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Matemática – Equilíbrio da Igualdade

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Figura 1 – Elaborada no Canva (2025).

Equilíbrio da Igualdade

Você já viu uma balança? Ela só fica equilibrada quando os dois lados têm o mesmo peso, certo?

Na matemática também é assim! Quando temos uma igualdade, significa que os dois lados são iguais, estão em equilíbrio.

Por exemplo: 6 = 6

Isso é uma igualdade verdadeira, porque 6 é igual a 6.

Agora, imagine que você quer mudar esse número. Será que dá pra mexer e ainda manter a igualdade verdadeira?

A resposta é sim! Mas tem uma regra muito importante:

Podemos somar ou subtrair o mesmo número dos dois lados da igualdade.

Isso quer dizer que se eu somar 3 dos dois lados, vai continuar tudo certo! Veja:

6 = 6

6 + 3 = 6 + 3

9 = 9

Ou se eu quiser tirar (subtrair) 2:

6 – 2 = 6 – 2

4 = 4

Essa é uma propriedade da igualdade. Ela ajuda muito em várias situações, como resolver problemas, jogos de lógica ou até equações com incógnitas.

Vamos ver mais um exemplo:

10 + 2 = 12

Se somarmos 5 dos dois lados:

10 + 2 + 5 = 12 + 5

17 = 17

Se subtrairmos 3 dos dois lados:

10 + 2 – 3 = 12 – 3

9 = 9

Agora imagine que você e um amigo têm a mesma quantidade de figurinhas, 15. Se vocês dois ganharem 4 figurinhas, ainda estarão empatados?

Sim! Porque ganharam a mesma quantidade. Isso mantém a igualdade.

O importante é lembrar:

  • Se somar ou subtrair o mesmo número dos dois lados da igualdade, o valor continua igual!
  • Se fizer diferente em cada lado, a igualdade se quebra!

Essa ideia ajuda a entender melhor os números e também nos ensina sobre justiça e equilíbrio, como na vida real. Que tal treinar um pouco?

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Em produção.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Para que uma igualdade continue verdadeira ao somarmos um número em ambos os lados, é necessário que

(A) o número somado seja maior do que os dois termos.

(B) o número somado seja diferente em cada lado.

(C) o mesmo número seja somado nos dois lados da igualdade.

(D) o lado direito receba o dobro do número do lado esquerdo.

QUESTÃO 2

Quando subtraímos o mesmo número dos dois lados de uma igualdade,

(A) a igualdade se transforma em multiplicação.

(B) o resultado muda completamente e perde o equilíbrio.

(C) a igualdade permanece verdadeira.

(D) apenas o lado esquerdo continua correto.

QUESTÃO 3

Crie duas igualdades diferentes e depois some o número 3 dos dois lados. A igualdade continua verdadeira?

QUESTÃO 4

Marque V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Se somarmos o mesmo número nos dois lados da igualdade, ela continua verdadeira.

( ) Se subtrairmos de um lado só, a igualdade continua.

( ) Igualdade é quando os dois lados têm o mesmo valor.

QUESTÃO 5

Complete com o número que falta para manter a igualdade verdadeira:

a) 6 + 4 = ___ + 4

b) 9 = ___ – 2

c) 5 + 3 = ___ + 3

d) 12 – 5 = ___ – 5

e) 15 = ___ + 2

QUESTÃO 6

João e Pedro tinham a mesma quantidade de figurinhas: 18 cada um.

No recreio, os dois deram 5 figurinhas para um colega da sala.

Depois disso, quantas figurinhas cada um ficou?

A igualdade entre eles se manteve?

Explique usando a igualdade matemática.


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Propriedades da Igualdade
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai, um mesmo número a cada um desses termos
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 07, ago. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 07, ago. 2025.  

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024].

Documento interno.   GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.