ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
EVENTOS ALEATÓRIOS
SEGUNDO O DICIONÁRIO, O SIGNIFICADO DE ALEATÓRIO É: NÃO ESTABELECIDO POR REGRAS CERTAS, FIXAS, DETERMINADAS; EVENTUAL; DEPENDENTE DE SITUAÇÕES DESCONHECIDAS, INCERTAS; AO ACASO.
A IDEIA DE ALEATÓRIO É BASTANTE PRESENTE EM DIVERSAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO. POR EXEMPLO:
* PREVISÃO DO TEMPO: É UMA ATIVIDADE QUE ENVOLVE A ANÁLISE DE DADOS METEOROLÓGICOS PARA FAZER PREVISÕES SOBRE O CLIMA. NO ENTANTO, DEVIDO A ALEATORIEDADE DOS FENÔMENOS METEOROLÓGICOS, É COMUM QUE A PREVISÃO DO TEMPO APRESENTE ALGUMA MARGEM DE ERRO.
*TRÂNSITO: O FLUXO DE TRÂNSITO EM UMA CIDADE PODE SER BASTANTE IMPREVISÍVEL E VARIAR BASTANTE AO LONGO DO TEMPO. FATORES COMO ACIDENTES, OBRAS E CONGESTIONAMENTOS PODEM INFLUENCIAR NO TRÂNSITO.
*RESULTADO DE ELEIÇÕES: EMBORA A ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES SEJA UM PROCESSO QUE ENVOLVE VOTAÇÃO E ESCOLHA DOS ELEITORES, O RESULTADO FINAL PODE SER INFLUENCIADO POR DIVERSOS FATORES ALEATÓRIOS, COMO MUDANÇAS DE ÚLTIMA HORA NA OPINIÃO DOS ELEITORES.
QUESTÃO 1
IMAGINE QUE VOCÊ PEGARÁ UMA BOLINHA NESSA CAIXA SEM OLHAR. EXISTE ALGUMA CHANCE DE VOCÊ PEGAR UMA BOLINHA PRETA? POR QUÊ?
QUESTÃO 2
NO SACO ESTÃO BOLINHAS COM NÚMEROS PARES E ÍMPARES. AO PEGAR ALEATORIAMENTE UMA BOLINHA, A CHANCE É MAIOR DE PEGAR UM NÚMERO PAR, ÍMPAR OU A CHANDE É A MESMA? EXPLIQUE.
QUESTÃO 3
QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO DESCREVE CORRETAMENTE O QUE É UM EVENTO ALEATÓRIO?
A) É UM EVENTO POSSÍVEL DE PREVER.
B) É UM EVENTO QUE OCORRE DA MESMA FORMA VÁRIAS VEZES SEGUIDAS.
C) OCORRE DE FORMA INCERTA, NÃO É POSSÍVEL PREVER.
D) NÃO É POSSÍVEL DESCREVER UM EVENTO ALEATÓRIO.
QUESTÃO 4
MARQUE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM SOMENTE EVENTOS ALEATÓRIOS:
A) LANÇAMENTO DE MOEDA, JOGO DE DADOS, ANIVERSÁRIO, SORTEIO.
B) JOGO DE DADOS, ELEIÇÕES, LANÇAMENTO DE MOEDA, PREVISÃO DO TEMPO, SORTEIO.
C) PREVISÃO DO TEMPO, ELEIÇÕES, DATA DE NASCIMENTO, JOGO DE DADOS.
D) JOGO DE DADOS, LANÇAMENTO DE MOEDA, ELEIÇÕES, PROVAS ESCOLARES.
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF02MA03-A) Explorar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção de objetos: contagem um a um, formação de pares, agrupamentos e estimativas. (EF02MA03-C) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência, um a um, dois a dois, para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos para tomada de decisões em situações do cotidiano. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 1º Bimestre 2023- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. |