OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 26/10/2021 (TERÇA-FEIRA). AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE
OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? HOJE VAMOS APRENDER SOBRE O QUE É POSSÍVEL ACONTECER. EXISTEM ALGUMAS SITUAÇÕES QUE PODEMOS TER CERTEZA QUE IRÃO ACONTECER. VAMOS LEMBRAR ALGUMAS DELAS? É CERTEZA QUE VOCÊ VAI MOLHAR SE ENTRAR NUMA PISCINA.É CERTEZA QUE VOCÊ TERÁ DOR SE BATER NO SEU DEDO COM O MARTELO.É CERTEZA QUE VOCÊ SENTIRÁ FOME SE NÃO COMER POR MUITO TEMPO. VAMOS ASSISTIR A NOSSA VIDEOAULA?
A NOÇÃO DE ALEATORIEDADE ESTÁ RELACIONADA À IDEIA FUNDAMENTAL DE QUE EXISTEM FENÔMENOS, EXPERIMENTOS E SITUAÇÕES QUE NÃO SÃO DETERMINÍSTICOS. ESPECIALMENTE PARA AS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS, O SIGNIFICADO DE UM EXPERIMENTO ALEATÓRIO PODE SER EXPLORADO EM SITUAÇÕES DE JOGO E DE BRINCADEIRAS. ESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPLORA DE MANEIRA INTUITIVA E LÚDICA AS CLASSIFICAÇÕES DE RESULTADOS DE EVENTOS ALEATÓRIOS.
QUE TIPO DE ACONTECIMENTOS NO NOSSO DIA A DIA PODEM APRESENTAR SITUAÇÕES QUE VOCÊ DIGA QUE É MUITO OU POUCO PROVÁVEIS DE ACONTECEREM, IMPROVÁVEIS OU IMPOSSÍVEIS DE ACONTECEREM? ALGUMAS SITUAÇÕES JÁ TÊM RESPOSTAS, OUTRAS NÃO. NÃO SÃO ESTABELECIDOS POR REGRAS CERTAS, FIXAS: É UMA ESCOLHA FEITA DE MANEIRA ALEATÓRIA.
- VAMOS PENSAR EM UM JOGO DE FUTEBOL! QUEM VAI COMEÇAR A PARTIDA? DE QUE LADO O GOLEIRO FICA? PODEM TIRAR PAR OU ÍMPAR.
- EXISTE ALGUMA FORMA DE AJUDAR NA ESCOLHA DE QUEM COMEÇA A JOGAR A BOLINHA DE GUDE? DE QUE FORMAS PODEM DECIDIR? PODE SER PAR OU ÍMPAR OU CARA OU COROA. ALGUÉM TEM MAIS CHANCES? COMO SÃO DUAS PESSOAS E DUAS OPÇÕES, PODEMOS DIZER QUE OS DOIS TEM AS MESMAS CHANCES? POR QUÊ? É POSSÍVEL PREVER QUEM VAI GANHAR O JOGO?
- VOCÊ SABE JOGAR PEDRA, PAPEL E TESOURA? REVEJA A VÍDEOAULA E JOGUE COM SEUS FAMILIARES.
ATIVIDADE 1
MARIANA TEM UM SAQUINHO COM 4 BALAS VERMELHAS E 2 AZUIS. PINTE 4 BALAS DE VERMELHO E 2 DE AZUIS. MARIANA VAI TIRAR UMA BALA DO SAQUINHO SEM OLHAR DENTRO DELE. RESPONDA:
- O QUE TEM MENOR POSSIBILIDADE DE ACONTECER?
- QUAL A COR DE BALA É MAIS PROVÁVEL QUE MARIANA TIRE DO SAQUINHO?
VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?
- A NOÇÃO DE ALEATORIEDADE ESTÁ RELACIONADA À IDEIA DE QUE EXISTEM SITUAÇÕES QUE NÃO SÃO DETERMINÍSTICOS;
- PERCEBERAM QUE UM EXPERIMENTO ALEATÓRIO PODE SER EXPLORADO EM SITUAÇÕES DE JOGOS E DE BRINCADEIRAS;
- EXPLORAR DE MANEIRA INTUITIVA E LÚDICA AS CLASSIFICAÇÕES DE RESULTADOS DE EVENTOS ALEATÓRIOS;
- ELABORAR ARGUMENTOS FAZENDO USO DE CONHECIMENTOS SOBRE PROBABILIDADES;
- COMPREENDER EVENTOS ALEATÓRIOS, SENDO “POUCO OU MUITO PROVÁVEL”, “IMPROVÁVEL” OU “IMPOSSÍVEL”.
HABILIDADES ESTRUTURANTES | NOÇÃO DE ACASO: (EF01MA20) CLASSIFICAR EVENTOS ENVOLVENDO O ACASO, TAIS COMO “ACONTECERÁ COM CERTEZA”, “TALVEZ ACONTEÇA” E “É IMPOSSÍVEL ACONTECER”, EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO. ANÁLISE DA IDEIA DE ALEATÓRIO EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO: (EF02MA21) CLASSIFICAR RESULTADOS DE EVENTOS COTIDIANOS ALEATÓRIOS COMO “POUCO PROVÁVEIS”, “MUITO PROVÁVEIS”, “IMPROVÁVEIS” E “IMPOSSÍVEIS”. |
REFERÊNCIAS: | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. SITES:HTTPS://BR.FREEPIK.COM/HTTPS://PIXABAY.COM/PT/ |