queijo Tabela Sobremesa – Foto gratuita no Pixabay – Pixabay> . Acesso 10 de agosto de 2023

As frações podem ser representadas de diferentes maneiras. Podemos representá-las na forma decimal e também na forma de porcentagem. Cada representação tem suas vantagens e aplicações específicas, permitindo a compreensão das frações em diferentes contextos matemáticos e do mundo real.

Frações na forma decimal

Para escrever uma fração na forma decimal, devemos efetuar a divisão do numerador pelo denominador. Por exemplo, a fração 3/4 pode ser convertida para a forma decimal dividindo 3 por 4, resultando em 0,75.

A representação decimal das frações é particularmente útil em situações que envolvem cálculos e comparações numéricas. Também é muito útil para facilitar a representação de um número fracionário na reta numérica, pois facilita compreender entre quais números inteiros a fração se encontra.

Números decimais na forma fracionária

Podemos representar números decimais na forma fracionária levando em consideração a quantidade de casas decimais que o número possui. O número 0,4 (quatro décimos), por exemplo, possui apenas uma casa decimal, então a fração correspondente a ele terá o denominador 10. Então:

0,4 = 4/10

Simplificando por 2:

0,4 = 2/5

Vamos agora representar na forma fracionária o número 0,45 (quarenta e cinco centésimos). Como estamos nos referindo a centésimos, o denominador será 100.

0,45 = 45/100

Simplificando por 5:

0,45 = 9/20

Porcentagem nas formas fracionária e decimal

A representação fracionária de uma porcentagem envolve converter o valor percentual em uma fração em que o numerador representa a parte percentual e o denominador é 100.

Se tivermos 25%, por exemplo, podemos expressá-lo como a fração 25/100, que pode ser simplificada por 25 resultando na fração irredutível 1/4. Ou, podemos escrever a fração 25/100 na forma decimal como 0,25.

A representação fracionária e decimal de porcentagens é útil em diferentes situações. A forma fracionária é frequentemente usada em problemas envolvendo proporções, cálculos de descontos e taxas de juros. Já a forma decimal é usada para realizar comparações numéricas e conversões entre diferentes formas de representação.

Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 7º Ano – 2º Bim – Videoaula 3 – Fração e Seus Signi”. Disponível em: <https://youtu.be/_InDF2WS1VM>. Acesso em: 27 Abr 2022.

Agora responda as questões sobre representação fracionária, decimal e percentual de números racionais!

Questão 1

Uma jarra com capacidade de 1 litro estava com preenchida com 2/5   dela de água. Quantos mililitros faltam para a jarra ficar cheia?

(A) 600 mL

(B) 400 mL