Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Equilíbrio da Igualdade
Você já viu uma balança? Ela só fica equilibrada quando os dois lados têm o mesmo peso, certo?
Na matemática também é assim! Quando temos uma igualdade, significa que os dois lados são iguais, estão em equilíbrio.
Por exemplo: 6 = 6
Isso é uma igualdade verdadeira, porque 6 é igual a 6.
Agora, imagine que você quer mudar esse número. Será que dá pra mexer e ainda manter a igualdade verdadeira?
A resposta é sim! Mas tem uma regra muito importante:
Podemos somar ou subtrair o mesmo número dos dois lados da igualdade.
Isso quer dizer que se eu somar 3 dos dois lados, vai continuar tudo certo! Veja:
6 = 6
6 + 3 = 6 + 3
9 = 9
Ou se eu quiser tirar (subtrair) 2:
6 – 2 = 6 – 2
4 = 4
Essa é uma propriedade da igualdade. Ela ajuda muito em várias situações, como resolver problemas, jogos de lógica ou até equações com incógnitas.
Vamos ver mais um exemplo:
10 + 2 = 12
Se somarmos 5 dos dois lados:
10 + 2 + 5 = 12 + 5
17 = 17
Se subtrairmos 3 dos dois lados:
10 + 2 – 3 = 12 – 3
9 = 9
Agora imagine que você e um amigo têm a mesma quantidade de figurinhas, 15. Se vocês dois ganharem 4 figurinhas, ainda estarão empatados?
Sim! Porque ganharam a mesma quantidade. Isso mantém a igualdade.
O importante é lembrar:
- Se somar ou subtrair o mesmo número dos dois lados da igualdade, o valor continua igual!
- Se fizer diferente em cada lado, a igualdade se quebra!
Essa ideia ajuda a entender melhor os números e também nos ensina sobre justiça e equilíbrio, como na vida real. Que tal treinar um pouco?
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RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Para que uma igualdade continue verdadeira ao somarmos um número em ambos os lados, é necessário que
(A) o número somado seja maior do que os dois termos.
(B) o número somado seja diferente em cada lado.
(C) o mesmo número seja somado nos dois lados da igualdade.
(D) o lado direito receba o dobro do número do lado esquerdo.
QUESTÃO 2
Quando subtraímos o mesmo número dos dois lados de uma igualdade,
(A) a igualdade se transforma em multiplicação.
(B) o resultado muda completamente e perde o equilíbrio.
(C) a igualdade permanece verdadeira.
(D) apenas o lado esquerdo continua correto.
QUESTÃO 3
Crie duas igualdades diferentes e depois some o número 3 dos dois lados. A igualdade continua verdadeira?
QUESTÃO 4
Marque V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Se somarmos o mesmo número nos dois lados da igualdade, ela continua verdadeira.
( ) Se subtrairmos de um lado só, a igualdade continua.
( ) Igualdade é quando os dois lados têm o mesmo valor.
QUESTÃO 5
Complete com o número que falta para manter a igualdade verdadeira:
a) 6 + 4 = ___ + 4
b) 9 = ___ – 2
c) 5 + 3 = ___ + 3
d) 12 – 5 = ___ – 5
e) 15 = ___ + 2
QUESTÃO 6
João e Pedro tinham a mesma quantidade de figurinhas: 18 cada um.
No recreio, os dois deram 5 figurinhas para um colega da sala.
Depois disso, quantas figurinhas cada um ficou?
A igualdade entre eles se manteve?
Explique usando a igualdade matemática.
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Propriedades da Igualdade |
Descritor(es) SAEB: | — |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai, um mesmo número a cada um desses termos |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 07, ago. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 07, ago. 2025. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022. |