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Matemática – Equações de 1° grau

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.


Disponível em: <Procurar Matemática X – Foto gratuita no Pixabay – Pixabay> último acesso em 30 de junho de 2023.

As equações do 1º grau, também conhecidas como equações lineares, são um dos primeiros conceitos apresentados no estudo da matemática. Essas equações desempenham um papel importante em várias áreas, desde a resolução de problemas cotidianos até aplicações avançadas em ciências e engenharia. Vamos explorar o que são equações do 1º grau, suas características e como resolvê-las.

As equações do 1° grau com uma incógnita têm uma forma geral representada por ax + b = 0. Aqui, a e b são números inteiros conhecidos como coeficientes, e x é a variável que queremos encontrar. Devemos ressaltar ainda que o coeficiente a não pode ser zero.

Exemplos:

  • 2x + 3 = 7
  • 5y – 8 = 12
  • 4a + 6 = 22
  • 3b – 5 = 10

O objetivo ao resolver uma equação do 1º grau é encontrar o valor numérico de x que a torne verdadeira. Para isso, seguimos alguns passos simples.

Vamos usar como exemplo a seguinte equação:

3x + 5 = 14

Passo 1: Identifique a variável

Essa equação possui a variável x. O objetivo é encontrar o valor de x que torna a equação verdadeira.

Passo 2: Isolando a variável

Vamos isolar a variável x em um dos lados da equação. Para isso, vamos mover os termos sem x para o outro lado da igualdade.

Na equação 3x + 5 = 14, temos o termo 5 do lado esquerdo que não contém x. Vamos passá-lo para o lado direito usando a operação inversa:

3x = 14 – 5

Passo 3: Simplificando

Vamos realizar a operação de subtração do lado direito:

3x = 9

Passo 4: Isolando x

Agora, queremos isolar x dividindo ambos os lados da equação por 3, já que 3 é o coeficiente que acompanha x.

x = 9 / 3

Passo 5: Resolvendo a operação

Vamos efetuar a divisão:

x = 3

Passo 6: Verificando a resposta

Para verificar se a solução está correta, substitua o valor encontrado para x na equação original e veja se ambos os lados são iguais:

3.(3) + 5 = 14

9 + 5 = 14

14 = 14

Como ambos os lados da equação são iguais (14 = 14), confirmamos que x = 3 é a solução correta.

Esses são os passos básicos para resolver uma equação do 1º grau. Lembre-se de sempre simplificar a equação, isolar a variável, e resolver a operação matemática necessária para encontrar o valor da variável desconhecida.

Em alguns casos, pode haver a possibilidade de equações sem solução ou com infinitas soluções, mas esses casos são tratados de forma específica. Com prática e dedicação, você se tornará um especialista na resolução de equações do 1º grau!

Agora que você estudou sobre as equações do 1° grau , que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?


QUESTÃO 1

A soma das idades de Joana e de sua irmã Maria é 23 anos. Se a idade de Maria é 15 anos, qual é a idade de Joana?

(A) 5

(B) 7

(C) 8

(D) 10

QUESTÃO 2

Qual das equações abaixo melhor representa a seguinte situação: “Uma pessoa comprou algumas canetas por R$ 5,00 cada e gastou um total de R$ 35,00. Quantas canetas ela comprou?”

(A) 35x + 5 = 0

(B) 5x + 35 = 0

(C) 35x – 5 = 0

(D) 5x = 35

QUESTÃO 3

Pedro deseja comprar um presente que custa R$ 80,00. Ele já tem R$ 30,00 e decidiu economizar R$ 10,00 por semana até comprar o presente. Quantas semanas ele precisará economizar para ter o valor necessário?

QUESTÃO 4

As idades de três irmãos somadas totalizam 36 anos. O mais novo tem a metade da idade do irmão do meio, e o mais velho tem 4 anos a mais que o irmão do meio. Qual é a idade de cada irmão?

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF07MA18-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, como determinar qual a quantidade de produtos deve ser produzida para se obter determinado lucro ou receita, determinar qual a quantidade de quilômetros deve ser percorridos por um táxi para corresponder a um determinado valor de corrida.
(EF07MA18-B) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade, em situações diversas
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 1° Bimestre; Goiânia, 2023. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2023.