You are currently viewing Matemática – Figuras geométricas espaciais e suas planificações

Matemática – Figuras geométricas espaciais e suas planificações

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Figura 1 – Elaborada por Danielle Fantini no Canva (2025).

Figuras geométricas espaciais e suas planificações

Você já parou para pensar que vivemos rodeados de figuras geométricas espaciais? Por exemplo, a caixa de leite que tomamos no café da manhã tem a forma de um prisma reto. O chapéu de festa é como um cone, e a lata de achocolatado lembra um cilindro. Até a pirâmide do Egito, que vemos nos livros de História, tem a forma de uma figura geométrica chamada pirâmide. Todas essas formas têm características próprias, como vértices, arestas e faces.

Essas figuras não são apenas formas “de enfeite”, elas têm estruturas importantes que podem ser estudadas e até montadas com papel! Para isso, usamos a planificação, que é como um molde aberto da figura. Imagine desenhar no papel todas as faces de uma caixa e depois recortar e montar. Esse processo nos ajuda a entender como as figuras espaciais são formadas.

As planificações acima representam respectivamente: cone, prisma triangular e cubo.

Hoje, com o uso de tecnologias digitais e materiais manipuláveis, podemos visualizar essas figuras em 3D, girar, desmontar e até montar de novo. Vamos aproveitar essa aula para observar objetos, comparar formas, montar planificações e compreender como as figuras do nosso dia a dia também são parte da Matemática!.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Aguarde – Vídeo em produção.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

O objeto do cotidiano que tem o formato de um prisma reto é a/o

(A) caixa de sapato que usamos para guardar brinquedos.

(B) chapéu de festa usado em aniversários infantis.

(C) garrafa plástica de água mineral transparente.

(D) cone laranja utilizado em sinalizações de trânsito.

QUESTÃO 2

A planificação de uma figura geométrica espacial é o/a

(A) desenho de todas as suas faces em uma superfície plana.

(B) nome dado ao número de vértices da figura montada.

(C) medida da altura total do sólido representado.

(D) forma de calcular o volume das figuras geométricas.

QUESTÃO 3

Observe uma lata de refrigerante. Ela tem a forma de qual figura geométrica espacial? Desenhe sua planificação.

QUESTÃO 4

Observe as imagens abaixo com atenção. Escreva o nome correto de cada figura geométrica espacial no espaço indicado.

QUESTÃO 5

Observe atentamente a figura geométrica espacial apresentada abaixo.

Agora, responda com atenção:

Identifique na figura geométrica espacial a quantidade de:

Faces: _____________________

Arestas: ___________________

Vértices: ___________________

QUESTÃO 6

Complete: 

Uma pirâmide tem uma base _______ e todas as suas faces laterais são _______.

A) circular – quadradas

B) quadrada – triangulares

C) triangular – retangulares

D) retangular – curvas

QUESTÃO 7

Com o uso de um site digital, explore um sólido geométrico. Diga o nome do site e as características que você conseguiu observar da figura.


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Associação e características das figuras geométricas espaciais; Figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera): reconhecimento, análise de características e planificações.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:
(EF03MA14-A) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais, como prismas retos, pirâmides, cilindros, cones, presentes em objetos e/ou em suas representações geométricas, utilizando tecnologias digitais, materiais manipuláveis.

(EF03MA14-B) Relacionar figuras geométricas espaciais, como prismas retos, pirâmides, cilindros, cones, com suas planificações e explorar o significado de planificação de uma
figura espacial, como fazer um molde, uma representação plana da figura espacial.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 03, jun. 2025.

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 03, jun. 2025.

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.
GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.