Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Aventuras da Turminha das Medidas
Era uma vez uma turma muito curiosa: João, Bia, Léo e Ana. Eles adoravam brincar de cientistas e estavam sempre explorando o mundo ao seu redor. Um dia, a professora os desafiou:
— Vocês conseguem descobrir quanto pesa uma melancia, quantos copos de água cabem numa jarra ou qual o tamanho da corda que dá a volta no parquinho?
Com os olhos brilhando de empolgação, a turminha saiu em busca de respostas!
Medindo com o que temos!
Primeiro, usaram colheres, copos e xícaras. Mediram quantos copos de suco cabiam numa jarra e quantas colheres de arroz enchiam uma tigela. Perceberam que cada um fazia de um jeito e que o resultado mudava!
Então a professora explicou:
— Quando queremos que todo mundo entenda o quanto tem de algo, usamos medidas padronizadas, como litro (L), mililitro (mL), grama (g) e quilograma (kg).
Ela também ensinou que:
1 litro = 1000 mililitros
1 quilograma = 1000 gramas
Depois disso, a turma aprendeu a usar balanças, copos medidores e réguas para estimar, comparar e medir. Mediram o perímetro do parquinho (a volta todinha!) e pesaram frutas na feira. Eles viram que medir está em tudo: na receita do bolo, nas embalagens de suco, na hora de comprar frutas e até ao encher a garrafinha de água! Agora, toda vez que usam uma balança ou veem uma caixa de leite, eles sorriem e lembram que fazem parte da Turminha das Medidas!
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Quando queremos saber o peso de uma melancia, usamos a unidade de medida chamada

A) litro.
B) metro.
C) quilograma.
D) mililitro.
QUESTÃO 2
Para medir a quantidade de suco dentro de uma jarra, podemos usar
A) metro.
B) litro ou mililitro.
C) quilograma.
D) grama.
QUESTÃO 3
Ligue cada item à unidade de medida mais adequada – Ah, cuidado com a pegadinha:

QUESTÃO 4
Júlia quer fazer um suco de uva e usará 1 litro de água. Depois, ela adicionará mais 500 mililitros. Quantos mililitros de suco ela terá ao todo?
QUESTÃO 5
Complete as frases observando o banco de palavras:

a) A balança do mercado mede o ________ dos alimentos.

b) Quando utilizamos copos e colheres para medir, estamos usando
QUESTÃO 6
A vovó de Alice fará biscoitos e precisa medir 1 quilograma de farinha. Mas a balança dela só marca em gramas. Quantos gramas ela deve colocar para ter 1 quilograma?

QUESTÃO 7
Léo deseja encher uma garrafinha com capacidade de 1 litro, utilizando um copo que comporta 250 mililitros de água.
Quantos copos cheios são necessários para encher totalmente a garrafinha?
Circule a imagem que representa a quantidade correta de copos.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Medidas de comprimento, massa e capacidade: estimativas, utilização de instrumentos de medida e de unidades de medida convencionais mais usuais. |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF04MA20-A) Estimar comprimentos, incluindo perímetros, massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais. MATRIZ DE HABILIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – PREFEITURA DE GOIÂNIA: (EF02MA17-A) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medidas não padronizadas, como copos, colheres, xícaras ou padronizadas, como litro, mililitro, grama e quilograma, relacionando litro e mililitro (1l equivale a 1000 mL) e grama e o quilograma (1 kg equivale a 1000 g) em contextos diversos: receitas, capacidade das embalagens, balanças para medir massa de objetos, para analisar o uso de balanças digitais em mercados, medidas de massa e capacidade no cotidiano das pessoas. |
Referências: | CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 11, abr. 2025. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022. |