ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
FORMAS GEOMÉTRICAS NA NATUREZA E NOS OBJETOS
EXISTEM MUITAS FORMAS GEOMÉTRICAS NA NATUREZA E NOS OBJETOS AO NOSSO REDOR. VEJA ALGUNS EXEMPLOS:
CÍRCULO: É UMA FORMA REDONDA, COMO O SOL, A LUA E AS RODAS DE BICICLETAS. OLHE AO SEU REDOR, VOCÊ TAMBÉM PODE ENCONTRAR CÍRCULOS EM MUITOS OUTROS LUGARES!

QUADRADO: TEM QUATRO LADOS IGUAIS. VOCÊ PODE ENCONTRAR QUADRADOS EM JANELAS, QUADROS E ATÉ MESMO EM FOLHAS DE PAPEL!

TRIÂNGULO: TEM TRÊS LADOS. VOCÊ PODE ENCONTRAR TRIÂNGULOS NAS PLACAS DE TRÂNSITO E ATÉ MESMO EM ALGUMAS MONTANHAS!

RETÂNGULO: O RETÂNGULO TEM QUATRO LADOS, MAS OS LADOS OPOSTOS SÃO MAIS COMPRIDOS DO QUE OS OUTROS. PENSE EM PORTAS E MESAS, ELES TÊM A FORMA DE RETÂNGULOS!

CUBO: UMA FORMA TRIDIMENSIONAL QUE TEM SEIS FACES QUADRADAS. CAIXAS DE PRESENTE, DADOS DE JOGOS DE TABULEIRO E ALGUNS BLOCOS DE BRINQUEDO SÃO EXEMPLOS DE OBJETOS COM FORMA DE CUBO.

ESFERA: UMA FORMA REDONDA E SUAVE, COMO UMA BOLA DE FUTEBOL OU UMA BOLA DE BASQUETE. TAMBÉM ENCONTRAMOS ESSA FORMA EM FRUTAS COMO LARANJAS E MAÇÃS!

ESSAS SÃO ALGUMAS FORMAS GEOMÉTRICAS QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR NA NATUREZA E NOS OBJETOS. É DIVERTIDO OBSERVAR E DESCOBRIR AS FORMAS QUE ESTÃO PRESENTES NO MUNDO AO NOSSO REDOR!
QUESTÃO 1
OBSERVE A IMAGEM:
QUAIS FORMAS GEOMÉTRICAS VOCÊ CONSEGUIU IDENTIFICAR?

QUESTÃO 2
USE AS SEGUINTES FORMAS E FAÇA UM DESENHO CRIATIVO. SE DESEJAR, PODE USAR A FORMA MAIS DE VEZ.

QUESTÃO 3
OBSERVE A IMAGEM:
A BOLA QUE O MENINO ESTÁ JOGANDO TEM O FORMATO DE QUAL DESSAS FORMAS GEOMÉTRICAS?
A) CUBO
B) ESFERA
C) PIRÂMIDE
D) CILINDRO
QUESTÃO 4
VEJA A IMAGEM:
PODEMOS DIZER QUE ESTA CAIXA DE ALIMENTOS POSSUI O FORMATO DE QUAL DESSAS FORMAS GEOMÉTRICAS?
A) CUBO
B) ESFERA
C) PIRÂMIDE
D) CILINDRO
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF02MA14-A) Estabelecer relação entre as formas geométricas na natureza e nos objetos criados pelo homem. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 2º Bimestre 2023- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. |