Esta atividade de Matemática tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
Disponível em: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio’>Negócio foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com</a>. Acesso em 02, março. 22
FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS
Chamamos de figuras geométricas espaciais aquelas que possuem volume, que ocupam espaço. Elas também podem ser chamadas de figuras tridimensionais por possuírem 3 dimensões.
Essas formas fazem parte do nosso mundo visual e estão em toda parte. Elas podem ser observadas em vários objetos do nosso cotidiano. Podemos vê-las na arquitetura de prédios, casas e monumentos pela cidade. Caixas e embalagens podem ter formato de cubo, paralelepípedo e prismas. Latas, rolos e canos são exemplos de objetos cilíndricos.
Faces, vértices e arestas: As faces são as regiões planas que formam o sólido geométrico. As linhas retas que unem as faces são chamadas de arestas e os pontos de encontro das arestas são chamados de vértices.
Vejamos exemplos de alguns sólidos geométricos:
Cubo:
Disponível em: <Gelo Artificial De – Foto gratuita no Pixabay – Pixabay>. Acesso em 02, março. 22
É um sólido que possui 6 faces iguais e quadradas. Tem 12 arestas e 8 vértices. Pode ser observado no formato de caixas, dados de jogos, bloquinhos infantis, embalagens, entre outros.
Paralelepípedo:
Disponível em: <Caixa Em Movimento Caixas De – Foto gratuita no Pixabay – Pixabay>. Acesso em 31, maio. 23
Também pode ser chamado de bloco retangular e possui 6 faces retangulares. Tem 12 arestas e 8 vértices. Observamos paralelepípedos em caixas, embalagens, bloquinhos, formato de tijolos e diversos outros objetos.
Cilindro:
Disponível em: <Latas Enlatados Comida – Foto gratuita no Pixabay – Pixabay>. Acesso em 30, maio. 23
Podemos observar essa forma em latas, canos, tubos, rolos de papel toalha, etc. É formado por dois círculos de mesmo tamanho, paralelos e uma face lateral unindo esses círculos. É um dos sólidos classificados como “corpos redondos”.
Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática
Vamos responder algumas questões!
Questão 1
Na tabela a seguir, escreva o nome, número de faces, vértices e arestas de cada figura geométrica espacial:
Desenho | Nome | Faces | Vértices | Arestas |
Questão 2
Paula faz lembrancinhas de festinhas infantis. Ela quer construir uma embalagem no formato de uma figura geométrica com cinco faces, sendo duas triangulares e três retangulares. A figura geométrica espacial que ela construirá é um
(A) cubo.
(B) prisma triangular.
(C) pirâmide de base retangular.
(C) cone.
Questão 3
Alice estava brincando de fazer construções com bloquinhos de madeira conforme mostra na imagem a seguir:
Disponível em: https://as1.ftcdn.net/v2/jpg/00/90/06/00/1000_F_90060052_0GnN0miWnv7T4tqpe9iTpKGhpwDTRBnH.jpg acesso em 03. Março, 22
Na construção que ela fez podemos observar 6 sólidos geométricos que são
(A) 4 cubos, 1 paralelepípedo e 1 pirâmide.
(B) 4 cubos, 1 paralelepípedo e 1 prisma de base triangular.
(C) 5 cubos e 1 prisma de base triangular.
(D) 4 cubos e 2 prismas de base triangular.
Questão 4
Mariana construiu uma embalagem em forma de pirâmide para colocar um presente para sua mãe. Se a embalagem que ela construiu tem 5 vértices e 8 arestas, quantas faces essa pirâmide possui? Faça um desenho da planificação dessa embalagem.
Autoria: | Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF05MA16-A) Identificar, associar, analisar e comparar figuras planas e não planas, com ou sem uso de materiais manipuláveis. (EF05MA16-B) Reconhecer, nomear e comparar poliedros e corpos redondos associando-os a objetos do mundo físico. (EF05MA16-C) Reconhecer faces vértices e arestas nas figuras espaciais, planificadas ou não. (EF05MA16-D) Associar figuras espaciais a suas planificações, prismas, pirâmides, cilindros e cones, bem como analisar, nomear e comparar seus atributos, em um contexto significativo, com estímulos visuais. |
Descritores: | D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações. |