Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Você já percebeu que adição e subtração são como caminhos de ida e volta? Quando somamos, juntamos quantidades; quando subtraímos, separamos. Essa relação é muito importante para fazer cálculos mais rápidos e entender melhor os problemas.
Por exemplo: se sabemos que 47 + 26 = 73, também podemos descobrir que 73 – 47 = 26. Isso nos permite resolver operações sem precisar montar contas grandes, apenas pensando de forma lógica.
Assim também acontece com a multiplicação e a divisão. A multiplicação é uma maneira rápida de somar várias vezes o mesmo número. E a divisão é o caminho inverso: partimos de um total e dividimos em partes iguais. Se sabemos que 5 × 9 = 45, então podemos afirmar que 45 ÷ 5 = 9 e 45 ÷ 9 = 5.
Para melhorar ainda mais o cálculo mental, podemos usar estratégias inteligentes. Vamos ver exemplos?
Imagine que você quer calcular 98 + 47. Uma forma rápida é somar 100 + 47 = 147 e depois tirar 2, pois aumentamos 2 no começo: 147 – 2 = 145.
Na multiplicação, podemos fazer parecido. Para calcular 19 × 4 mentalmente, podemos pensar: 20 × 4 = 80, e depois tirar 4: 80 – 4 = 76.
Agora, pensando nos diferentes significados da multiplicação e divisão, veja como podemos aplicar:
- Multiplicação Comparativa: Se Carlos tem 7 carrinhos e Pedro tem 5 vezes mais, Pedro terá 7 × 5 = 35 carrinhos.
- Idéia de Proporcionalidade: Em uma festa, 3 litros de suco servem 12 crianças. Quantos litros serão necessários para 24 crianças? Se dobrou o número de crianças, dobramos também o suco: 3 × 2 = 6 litros.
- Configuração Retangular: Organizar 36 cadeiras em 6 filas iguais. Quantas cadeiras por fila? 36 ÷ 6 = 6 cadeiras em cada fila.
- Combinatória: Se tenho 4 sabores de sorvete e 3 tipos de cobertura, posso criar 4 × 3 = 12 combinações diferentes de sorvete.
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Se sabemos que 52 + 38 = 90, podemos afirmar que 90 – 52 é igual a
A) 52.
B) 42.
C) 48.
D) 38.
QUESTÃO 2
Ao resolver o cálculo mental 18 × 5, uma estratégia inteligente seria pensar que
A) 20 × 5 = 100, depois tirar 10.
B) 20 × 5 = 100, depois tirar 2.
C) 15 × 5 = 75, depois adicionar 5.
D) 10 × 5 = 50, depois adicionar 8.
QUESTÃO 3
Mariana tem 6 cadernos. Seu irmão tem 4 vezes mais cadernos do que ela. Quantos cadernos o irmão de Mariana tem?
QUESTÃO 4
Em uma sala, 5 vasos de flores decoram 10 mesas. Quantos vasos serão necessários para decorar 30 mesas, mantendo a mesma proporção?
QUESTÃO 5
Uma quadra de esportes tem 8 fileiras de arquibancadas, com 10 cadeiras em cada fileira. Quantas cadeiras há no total?
QUESTÃO 6
Lúcia tem 2 saias e 5 blusas diferentes. De quantas maneiras ela pode combinar saia e blusa? Desenhe e faça os cálculos para descobrir.
QUESTÃO 7
Use o raciocínio mental para resolver rapidamente: se 130 – 70 = 60, qual o resultado de 130 – 69?
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais: Propriedades da adição; Propriedades da multiplicação; Características da subtração; Características da divisão |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF04MA04-C) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo e cálculo mental. |
Descritor(es): | D18: Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais. D20: Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 30, abr. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 30, abr. 2025. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022. |