ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OLÁ, CRIANÇAS! HOJE VAMOS APRENDER SOBRE ALGUMAS FIGURAS GEOMÉTRICAS MUITO ESPECIAIS QUE ENCONTRAMOS EM NOSSO DIA A DIA: O CUBO, O CILINDRO, A ESFERA E O BLOCO RETANGULAR. VAMOS LÁ?
O CUBO
O CUBO É COMO UM DADO, AQUELE QUE USAMOS PARA BRINCAR DE JOGOS. ELE TEM PONTAS, CHAMADAS DE VÉRTICES, E SUAS FACES SÃO QUADRADAS E TODAS DO MESMO TAMANHO. PENSE NO CUBO MÁGICO OU EM UMA CAIXA DE PRESENTE. ESSAS COISAS TÊM A FORMA DE UM CUBO!
O CILINDRO
AGORA, VAMOS FALAR DO CILINDRO. JÁ VIRAM UMA LATA DE REFRIGERANTE? OU UM ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO? ELES TÊM A FORMA DE UM CILINDRO. O CILINDRO É ALTO E REDONDO, MAS SUAS EXTREMIDADES, CHAMADAS DE BASES, SÃO CÍRCULOS.
A ESFERA
A ESFERA PARECE UMA BOLA. É REDONDA E NÃO TEM PONTAS, NEM VÉRTICES. IMAGINE UMA BOLA DE FUTEBOL OU UMA BOLA DE GUDE. ELAS SÃO ESFERAS, POIS SÃO REDONDAS POR TODOS OS LADOS.
O BLOCO RETANGULAR
POR ÚLTIMO, TEMOS O BLOCO RETANGULAR. ELE É COMO UMA CAIXA DE SAPATOS. SUAS FACES SÃO RETANGULARES E ELE TEM VÉRTICES, ASSIM COMO O CUBO. MAS, DIFERENTE DO CUBO, AS FACES DO BLOCO RETANGULAR PODEM TER TAMANHOS DIFERENTES.
COMPARANDO E ORGANIZAMOS
VAMOS BRINCAR DE COMPARAR E ORGANIZAR ESSES OBJETOS? PENSEM EM UMA CAIXA DE PRESENTE (CUBO), UMA LATA DE REFRIGERANTE (CILINDRO), UMA BOLA (ESFERA) E UMA CAIXA DE SAPATOS (BLOCO RETANGULAR).
- FORMA: O CUBO E O BLOCO RETANGULAR TÊM PONTAS, MAS A ESFERA NÃO. A ESFERA É TODA REDONDA.
- COR: PODEMOS ENCONTRAR ESSES OBJETOS EM VÁRIAS CORES. QUE COR É SUA BOLA? E SUA CAIXA DE PRESENTE?
- PESO: ALGUMAS COISAS SÃO MAIS PESADAS QUE OUTRAS. A LATA CHEIA DE REFRIGERANTE É MAIS PESADA QUE A BOLA DE GUDE?
- CONSISTÊNCIA: ALGUNS OBJETOS SÃO DUROS, COMO A CAIXA DE SAPATOS, E OUTROS SÃO MOLES, COMO UMA BOLA DE PRAIA.
OBSERVANDO NA SALA DE AULA
VAMOS OLHAR AO NOSSO REDOR NA SALA DE AULA. QUE OBJETOS VOCÊS CONSEGUEM ENCONTRAR COM ESSAS FORMAS?
- CUBO: TALVEZ A CAIXA DE LÁPIS DE COR.
- CILINDRO: O COPO DE PLÁSTICO ONDE BEBEMOS ÁGUA.
- ESFERA: A BOLA COM A QUAL BRINCAMOS NO RECREIO.
- BLOCO RETANGULAR: A CAIXA ONDE GUARDAMOS NOSSOS LIVROS.
AGORA QUE VOCÊS CONHECEM ESSAS FIGURAS, VAMOS CONTINUAR PROCURANDO POR ELAS EM TODOS OS LUGARES!
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
QUANTAS FACES TEM UM CUBO?
__________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
VOCÊ SABE QUANTOS TRIÂNGULOS TEM NO ESPAÇO ABAIXO?
(A) 10
(B) 4
(C) 15
(D) 8
QUESTÃO 3
VOCÊ SABE DIZER QUAL É O NOME DA FIGURA GEOMÉTRICA QUE APARECE NA IMAGEM ABAIXO.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________
QUESTÃO 4
QUAL O NOME DO FORMATO DO CABO DE VASSOURA?
(A) CUBO
(B) CILINDRO
(C) ESFERA
(D) QUADRADO
QUESTÃO 5
QUAL É O FORMATO DA CAIXA ABAIXO?
(A) BLOCO RETANGULAR
(B) CILINDRO
(C) CUBO
(D) ESFERA
QUESTÃO 6
VOCÊ SABE QUANTAS ESFERAS APARECEM NA IMAGEM ABAIXO?
(A) 3
(B) 6
(C) 4
(D) 7
AUTORIA | MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS |
FORMAÇÃO | DOUTORA EM EDUCAÇÃO |
COMPONENTE CURRICULAR: | MATEMÁTICA |
HABILIDADE | (EF01MA13-B) COMPARAR E ORGANIZAR OBJETOS QUE DIFERENCIEM QUANTO À FORMA, CONSISTÊNCIA, PESO, COR, SEGUINDO DETERMINADO CRITÉRIO: O CUBO, O CILINDRO, A ESFERA E O BLOCO RETANGULAR. (EF01MA13-C) OBSERVAR, ANALISAR E NOMEAR OS OBJETOS DA SALA DE AULA, QUANTO À FORMA, COR, PESO, CONSISTÊNCIA, USANDO LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL, EM EXPRESSÕES COMO: O CUBO TEM PONTAS E A ESFERA NÃO; A ESFERA PARECE UMA BOLA E O CUBO, UM DADO; O BLOCO RETANGULAR TEM FACES E VÉRTICES E AS FACES NÃO SÃO REDONDAS |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE:CANVA.COM |